Nosso Jornal Online

Tatuí, 


quinta-feira, 30 de agosto de 2018

motocross / Em casa, Daniel Caputo vence MX1 e amplia liderança no campeonato da MX Gold com a segunda posição

Luís Saron liderou dobradinha dos pilotos da cidade na bateria principal

Largada da categoria MX3

Redação MotoX.com.br, com edição do DT - Texto e fotos: Luiz C. Garcia

Tatuí recebeu nos dias 25 e 26 de agosto a quinta etapa do Paulista de Motocross MX1 MX2, campeonato organizado pelo Vitória Moto Clube e Cross Sport com supervisão da FMESP (Federação de Motociclismo do Estado de São Paulo). Bastante disputado, o evento consagrou vencedores diferentes em na grande maioria de suas 14 categorias. A exceção foi o veterano Cristiano Lopes que faturou duas baterias, das classes MX3 e MX4. Os pilotos da casa também se destacaram conquistando o primeiro lugar nas duas principais baterias: Daniel Caputo venceu a MX1 e Luiz Saron a MX Gold. Apesar do Sol, o vento gelado foi predominante o tempo todo, mas isso não desanimou o bom público que compareceu ao lendário Motódromo Altair Passerani Filho para conferir as corridas.

Daniel Caputo

Na MX1, Daniel Caputo largou bem assumindo a ponta e, com o caminho livre, tratou de abrir diferença do pelotão formado por João Vitor Cardeli, Rodrigo Guimarães, Luis Saron e Cristiano Lopes. Sentindo a pressão de Cristiano, Saron partiu com tudo para cima de quem estava na frente e logo subiu ao segundo posto. Com a pista mais limpa ele começou a descontar a confortável vantagem que Caputo havia conquistado no início. O final da prova foi eletrizante com Saron chegando bem próximo de Caputo que ainda garantiu a vitória. João Vitor Cardeli conseguiu segurar Cristiano Lopes na disputa pelo terceiro lugar e Rodrigo Guimarães ficou em quinto.

Correndo logo na bateria seguinte, Cristiano Lopes assegurou o primeiro lugar já no comecinho da MX4 e a partir daí ditou o ritmo seguindo tranquilo na frente até a bandeira quadriculada. Heriko Gonçalves ficou em segundo com boa distancia para o terceiro colocado Maninho Oliveira que por sua vez teve que lutar muito para ficar na frente de Rafael Arruda. Reginaldo Silva teve vida mais sossegada na quinta colocação.

Luiz Guilherme Vieira Martins

O dia começou com a categoria Intermediária. E a bateria já marcou a primeira vitória de um piloto tatuiano. Luiz Guilherme Martins, após muita disputa no começo da prova com Leonardo Gaudenzi, conseguiu segurar a liderança até a bandeirada. Rodrigo Souto fez uma corrida consistente e ficou com o terceiro lugar. Murilo Frasnelli teve trabalho para sair do meio do pelotão para o quarto lugar e Diego Oliveira completou o pódio. 

Pedro Tavernaro viu a oportunidade de vencer a categoria MX2 em uma mudança de traçado de Leonardo Souza, até então líder da bateria. Leonardo ditava o ritmo da corrida com Tavernaro em segundo quando resolveu experimentar uma linha diferente da que vinha fazendo, mas foi aí que o rival encontrou a chance de assumir a liderança e vencer. Heriko Gonçalves acompanhou tudo perto na terceira posição. Já Vitor Paiotti suou para superar Pedro Delaroli e ficar com o quarto lugar da prova.

As baterias para motos nacionais foram das mais disputadas, a começar pela MXN onde Gabriel do Santos só conseguiu confirmar a primeira posição no finalzinho. Após muita insistência ele superou Marcelo "Buri" que liderava após uma belíssima manobra no começo da prova, mas acabou em segundo. Murilo Frasnelli terminou em terceiro apertando os ponteiros e Lucas Manenti em quarto à frente de Thallys Bueno.

Murilo Frasnelli também não teve dificuldades em vencer a bateria da categoria Junior deixando Rafaela Camargo em segundo e Davi Silva em terceiro. Mesmo sofrendo uma queda no começo da prova, Leonardo Lima venceu a bateria da 65cc com Felipe "Burizinho" Moraes em segundo. Matheus Godoy foi o vencedor da 50cc e Marcos Neto foi o segundo.

Após a manutenção da pista foi a vez foi dos pilotos mais experientes acelerarem na bateria que reuniu as categorias MX5 e MX6. A prova foi marcado por muitas disputas e após a separação de resultado a classificação ficou assim: Júlio Maimone foi o vencedor da categoria MX6 e Luiz Moura, correndo de moto emprestada, foi o segundo. Alceu Camargo andou tranquilo em terceiro e João Cardeli em quarto. Pela MX5, Hermínio "Maninho" Oliveira venceu e Reinaldo "Piu" Pinheiro completou no segundo posto seguido por Markinho Loureiro. Sérgio Oliveira e Dayan Mori fecharam o pódio da categoria.

Luís Saron vendeu caro a vitória na bateria da MX3. Largando na ponta, o tatuiano aproveitou o fator casa para dar trabalho para Cristiano Lopes. Mas, faltando duas volta para o final, o piloto de Jundiaí conseguiu superar Saron para vencer pela segunda vez no evento. João Vitor Cardeli terminou em terceiro com uma pequena vantagem em relação a Rodrigo Guimarães. Hermínio "Maninho" Oliveira foi o quinto colocado. 

Uma das baterias mais disputadas do dia com certeza foi a da MXN Gold, a principal categoria para motos nacionais. Três pilotos brigaram com unhas e dentes pela liderança e, após muitas trocas de posições, Pedro "Paraná" Dias assumiu a ponta na ultima volta deixando Gabriel dos Santos em segundo. Marcelo "Buri" foi o terceiro, colado nos ponteiros. Em corrida de recuperação, Murilo Frasnelli ficou com o quarto lugar após uma intensa disputa com Lucas Manenti que ficou com o quinto posto.

As duas primeiras posições da MXN2 foram decididas logo no começo da prova com Guilherme Poles vencendo a bateria e Luan Melgarejo no segundo lugar. Já pelas posições seguintes a disputa foi mais equilibrada com Matheus Góes no terceiro lugar, Paulo Oliveira no quarto e Matheus Vieira no quinto. 

Luís Saron

A última bateria do dia foi marcada pela excelente disputa entre Daniel Caputo, que largou na frente, e Luís Saron, ambos atletas locais. Saron imprimiu um ritmo muito forte, chegou o líder e, após algumas tentativas, assumiu a ponta. Caputo tentou recuperar a posição, mas Saron se mostrou seguro e terminou o dia com uma vitória. "Fico feliz com meu desempenho, após estar parado há um tempo devido a uma cirurgia no ombro. Agora é me preparar para as próximas", disse Saron. Já Caputo alcançou seu objetivo de se distanciar ainda mais na pontuação do campeonato mantendo a liderança da temporada. 

João Vitor Cardeli completou o domínio dos pilotos de Tatuí no terceiro lugar com certa vantagem sobre Rodrigo Guimarães que sofreu um pouco de pressão no começo da prova, mas ainda acabou em quarto. Leonardo Souza, mostrando ótimo ritmo, ficou com o quinto lugar.

Para o presidente da FMESP, João Cardeli, a prova de Tatuí foi um sucesso. "Tivemos um ótimo público apesar do dia frio e muita adrenalina dentro da pista, sem nenhum problema grave", afirmou o dirigente que agradeceu o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude que foi fundamental para viabilizar o evento. A próxima etapa, segundo Cardeli, deverá acontecer na cidade de Buri, mas a data ainda não foi definida. Ele salientou que a final do campeonato será em novembro, em Cesário Lange.


O Campeonato Paulista de Motocross MX1 MX2 é uma realização do Vitória Moto Clube e Cross Sport com supervisão da FMESP e conta com patrocínio de: Comércio de Alimentos Hortifruti Ortega (15) 99768-3273; Comércio e produção de uvas finas Segato (15) 99700-0300 ou (15) 3262-9108; Farmácia Avallone 3, especializada em suplementos (15) 99636 8868; Moura Motos compra e venda de motos de competição (14) 99615-1515 e Açaí da Dri.

Resultados

MX1
1 19 Daniel Caputo Via Maimone, K21Graphics, Crossdit Tatuí, Toro
2 99 Luís Saron Via Maimone Racing,99 Motos,K 21,Tatu
3 149 João Vitor Cardeli Via Maimone, K 21 Graphics, Farmácia Avallone 3
4 26 Cristiano Lopes IMS Racing
5 31 Rodrigo Yamamura Guimarães 31 Motosport
6 38 Rafael Arruda Mega Veículos
7 25 Neto Ortega Via Maimone
8 89 Eduardo Balan 
9 44 Rodrigo Segato Via Maimone

MX2
1 521 Pedro de Souza Tavernaro K21 Graphics, Cerâmica Argitécnica, Zenni Shool
2 122 Leonardo G.G. de Souza Mini Money, MotoMania
3 2 Heriko Gonçalves Petit Motos, IMSRacing, Auto Brite, NFS Racing
4 119 Vitor Paiotti 
5 92 Pedro Delaroli Neto 
6 215 André Luiz "Banana" Mota Banana Fil, AutoElétrica Gordo
7 33 Stanley Feltrin 
8 999 André Paschoal da Silva MX Boituva, Ari Motos
9 91 Frederico da Silva Oliveira 
10 568 Alceu A. Camargo Treme Terra

MX3
1 26 Cristiano Lopes IMS Racing
2 99 Luís Saron Via Maimone Racing,99 Motos, K 21, Tatu
3 149 João Vitor Cardeli Via Maimone, K 21 Graghics, Farmácia Avallone 3
4 31 Rodrigo Yamamura Guimarães 31 Motosport
5 747 Hermínio "Maninho" 
6 215 André "Banana" Luiz Mota Banana Film, AutoElétrica Gordo
7 119 Vitor Paiotti 
8 92 Pedro Delaroli Neto 
9 89 Reginaldo Jesus F. Silva 100% Jesus
10 25 Rafael Arruda Mega Veículos

MX4
1 26 Cristiano Lopes IMS Racing
2 2 Heriko Gonçalves Petit Motos, IMSRacing, Auto Brite, NFS Racing
3 747 Hermínio "Maninho" Oliveira Maninho Couros
4 25 Rafael Arruda Mega Veículos
5 89 Reginaldo Jesus F. Silva 100% Jesus
6 515 Edson "Tatu" Costa Motosul, Mais Motos
7 60 Eduardo Balan 
8 76 Hugo Lopes Godoy 
9 199 Dayan Lopes Mori 

MX5
1 747 Hermínio "Maninho"Oliveira Maninho Couros
2 2 Reinaldo "Piu" Pinheiro 
3 14 Markinho Loureiro Danone, Irmãos Loureiro
4 14 Sérgio Faria de Oliveira 
5 199 Dayan Lopes Mori 
6 90 Irineu "Cobra"Manoel 
7 157 Sandro P. Silva Sancar
8 36 Carlos Eduardo Scagrione Sancar

MX6
1 53 Júlio Maimone 
2 60 Luiz Antonio Moura Moura Motos
3 568 Alceu A. Camargo Treme Terra
4 27 João Cardeli FMESP, VMC - CrossSport

Intermediária
1 3 Luiz Guilherme Vieira Martins 
2 122 Leonardo Barros Gaudenzi Léo Motos, Mini Money
3 194 Rodrigo Araújo Souto Mais Motos
4 222 Murilo Frasnelli First Racing
5 414 Diego Oliveira 
6 90 Irineu"Cobra" Manoel 
7 122 Fabiano Souza Azevedo Julianinho MotoPeças, JC
8 15 Anderson W. Marcondes 
9 14 João Lara 
10 293 José Lucas da Silva Soares 

MX Gold
1 99 Luís Saron Via Maimone Racing,99 Motos, K 21, Tatu
2 19 Daniel Caputo Via Maimone, K 21Graphics, Crossfit Tatuí, Toro
3 149 João Vitor Cardeli Via Maimone, K 21Graphics, Farmácia Avallone 3
4 31 Rodrigo Yamamura Guimarães 31 Motosport
5 122 Leonardo G.G. de Souza Mini Money, MotoMania
6 91 Divanei Andrade Silva Los Verdureros
7 999 Frederico da Silva Oliveira 
8 38 Neto Ortega Via Maimone
9 521 Pedro de Souza Tavernaro K 21 Graphics,Cerâmica Argitecnica, Zenni Shool
10 2 Heriko Gonçalves Petit Motos, IMSRacing, Auto Brite, NFS Racing

MXN
1 26 Gabriel dos Santos 31 Motosport, JrMotos
2 37 Marcelo "Buri" Moraes Moura Motos, 37Florestal
3 222 Murilo Frasnelli First Racing
4 12 Lucas Manenti MV Artes, GarageMotos
5 83 Thallys C.Bueno Zika Motos
6 891 Evandro "Dinho" Beline Batista ASPEM, JC Motos,Nice Trip
7 133 Anderson W. Marcondes 
8 282 Alexandre "Guina" A. Roveni 
9 507 Luiz Carlos P. Junior Carlinhos Hidráulica
10 18 Elfren Roberto Goes Jr 

MXN2
1 67 Guilherme Poles Poles Center Car
2 134 Luan Melgarejo 
3 70 Matheus Goes ASPEM, Via PlsAgricola
4 786 Paulo Roberto Oliveira Jimenez,Jamelão AutoPeças,Parada Espetinho
5 94 Matheus Goes Vieira ASPEM
6 91 Micael Oliveira Alves ASPM, JC Racing
7 264 Marcelo Antonio F. Dias Julianinho Moto Peças
8 118 Lucas da Costa Demario 
9 133 José 
10 157 Sandro P. Silva Sancar

MXN Gold
1 3 Pedro "Paraná" Sampaio Dias 
2 26 Gabriel dos Santos 31 Motosport, JRMotos
3 37 Marcelo "Buri" Moraes Moura Motos, 37Florestal
4 222 Murilo Frasnelli First Racing
5 12 Lucas Manenti MV Artes, GarageMotos
6 891 Evandro "Dinho" Beline Batista ASPEM, JC Motos,Nice Trip
7 83 Thallys C. Bueno Zika Motos
8 444 Eduardo Chuaste Junior Beagger Racing Team
9 282 Alexandre "Guina" A. Roventini 

Junior
1 222 Murilo Frasnelli First Racing
2 133 Rafaela Bertin Camargo 
3 156 Davi Henrique de Oliveira Silva Sancar

65cc
1 5 Leonardo Corte Lima 
2 337 Felipe "Burizinho" Moraes 

50cc
1 Matheus Godoy 
2 Marcos Antonio D. de O. Neto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário