domingo, 22 de outubro de 2017

Conservatório de Tatuí realiza concursos internos de Piano e Violão

Com homenagens a Ludwig van Beethoven e Jair Teodoro de Paula, os eventos serão realizados em novembro e as inscrições estão abertas


O Conservatório de Tatuí realizará em novembro dois concursos internos para estimular o aperfeiçoamento de seus alunos. O primeiro é voltado para estudantes da Área de Piano da instituição e será coordenado pela professora Cristiane Bloes. O outro é para aqueles que estão matriculados no curso de Violão Clássico da escola, sob a coordenação do professor Adriano Paes. As inscrições estão abertas e são gratuitas.

O XII Concurso Interno de Piano será realizado de 23 a 26 de novembro e será um tributo ao compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827), que é reconhecido mundialmente por escrever obras complexas, com destaque para suas nove sinfonias, mesmo no auge de sua deficiência auditiva.

De acordo com o regulamento, podem participar todos os alunos matriculados no Curso de Piano Clássico do Conservatório de Tatuí, bem como alunos do Curso de Piano-MPB/Jazz que realizam intercâmbio. Os pianistas têm a opção de se inscrever na “Categoria Solo” e/ou na “Categoria Duos Pianísticos”.

A “Categoria Solo” terá dez níveis de qualificação, de acordo com o avanço do curso: 1º e 2º semestres, 3º e 4º semestres, 5º e 6º semestres, 7º e 8º semestres, 9º e 10º semestres, 11º e 12º semestres, 13º e 14º semestres, 15º e 16º semestres, 17º e 18º semestres e aperfeiçoamento. Já a “Categoria Duos Pianísticos” terá três níveis: I – Básico (1º ao 6º semestre), II – Intermediário (7º ao 12º semestre) e III – Avançado (a partir do 13º semestre). Não havendo compatibilidade de nível entre os integrantes do duo, prevalecerá a qualificação maior. Por exemplo: se um aluno está no 5º semestre (nível I) e o outro no 9º semestre (nível II), o duo será inscrito como nível II.

Os solistas deverão tocar uma peça previamente determinada pelo regulamento e outra de livre escolha. Os duos deverão apresentar uma peça de livre escolha, que pode ser original, transcrição ou arranjo, sendo permitidos duos para dois pianos ou execução a quatro mãos. Todos vão se apresentar para uma banca formada por professores e músicos profissionais de renome no meio artístico. Os vencedores de cada nível participarão de um recital de encerramento no dia 26 de novembro, às 20h00, no Teatro Procópio Ferreira.

As inscrições para o XII Concurso Interno de Piano estão abertas até o dia 30 de outubro. Interessados devem acessar o regulamento no site (www.conservatoriodetatui.org.br/espaco-do-aluno), preencher a ficha de inscrição e entregar no Centro de Produção da escola. É permitida a participação simultânea nas duas categorias. Para tanto, o pianista deve entregar uma ficha de inscrição para cada opção.

Violão Clássico – O V Concurso Interno da Área de Violão Clássico do Conservatório de Tatuí será realizado no dia 24 de novembro em fase única. Nesta edição, será homenageado o Professor Jair Teodoro de Paula, que foi o primeiro professor de Violão Clássico da instituição, contratado em setembro de 1969. Numa época em que não havia método de ensino, partituras e fotocópias, ele escrevia peças, lições e exercícios à mão no caderno de cada um dos seus 70 alunos. Com tantos estudantes para atender semanalmente, as aulas tinham que ser ministradas em conjunto, o que marcou o início de uma nova experiência didática. Jair de Paula fez história no Conservatório de Tatuí e faleceu em janeiro de 2012.

Também direcionado apenas a alunos regularmente matriculados na escola, o concurso terá quatro níveis de qualificação: Categoria I (até 12 anos de idade), Categoria II (até 15 anos de idade), Categoria III (até 17 anos de idade) e Categoria IV (acima de 18 anos). O regulamento determina quais peças deverão ser executadas para cada nível. Os participantes deverão executá-las para uma banca julgadora, que será composta por, no mínimo, três violonistas convidados.

O regulamento do concurso também está disponível no site (www.conservatoriodetatui.org.br/espaco-do-aluno). As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de novembro. Interessados devem dirigir-se pessoalmente ao Setor de Violão Clássico (Unidade 2), onde estão disponíveis as fichas para preenchimento.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí recebe apoio cultural de Coop – Cooperativa de Consumo – e CCR SPVias.

SERVIÇO
XII Concurso Interno de Piano do Conservatório de Tatuí
Cristiane Bloes, coordenação
Inscrições até 30 de outubro de 2017

V Concurso Interno da Área de Violão Clássico do Conservatório de Tatuí
Adriano Paes, coordenação
Inscrições até 06 de novembro de 2017
Informações: (15) 3205-8464

Nenhum comentário:

Postar um comentário