terça-feira, 24 de outubro de 2017

3ª Mostra Téspis do Conservatório de Tatuí apresenta 11 espetáculos


O evento será realizado de 26 a 29 de outubro e traz o teatro de rua como novidade para esta edição

O Conservatório de Tatuí realiza, de 26 a 29 de outubro, a 3ª Mostra Téspis de Teatro, com apresentação de 11 espetáculos. O evento é uma oportunidade para que ex-alunos da instituição e artistas em geral divulguem os trabalhos que têm desenvolvido profissionalmente. A novidade deste ano é o teatro de rua, que será representado por grupos teatrais de Sorocaba e Cerquilho. Todas as apresentações são gratuitas. 

A coordenadora do Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, Fernanda Mendes, explica que a mostra foi criada para oferecer aos ex-alunos um espaço de divulgação. “Cada pessoa que se forma nos cursos de Artes Cênicas segue um rumo profissional. Alguns conseguem trabalho como atores, outros vão dirigir peças ou atuar na área técnica. Muitos se juntam a grupos existentes ou formam novos grupos teatrais para produção independente em suas cidades de origem. O objetivo da Mostra Téspis é trazer esses trabalhos para dentro da escola, ver o desenvolvimento e a evolução desses ex-alunos”, comenta.

“Ao mesmo tempo, oferecemos a estudantes, professores e profissionais da arte de palco uma troca de experiências, diversificada da rotina de estudos, focando a vivência dos profissionais atuantes do Setor de Artes Cênicas e os atores e bolsistas da Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí”, acrescenta o coordenador da Cia. de Teatro, Rogério Vianna.

A novidade desta edição é o teatro de rua. Duas peças foram concebidas como espetáculo de rua e serão apresentadas na Praça da Matriz de Tatuí, com interação da plateia. São elas: “Rua sem saída” do grupo sorocabano Nativos Terra Rasgada, formado em 2003 e dirigido por Flávio Melo, que é professor do curso de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí; e “As peripécias da corte de lá” do grupo “Gente de quem?”, formado em 2013 na cidade de Cerquilho com a participação de Vinicius Melo, que é aluno da instituição. 

O nome da Mostra é uma homenagem ao grego Téspis de Ática, considerado o primeiro ator do Ocidente a representar um personagem numa peça teatral. “Primeiro ator e também dramaturgo, o que ocorre com a profissão de ator: o mesmo se forma para ser ator e acaba sendo produtor e, muitas vezes, ingressa em área técnica do espetáculo”, observa Vianna.

A 3ª Mostra Téspis de Teatro do Conservatório de Tatuí tem apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude. 

“Ensaios para a liberdade ou tentativas de” – A peça conta a história de um poeta preso em suas ideias e versos. Passa o dia escrevendo, escrevendo. Enquanto faz isso, expele asas na tentativa utópica de voar e voar. O espetáculo é produzido pela Cia. Ímpares. Concepção, direção e interpretação de André Kaires. 

“Números” – Nesta comédia, artistas mambembes se multiplicam em diversas funções para apresentar uma série de números inspirados na tradição circense. Um espetáculo que traduz o amor do artista pelo seu público e que, apostando no talento humano para realizar esta alquimia que transforma a pobreza de recursos materiais em arte, torna-se uma metáfora não apenas da situação do artista hoje, mas do próprio povo brasileiro. Também ele um alquimista que transforma sua miséria material em arte, alegria e beleza. A peça é produzida pelo grupo Os Geraldos Teatro, sob direção de Roberto Mallet.

“Anexins” – Comédia baseada na obra "Amor por Anexins" de Artur Azevedo. Isaías, apaixonado por anexins, sonha em se casar com Inês, uma viúva costureira que espera por um noivo, um amor sincero e verdadeiro. Nesta comédia de costumes, onde a ocasião faz o ladrão, Inês é surpreendida por uma inesperada carta na qual ela percebe que mais vale um pássaro na mão do que dois a voar. A peça é produzida pela Cia. Exodus Art’s, com coordenação de Cláudio Roberto Teles.

“A pipa e a flor” - Em um tom de fantasia, a história fala sobre um amor inusitado entre uma pipa e uma flor, que enfrentam seus sentimentos e nos levam a refletir sobre até que ponto somos capazes de amar ou de abrir mão do que amamos. A produção é do Grupo Asas, sob direção de Adriana Afonso e Tamires Carvalho.

“Sacra folia” - Escrita por Luis Alberto de Abreu, a narrativa dramática breve, de caráter religioso ou profano, conta as aventuras da Sagrada Família, que perseguida por Herodes e seus soldados, erra o caminho para o Egito e acaba desembarcando no Brasil. Em solo estrangeiro, Maria, José e Jesus se veem obrigados a aceitar a ajuda de Matias Cão e João Teité, que os levam a Belém do Pará. Ao final da cômica jornada, sem a autorização e conhecimento do casal, Teité registra o menino Jesus como seu filho para que ele realize, no Brasil, a promessa do reino de fartura que, segundo a profecia, o Messias haveria de trazer ao mundo. O espetáculo é produzido pelo Grupo de Teatro Garagem e Cia., com direção de Paulinha Flash.

“Rua sem saída” – A história traz três personagens que moram em uma cidade qualquer. Vivem cada minuto pensando no minuto seguinte, pois seu futuro é curto e incerto. Não têm moradia fixa, nem trabalho formal e só se alimentam quando podem. Eles se conhecem e seguem o mesmo caminho, mas são separados por ação da polícia que pretende deixar a cidade limpa e bonita. Mais uma ação violenta para tirar os pobres da rua. Então, eles se reencontram em um cemitério abandonado e fazem dali sua morada fixa, talvez eterna. Acontece que os mortos, acostumados com a ordem e com tudo do seu jeito, sentem-se invadidos e, antes que o cemitério vire um grande abrigo, decidem expulsar os invasores das terras sagradas. A peça é produzida por Nativos Terra Rasgada, sob direção de Flávio Melo.

“Não precisa mudar” – Muita gente já pensou em mudar de estilo por causa das opiniões alheias. Neste conto, o personagem Tempo nos ensina que com ele podemos ser transformados – ou não! Ele nos ensina que, quando temos um amigo, temos um grande tesouro. A produção é do Grupo Asas, sob direção de Adriana Afonso e Tamires Carvalho.

“Francisco um novo sol” – A peça é uma alusão à história de São Francisco de Assis. Com linguagem musical, o grupo conta, canta e dança algumas passagens de destaque da trajetória do santo que pregou a paz e o bem, a irmandade e o desprendimento, a fé e a doação. Uma tratativa lúdica sem pretensões realistas ou lineares da história, mas com a principal finalidade de promover uma reflexão da vida em Cristo. A produção é da Companhia Teatral Irmão Sol, com direção de Andrei Müzel.

“As peripécias da corte de lá” – A peça se passa nos jardins de primavera do Rei Gagá e sua corte, e conta os acontecimentos e confusões que cercam esse reino na preparação de uma linda festa. Cheio de cor e alegria, carregado de humor e muito amor, o grupo teatral "Gente de Quem?" convida a plateia a adentrar esse universo colorido que está além de tudo. Nem aqui, nem ali, muito menos acolá. Está sim, no Reino de Lá! A direção é de Vitória Cardoso.

“A era do rádio 2” - O espetáculo proporciona uma viagem no tempo com comerciais das décadas de 1930, 1940 e 1950. Traz um pouco de rádio novela, belas canções e vinhetas dos comerciais, além de fazer uma homenagem aos cantores Cauby Peixoto e Ângela Maria, ícones da época. Também traz as simpatias e o tarô da Madame Butterfly para todos os signos de maneira peculiar interagindo com a plateia. Envolve o público para uma viagem ao passado, uma época onde a diversão era apenas ouvir. A produção é do Núcleo Experimental Cênico Falsa Modéstia, com direção de Pedro Couto.

“A vida é sonho” - Um dos textos clássicos do teatro mundial, escrito no século XVII, conta a história de Segismundo, um homem que viveu parte da vida trancado em uma torre sem saber de sua origem. Até que um dia desperta como príncipe da Polônia, sem saber se aquela situação era sonho ou realidade. O espetáculo levanta questionamentos sobre o que é real e o que é sonho. Questiona a relação do homem com o poder e a condição da mulher em sua época, trazendo a oportunidade de reflexão para as angústias e os desejos que norteiam a condição humana. O poder é justamente um dos pilares que sustenta essa trama. Alianças são feitas, interesses individuais são colocados acima dos coletivos. Arbitrariedades e crueldades são cometidas. Nada diferente dos dias atuais. A peça é produzida pela Cia. de Teatro Atores em Conserva, com direção de Rose Tureck.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
3ª Mostra Téspis do Conservatório de Tatuí
Fernanda Mendes e Rogério Vianna, coordenação
Entrada franca

Espetáculo: “Ensaios para a liberdade ou tentativas de”
Cia. Ímpares
André Kaires, direção
Data: 26 de outubro, quinta-feira
Horário: 18h00
Local: Sala Preta da Unidade de Artes Cênicas
Rua 15 de Novembro, 63/65, Tatuí
Classificação: 16 anos

Espetáculo: “Números”
Os Geraldos Teatro
Roberto Mallet, direção
Data: 26 de outubro, quinta-feira
Horário: 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Tatuí
Classificação: 14 anos

Espetáculo: “Anexins”
Cia Exodos Art
Cláudio Roberto Teles, coordenação
Data: 27 de outubro, sexta-feira
Horário: 18h00
Local: Sala Preta da Unidade de Artes Cênicas
Rua 15 de Novembro, 63/65, Tatuí
Classificação: 12 anos

Espetáculo: “A pipa e a flor”
Grupo Asas
Adriana Afonso e Tamires Carvalho, direção
Data: 27 de outubro, sexta-feira
Horário: 19h20
Local: Foyer Mário Covas - Teatro Procópio Ferreira 
Rua São Bento, 415, Tatuí
Classificação: Livre

Espetáculo: “Sacra folia”
Grupo de Teatro Garagem & Cia.
Paulinha Flash, direção
Data: 27 de outubro, sexta-feira
Horário: 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Tatuí
Classificação: Livre

Espetáculo: “Rua sem saída”
Grupo Nativos Terra Rasgada
Flávio Melo, direção
Data: 28 de outubro, sábado
Horário: 12h30
Local: Praça da Matriz de Tatuí
Classificação: Livre

Espetáculo: “Não precisa mudar”
Grupo Asas
Adriana Afonso e Tamires Carvalho, direção
Data: 28 de outubro, sábado
Horário: 19h20 
Local: Foyer Mário Covas - Teatro Procópio Ferreira 
Rua São Bento, 415, Tatuí
Classificação: Livre

Espetáculo: “Francisco um novo sol”
Companhia Teatral Irmão Sol
Andrei Müzel, direção
Data: 28 de outubro, sábado
Horário: 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Classificação: Livre

Espetáculo: “As peripécias da corte de lá”
Grupo Teatral Gente de Quem?
Vitória Cardoso, direção
Data: 29 de outubro, domingo
Horário: 12h30
Local: Praça da Matriz de Tatuí
Classificação: Livre

Espetáculo: “A era do rádio 2”
Núcleo Experimental Cênico Falsa Modéstia
Pedro Couto, direção
Data: 29 de outubro, domingo
Horário: 15h00
Local: Sala Preta da Unidade de Artes Cênicas
Rua 15 de Novembro, 63/65, Tatuí
Classificação: Livre

Espetáculo: “A vida é sonho”
Cia de Teatro Atores em Conserva
Rose Tureck, direção
Data: 29 de outubro, domingo
Horário: 18h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Tatuí
Classificação: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário