sábado, 11 de novembro de 2017

Música italiana é tema de recital no Conservatório de Tatuí neste domingo

Apresentação será conduzida pela aluna Ana Laura Theotonio de Almeida, que encerra o curso de aperfeiçoamento em Canto Lírico


“Música vocal italiana do Barroco ao Romantismo” é o tema do Recital de Conclusão do Curso de Canto Lírico – Aperfeiçoamento, que será apresentado neste domingo, dia 12, pela aluna Ana Laura Theotonio de Almeida. O evento será às 19h00 no Salão Villa-Lobos do Conservatório de Tatuí, à Rua São bento, 415. A entrada é gratuita.

O programa trará onze canções e árias de ópera: “Freschi luoghi, prati aulenti” e “Ah, mai non cessate” de Stefano Donaudy; “No,no, non si speri!” de Giacomo Carissimi; “Il Sospiro” de Gaetano Donizetti; “E Susanna non vien” e “Dove sono” da ópera “Le Nozze di Figaro”, de Wolfgang Amadeus Mozart e Lorenzo da Ponte; “L’alba sepàra dalla luce l’ombra” de Francesco Paolo Tosti; “Pensa” de Antônio Carlos Gomes; “La Spagnola” de Vincenzo Di Chiara; “L’Orgia” de Gioachino Antonio Rossini; e “In quelle trine morbide” da ópera “Manon Lescaut”, de Giacomo Puccini, Ruggero Leoncavallo, Giuseppe Giacosa, Luigi Illica e Marco Praga.

Ana Laura iniciou seus estudos de música em 2002, aos 8 anos de idade, na classe de violino da professora Ana Lúcia Leite Muzel no Conservatório de Tatuí. Desde então participou de diversos corais infantis, incluindo o Coro Da Boquinha Pra Fora com a regência do maestro Cadmo Fausto, com o qual chegou a se apresentar em outras cidades da região e no Teatro Procópio Ferreira em conjunto com corais adultos e profissionais da escola. Em 2010 ingressou na classe de Canto Lírico da professora Damares Matheus. 

Em 2012 integrou o 2°elenco da ópera Orfeu ed Euridice de Gluck, ano em que passou a ter aulas com a professora e pianista Marilane Bousquet, sob coordenação de Cristine Bello Guse. Também nesse ano ingressou como bolsista no Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí. Com este grupo, participou de montagens de óperas como Orfeu ed Euridice e l’Elisir d'amore, de G. Donizetti, além de integrar vários concertos e festivais. 

Dentre esses, destaca o Festival de Inverno de Campos do Jordão, onde foram apresentadas obras de renomados compositores do repertório erudito, como a Nona Sinfonia de L. V. Beethoven, Carmina Burana de C. Orff, The Messiah de G. F. Handel, Requiem de W. A. Mozart, Gloria de A. Vivaldi, Magnificat de J. S. Bach (como solista), entre outras. 

No Conservatório de Tatuí teve ainda as seguintes participações: Vl Prêmio Incentivo à Música de Câmara, 2014, como integrante dos grupos: “Terzetto Amadeus” (5ª colocação na categoria Nível Intermediário); “Il Primo Trio” (3º lugar na categoria Nível Básico) e em 2015 com o “Trio Terzine” (4º lugar na categoria Nível Intermediário). Além de outros recitais: pianistas correpetidores, canto lírico, matinês e galas líricas; encontros de Canto Lírico e de Corais , master classes, oficinas e palestras com os músicos e professores Oscar Escalada, Naomi Munakata, Sergio Wernec, Lidia Shaffer, Ronaldo Silva, Samuel Kerr, Martha Herr, Walter W. A. Chamun, Laura de Souza, Inacio de Nono, Achille Picchi, entre outros.

Solista convidada pela Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, apresentou a ária da Bachiana Brasileira n° 5 de Heitor Villa-Lobos em 2016 no Teatro Procópio Ferreira e novamente em 2017 no Recital Solo Brasileiro- Viva Villa, quando apresentou a obra completa: “Cantilena e Martelo”, com a coordenadora da área de Música de Câmara da instituição, Míriam Braga e o duo de violoncelos formado pelos professores Tulio Pires e Elen Pires. 

Participou também, do 14º Festival de Música de Ourinhos em 2014, tendo aulas com Adélia Issa, uma das mais importantes cantoras brasileiras. E em 2015 foi bolsista do 2º Festival Coral de Campos do Jordão, onde teve o grande prazer de trabalhar com o maestro espanhol Carlos Aransay, Marcos Tadeu e Paulo Szot, entre outros.

Apoio cultural – Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Recital de Conclusão do Curso de Canto Lírico – Aperfeiçoamento
Ana Laura Theotonio de Almeida, formanda
Esli Torres, narração
Felippe Souza, cantor convidado
Dayane Rodrigues, piano
Marilane Bousquet, professora responsável
Cristine Bello Guse, coordenação
Data: 12 de novembro, domingo
Horário: 19h00
Local: Salão Villa-Lobos
Rua São Bento, 415, Tatuí
Entrada franca
Informações: (15) 3205-8464

Nenhum comentário:

Postar um comentário