sábado, 18 de agosto de 2018

Conheça o programa Futuro Cientista

'Futuro Cientista' oferece atividades de formação científica para alunos da rede municipal de ensino


Fruto de um convênio entre a Prefeitura de Tatuí e a UfsCar (Universidade Federal de São Carlos), campus Sorocaba, o Programa Futuro Cientista, que teve início no município em julho de 2017, vem auxiliando no desenvolvimento acadêmico e pessoal de alunos, com idades de 11 a 18 anos, do Ensino Fundamental e Médio da Rede Municipal de Ensino.

O programa acompanha os alunos participantes em sua caminhada estudantil até o ingresso na universidade. “Adotamos os alunos no Ensino Fundamental e seguimos com ele até a sua entrada no Ensino Superior, quando ele recebe o título de ‘Cientista Multiplicador’ e passa a auxiliar os alunos mais novos no Programa”, destaca a coordenadora do Programa "Futuro Cientista" em Tatuí, Andressa Ribeiro Leite. 

Durante todo o ano os alunos participam de atividades semanais, com duração de duas horas, realizadas pelo supervisor Nathan Penha, nas próprias escolas em que frequentam. Essas atividades são relacionadas a formação científica dos estudantes, tais como: Concurso de Redação, Maratona do Conhecimento e Concurso de Curtas-metragens. “As escolas se transformam em espaços interativos por meio da criação de clubes de ciências, grupos de alunos para estudos, experimentos e realização de projetos científicos”, explicou Andressa.

Todas as atividades são supervisionadas por profissionais do Programa “Futuro Cientista” e a aprendizagem científica é estimulada por meio da descoberta (observação e experiência) e criação (criatividade e imaginação), na multidisciplinaridade e interação entre os alunos. “O programa propõe que os jovens participem ativamente do próprio desenvolvimento, por meio de pesquisa em grupo, experimentação, estímulo à dúvida, busca por respostas e raciocínio crítico. O erro é encarado como parte importante desse processo, que serve de trampolim para a aprendizagem”, esclareceu o diretor do programa, Fábio de Lima Leite.

Neste ano, estão sendo auxiliados 80 alunos do Ensino Fundamental e 32 alunos do Ensino Médio de quatro escolas, nos seguintes dias e horários: Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (Nebam), todas as segundas-feiras das 10h às 12h; EMEF “Prof. Alan Alves de Araújo”, todas as terças-feiras das 9h30 às 11h30; EMEF “Profª. Ligia Vieira de Camargo Del Fiol”, todas as quartas-feiras das 14h às 16h; EMEF “Profª Maria Helena Machado”, todas as quintas-feiras das 13h às 15h. Já os alunos do Ensino Médio participam através de uma plataforma online. 

Segundo o diretor do programa, Fábio de Lima Leite, os alunos recebem um verdadeiro plano de vida, para que desenvolvam habilidades e competências, se tornando grandes pesquisadores. “Para isso, são realizadas diversas ações e atividades ao longo de cada ano, incentivando e direcionando os jovens em sua jornada rumo ao desenvolvimento acadêmico e pessoal”, conclui o diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário