terça-feira, 12 de novembro de 2019

Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí apresenta-se no Teatro Procópio Ferreira

Concerto reúne clássicos caipiras e modas de viola nesta quinta-feira, dia 14, às 20 horas, com entrada gratuita

Divulgação

O palco do Teatro Procópio Ferreira recebe nesta quinta-feira, dia 14, às 20 horas, o Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí. O concerto reúne clássicos caipiras e modas de viola que conquistam o público de várias gerações. A entrada é gratuita e os ingressos já podem ser retirados.

O coordenador do Grupo, Zeca Collares, conta que o show terá canções bem conhecidas do público, como “Cabecinha no Ombro” (Paulo Borges), “Trem do Pantanal” (Geraldo Roca), “Vaca Estrela e boi Fubá” (Patativa do Assaré) e “Amanheceu, peguei a viola” (Renato Teixeira). O repertório também traz “Pot-pourri de pagodes” (Tião Carreiro), “Poeira” (Serafim Colombo Gomes), “Caminheiro” (Jack), “Moda de Viola” (Dino Franco), “Triste Berrante” (Adauto Santos), “Amora” (Renato Teixeira), “Beira Mar” (tradicional) e “Arrumação” (Elomar Figueira de Melo).

O Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí foi criado no início de 2018, pouco tempo depois da inclusão do curso de Viola Caipira na grade de habilitações oferecidas pela tradicional escola de música tatuiana. Além da viola, o grupo reúne alunos de outros cursos mantidos pelo Conservatório, como Percussão, Violão, Cordas e Canto Popular. De acordo com o coordenador e professor Zeca Collares, o principal objetivo do Grupo de Música Raiz é promover a difusão da tradição caipira, resgatando canções populares da “Música Brasileira de Raiz”. 

Apesar de ter uma formação tão recente, o grupo já conquistou um bom público e acumula apresentações importantes, como a abertura do Fórum Regional de Pontos de Cultura, promovido pelo Governo de São Paulo, algumas edições do Projeto Música na Praça, o Encontro de Música Raiz e concertos em algumas cidades da região. 

O coordenador Zeca Collares, é compositor, instrumentista de viola caipira, pesquisador da cultura popular brasileira e bacharel em Cinema pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp). Iniciou seu ofício de violeiro nas rodas de Folia de Reis na região de Grão Mogol-MG, onde nasceu. Em 1984, fez parceria com o folclorista, compositor e cantor Dino Lopes, ponto de partida para sua carreira musical. Estudou MPB no Tema Centro Musical de Marília-SP com o professor Paulo Estêvão – o “Tevão” - na década de 1990. É um dos fundadores do grupo Mucunã de música regional brasileira. Soma mais de 20 anos de carreira e oito CDs lançados dentro do universo da viola caipira. Além de coordenar o Grupo de Música Raiz, é professor do curso de Viola Caipira do Conservatório de Tatuí.

Bilheteria – A bilheteria do Teatro Procópio Ferreira funciona de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 e das 19h às 21h; sábados e domingos, das 15h às 21h; ou uma hora antes de cada evento.

SERVIÇO
Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí
Zeca Collares, coordenação
Data: 14 de novembro, quinta-feira
Horário: 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário