sábado, 25 de agosto de 2018

Rally dos Sertões: Líderes na Over 45 (UTVs) Edu Piano/Solon Mendes seguem para final como favoritos

Rodrigo Luppi/Fausto Dallape e Augusto Montani/Gabriel Dall Agnol prontos para e última etapa de 656 km (200 Especial) que chega, neste sábado no final do dia, à capital cearense

Parceria de sucesso e títulos entre o paulista e o cearense (Vinícius Ferraz/Fotop) 

A 26ª edição do Rally dos Sertões está chegando ao final. Neste sábado, 25, a competição termina na Praia de Iracema, na capital cearense. Alguns veículos ficaram pelo caminho mas outros são favoritos ao título, como Edu Piano (Tatuí/SP) e Solon Mendes (Fortaleza/CE) #207, líderes na Over 45 nos UTVs (Can-Am Maverick X3). A dupla da Território Motorsport está, ainda, em 4º na geral no acumulado e tem uma vantagem de 32m02s em relação a Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin.

Na penúltima etapa (24), entre São Raimundo Nonato (PI) e Juazeiro do Norte (CE), a dupla hexacampeã do Rally dos Sertões terminou em 3º na categoria e em 9º na geral (3h00m39s). “Viemos tranquilos, sem arriscar a nossa liderança na categoria. E para essa última etapa, a estratégia será a mesma, ir numa tocada segura e manter a nossa posição”, diz Piano, 49 anos, 23 participações consecutivas na competição e sete vezes campeão (um na geral dos Carros e seis nos Caminhões).

Já o único cearense com seis títulos na prova dá mais detalhes sobre o dia: “Especial bastante seca, com riacho seco, muita curva e pedra. Precisava de atenção máxima na navegação para não vacilar e comprometer a prova toda. Fomos bem conservadores”, diz Mendes, 54 anos dos quais 22 na competição. O navegador está com expectativa dobrada para esse último dia, sobretudo porque chegará em sua terra, Fortaleza: “A expectativa é a melhor possível. Vou chegar em casa, rever a família e descansar. Se possível, levar o gosto da vitória.”

Firmes e fortes também está a dupla Rodrigo Luppi (Vinhedo/SP) e Fausto Dallape (Atibaia/SP) #232 que chegou em 13º na Pró Turbo e 17º na geral (3h08m14s). Mas enfrentaram desafios: “Tivemos um problema na largada, que nos atrasou uns 10 minutos. Depois estourou uma correia. Mas o UTV acabou chegando bem”, explica Dallape. “Para a última Especial esperamos terminar e conseguir a melhor posição possível. Mas, acima de tudo, acelerar e se divertir porque viemos para treinar e fazer ajustes no novo UTV”, conclui o navegador, referindo-se a estreia do novo Can-Am Maverick X3 na prova.

Com a garra de estreantes que sonhavam com o Rally dos Sertões, o piloto Augusto Montani (Luís Eduardo Magalhães/BA) e seu navegador Gabriel Dall Agnol (Palmas/TO), a bordo do CAN-AM Maverick X3 (#236), desbravaram as estradas por quatro estados do país com bravura, nessas seis etapas. “A Especial foi rápida e boa. Deu para andar bem e ganhar posições”, afirma Montani. A dupla chegou na penúltima etapa em 14º na Pró Turbo e em 19º na geral (3h00min59). No acumulado está em 9º na categoria e 14º na geral. “Vamos tentar fazer mais algumas ultrapassagens neste último dia e levar o UTV intacto, com cautela até a rampa de chegada em Fortaleza. Porque cada minutinho, agora, está valendo ouro”, conclui o piloto.

A 7ª e última etapa terá 656 quilômetros, sendo 200 de Especial, que começa com um trecho de trial bem sinuoso e estreito, com muitas pedras, onde qualquer erro pode custar caro. O caminho segue sinuoso, alternando trechos de média e baixa velocidade para cruzar o sertão central. O percurso terá muitas barragens estreitas, rios secos e a Especial continua dura até o final. Com os equipamentos exigidos ao extremo.

Com sede em Tatuí (SP), a Território Motorsport é uma das equipes mais tradicionais no grid do Rally dos Sertões e é chefiada por Piano. Durante 12 temporadas (até 2014) a equipe representou o time oficial da Ford Caminhões na competição e conquistou oito títulos. E também, entre 2011 e 2014, foi a equipe oficial da Troller quando sagrou-se bicampeã da prova na Production T2. A partir de 2016, Piano passou a competir e a preparar UTVs. 

A equipe Território Motorsport tem o patrocínio da Casa Domingues de Pianos, Minuano Petróleo, VQV, Best Fuel e apoio da MotoBuy. 

Classificação UTVs - categoria Over 45 (após seis etapas)
Cinco primeiros
1º # 207 - Edu Piano/Solon Mendes – 25h23min06
2º # 227 - Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin – 25h55m08s
3º # 215 - Cristiano Batista/Robledo Nicoletti – 25h58m28s
4º # 223 - Alan Cestari/Weidner Moreira – 26h53m28s
5º #222 - Helena Deyama/Josi Koerich –27h27m58s

Roteiro 26ª edição Rally dos Sertões (19 a 25/8)

Sábado (25/08)
7ª Etapa: Juazeiro do Norte (CE) – Fortaleza (CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário