domingo, 19 de agosto de 2018

Cordão dos Bichos Mirim passa por restauração e ganha novos bichos

Projeto pedagógico foi inspirado no tradicional Cordão dos Bichos


O Cordão dos Bichos Mirim, formado por alunos de 3 a 5 anos de idade, da Escola Municipal Joaquim da Silva Campos, do bairro Valinhos, passou por uma restauração neste ano, com a confecção de bichos novos, como lobo, urso panda, os bois Garantido e Caprichoso, pantera negra e hipopótamo, além de trazer os antigos bichos remodelados e com mais vida, somando 22 integrantes.

O trabalho de restauração e confecção dos novos bichos foi feito pelas monitoras Beatriz Rodrigues e Débora Maria Campos e pela mãe de aluno Luciana Rufino Carvalho, com o apoio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e com a coordenação da diretora da unidade escolar, professora Rita de Cássia Braz da Silva.

A diretora explica que, além das apresentações em eventos como o Desfile Cívico de Aniversário da Cidade e o Carnaval, e em escolas durante o período do Folclore, a cultura e a tradição tatuiana do Cordão dos Bichos é trabalhada rotineiramente com as crianças, desde o berçário até a pré-escola, por meio de conhecimentos e vivencias.

História - O projeto pedagógico do Cordão dos Bichos Mirim foi inspirado no Cordão Folclórico Tatuiense, o popular Cordão dos Bichos, e idealizado em agosto de 2010 pela professora Maria Elisa Machado e pela então diretora da escola Joaquim da Silva Campos, Ana Paula Andrade. Hoje, a continuidade está com a diretora atual, Rita de Cássia Braz da Silva, e equipe.

Para a confecção dos bichos são utilizados materiais reutilizáveis, como caixas de papelão, contribuindo assim com a causa ambiental. “Este trabalho explora a criatividade e a imaginação das crianças, propicia momentos de interação com as famílias e a comunidade, favorece a pesquisa e o conhecimento do folclore tatuiano. Essa é a marca do compromisso da Educação Infantil de manter viva a cultura tatuiana entre as crianças, ensinando-as a importância de conhecer e participar da história local”, ressalta a supervisora da Educação Infantil, Ângela Roarelli.

Desde o grande sucesso da primeira apresentação – em 03 de novembro de 2011, na Praça do Carroção - o Cordão dos Bichos Mirim não parou mais. Os pequenos artistas participaram em vários eventos, como o Congresso de Educação de Tatuí, o desfile de Carnaval e o grande encontro do Cordão Mirim com o Cordão dos Bichos de Tatuí, onde foi prestada uma justa homenagem ao presidente de honra Moacir Peixoto, entre outros eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário