terça-feira, 6 de março de 2018

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí realiza concerto gratuito neste sábado, dia 10 de março

Repertório terá a estreia mundial da peça “Role playing game – Suite Fantasia”, de Alexandre Travassos, e a estreia latino-americana da música “Wolf tears”, de Nelson Jesus, entre outras obras.


O Teatro Procópio Ferreira recebe neste sábado, dia 10 de março, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. O evento integra a programação de boas-vindas que a escola preparou para receber seus alunos, professores e visitantes no ano letivo de 2018. O concerto será às 20h00, com entrada gratuita.

Sob a batuta do maestro Dario Sotelo, o programa terá a estreia mundial da peça “Role playing game – Suite Fantasia”, do clarinetista e compositor carioca Alexandre Travassos. E também a estreia latino-americana da música “Wolf tears”, do compositor português Nelson Jesus, que conquistou o 1º lugar no Concurso de Composição da Wasbe 2017 (World Association for Symphonic Bands and Ensembles – Associação Mundial de Conjuntos de Sopros e Bandas Sinfônicas).

O repertório terá ainda “Danza de los duendes”, da compositora norte-americana Nancy Galbraith; suite sobre “The Valencian Widow”, do armênio Aram Khachaturian; e “Fantasy Variations” sobre o Prelúdio II de Gershwin, do compositor norte-americano Donald Grantham.

Fundada em 1992, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí é formada por alunos e professores da instituição, além de contar com a participação de músicos convidados. Primando por um repertório eclético, atua fortemente na execução de obras encomendadas a arranjadores e compositores brasileiros, tornando-se fundamental no incentivo de produção de obras originais para bandas. Seu repertório conta com mais de 120 obras originais especialmente escritas para o grupo. Dentre essas, há 98 estreias brasileiras de repertório internacional que, hoje, são referências mundiais. 

Nos últimos anos, o grupo tem realizado ações didáticas com objetivos de educar e envolver crianças e adolescentes no universo da música clássica. Nesse sentido, destacam-se projetos especiais como “Guia para Banda”, “Villa-Lobos encontra Guarnieri”, “A vinda da Família Real ao Brasil”, “Momo Precoce”, “Sonho de criança”, “Stravisnky e seu ballet Petrushka”, “As estórias do Tião” e a recente superprodução “Mambos, boleros e chá-chá-chás”.

Dario Sotelo - Formado em piano, violino e viola, é mestre em regência orquestral pela City University (Londres). Foi coordenador da área de cordas do Conservatório de Tatuí, reestruturando os programas dos cursos dos instrumentos de cordas, integrando-o às atividades de música de câmara e orquestra, em níveis equiparados. Após dois anos em Londres (1991-1992), é convidado a assumir a regência da atual Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e a estabelecer o curso de regência instrumental do Conservatório de Tatuí. Também coordena a Orquestra de Cordas Juvenil do Conservatório de Tatuí e Banda Sinfônica da Escola de Municipal de Música de São Paulo. 

Apoio Cultural – CCR SPVias e Coop.

SERVIÇO
Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Dario Sotelo, regência
Data: 10 de março, sábado
Horário: 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí
Entrada franca
Mais informações (15) 3205-8464

Nenhum comentário:

Postar um comentário