sexta-feira, 20 de outubro de 2017

ESPETÁCULO “NATUREZA, MATÉRIA, FORMA” SERÁ APRESENTADO NO CENTRO CULTURAL

Espetáculo tem direção de Rivaldo Nogueira.
O espetáculo solo Butoh Dance Theater “Natureza, Matéria, Forma” será a atração deste domingo (22/10), às 20h30, no Centro Cultural de Tatuí. Essa é uma ação colaborativa entre o produtor cultural Rivaldo Nogueira e a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.

A peça apresenta um encadeamento de plataformas cinéticas corporais a partir de princípios e elementos da vida e obra de Joseph Beuys. Ela ocorre em uma espécie de “instalação cênica” constituída de materiais das obras de Beuys, como feltro, cobre, ferro, troncos de árvores, ossos de animais, árvores secas, água, gelo e mel. Frio e quente, substâncias naturais e orgânicas, homem e animal, feminino e masculino, vida e morte são elementos de performances anteriores de Beuys que são retomados e fiscalizados, através de um processo inspirado na dança Butoh.

“Da matéria às forças que a codificam, do movimento à energia radiante, da energia à forma unificada. A devastação da natureza, o coabitar possível do homem com outras espécies, a cisão espiritual do homem e sua cura são temas do espetáculo”, explica o produtor cultural Rivaldo Nogueira. Ele considera o espetáculo “uma obra aberta onde as cenas se conectam e adquirem novos significados, de grande atualidade, e ressonância em acontecimentos e problemas do mundo atual”. E conclui: “é um ritual onde o êxtase leva a superação do corpo separado, cindido e o aproxima da totalidade”.

A iluminação é de Luiz Gaspar, a sonoplastia de Edgar Nogueira, a produção de Raissa Matos e Jordi Bruno, as fotos e os vídeos de Lucas Prado e a direção de Rivaldo Nogueira.

O espetáculo terá entrada franca e o interessado deve chegar uma hora antes do início do espetáculo para garantir o lugar, pois o acesso é limitado para 150 pessoas. O Centro Cultural de Tatuí está situado na Praça Martinho Guedes, nº 12, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário