quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Exposição “Varal da Nossa História” terá sua abertura no próximo dia 21, em Tatuí

Exposição integra atividades do mês da Consciência Negra


Na próxima terça-feira, 21 de novembro, acontecerá a abertura da exposição “Varal da Nossa História” no Museu Paulo Setúbal de Tatuí. 

O “Varal da Nossa História” é uma compilação de peças gráficas, textos e fotografias de personagens negras brasileiras e africanas reunidas pela jornalista Rafaele Breves em parceria com o NAF (Núcleo Afro Feminino de Tatuí). Dandara dos Palmares, Tereza de Benguela, Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo serão algumas das personagens lembradas nessa exposição.

Além dessas mulheres, Cesarina da Fonseca, mulher, negra e moradora de Tatuí também foi escolhida para ter sua história exposta no varal.

Segundo Rafaele Breves, a escolha de Cesarina se justificou pela sua força e representatividade. “Ela foi a única mulher da exposição que tive a oportunidade de conhecer pessoalmente e fotografar. É sempre bom ouvir os mais velhos e se inspirar em força e resiliência”, afirma.

Para Rafaele o “Varal da Nossa História” é um manifesto de raça e gênero, com o objetivo de evidenciar a história de mulheres negras mais ou menos conhecidas pela população. “É uma coletânea, uma curadoria, uma tentativa de exposição das pessoas que são inviabilizadas. Que nesse mês de Consciência Negra, essa atividade se justifique para que possamos ampliar os olhares e extinguir o racismo”, diz.

A exposição, que seguirá no Museu Paulo Setúbal até o dia 24 de novembro (sexta-feira), estará aberta ao público gratuitamente das 9h às 17h.

No sábado, dia 25, o “Varal da Nossa História” será exposto na Praça da Matriz de Tatuí, juntamente com o projeto “Música na Praça” e com outras atividades que buscam disseminar a cultura afro – brasileira e africana.

Varal da Nossa História

O “Varal da Nossa História” surgiu para atender uma demanda proposta pela Incubadora de Grupos Artísticos de Tatuí, que foi idealizada pelo grupo de teatro “Os Geraldos” e viabilizada via Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet (patrocinada pelo Instituto CCR e pela CCR SPVias).

A 1ª Incubadora de Grupos Artísticos do Interior Paulista ofereceu ao longo de sete meses (maio a novembro), atividades de qualificação em gestão, produção e comunicação para grupos e coletivos artísticos (teatro, música, dança, artes visuais, cinema), encontros de qualificação artística, por meio de imersões em improvisação, interpretação, direção e dramaturgia, apresentações de seis espetáculos e oficinas abertas para a comunidade. Todas as atividades oferecidas foram gratuitas e oferecidas para toda a população.

SERVIÇO
Abertura Exposição “Varal da Nossa História”
Dia: 21 de novembro de 2017
Horário: 19h30
Local: Museu Paulo Setúbal de Tatuí (Praça Manoel Guedes, 98 – Centro)

Exposição “Varal da Nossa História”
Dia: 21 a 24 de novembro de 2017
Horário: 9h às 17h
Local: Museu Paulo Setúbal de Tauí (Praça Manoel Guedes, 98 – Centro)
Mais informações: (015) 99602-3534.



Nenhum comentário:

Postar um comentário