sexta-feira, 6 de julho de 2018

Tatuí tem baixa procura pela vacina contra poliomielite, aponta Ministério da Saúde

Vigilância Epidemiológica de Tatuí rebate as informações

Por G1 Itapetininga e Região com edição do DT

06/07/2018 - Tatuí e Quadra não vacinaram nem metade do público alvo para poliomielite. Segundo o órgão, a procura pela vacina em Quadra foi de pouco mais de 23%. 

O Ministério da Saúde divulgou que mais de 300 municípios do país estão com baixa cobertura para a vacina da poliomielite, entre eles estão Tatuí e Quadra. Tatuí está entre as cidades do estado de São Paulo que estão em alerta devido à baixa procura pela vacina contra a poliomielite. Dados divulgados apontam que a vacinação atingiu pouco mais de 49% do público alvo na cidade, ou seja, criança menores de 5 anos de idade.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Tatuí rebate informações (Foto: Reprodução/TV TEM)

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Tatuí, Rosana Oliveira, rebate as informações. Segundo ela, a procura está normalizada e 85% da meta durante este ano já foi atingida, sendo apenas 10% abaixo do que é recomendado pelo Ministério da Saúde.

“Esses dados estão com dificuldades na atualização devido ao sistema que era utilizado. Hoje estamos com um novo sistema, agora com a mudança provavelmente isso será normalizado”, diz.

A vacina contra poliomielite, conhecida também como paralisia infantil, deve ser realizada desde cedo. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser imunizadas.

A vacinação ocorre gratuitamente de forma injetável aos 2, 4 e 6 meses de vida do bebê e pela gotinha, que deve ser realizada dos 15 meses até 4 anos de idade.

Rodrigo Trindade Lopes, morador de Tatuí, levou o filho para vacinar e já aproveitou para atualizar a vacina da poliomielite na carteira da criança.

"Tenho acompanhado as notícias e vejo a importância de estarmos protegendo nossos filhos, principalmente contra a poliomielite, e também precisamos dar as vacinas de reforço”, diz.

Sílvia Mariana Paiz também afirma que desde cedo se preocupa com a saúde de sua filha, hoje com 8 anos.

Em Tatuí, a vacina contra a poliomielite pode ser encontrada nas unidades de saúde do Rosa Garcia, Posto de Saúde Central, Vila Angélica, e na unidade básica de Valinho, que atendem de segunda à sexta das 8h às 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário