quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Tribunal de Contas coloca Tatuí entre as melhores cidades do Estado


Índice de Efetividade de Gestão Municipal avaliou 644 municípios paulistas

Tatuí está entre as melhores cidades de São Paulo, segundo avaliação do Tribunal de Contas que criou o Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM). O indicador é baseado em dados estatísticos, números oficiais e tem como objetivo monitorar e avaliar a qualidade das políticas públicas implantadas pelas administrações municipais. 

O IEGM proporciona visões da gestão pública através de sete dimensões da execução do orçamento público: Educação; Saúde; Planejamento; Gestão Fiscal; Meio Ambiente; Cidades Protegidas; Governança em Tecnologia da Informação. A combinação desses dados avalia ao longo do tempo, se a visão e objetivos estratégicos dos municípios foram alcançados de forma efetiva e, com isso, oferece elementos importantes para auxiliar e subsidiar a ação fiscalizatória exercida pelo Controle Externo. Os resultados foram apresentados por meio de notas para cada índice setorial, bem como uma nota para o IEGM. 

A avaliação do Tribunal de Contas foi formatada com as seguintes notas: A (Altamente efetiva) - IEGM com pelo menos 90% da nota máxima e, no mínimo, 5 índices com nota A; B+ (Muito efetiva) - IEGM entre 75,0% e 89,9% da nota máxima; B (Efetiva) - IEGM entre 60,0% e 74,9% da nota máxima; C+ (Em fase de adequação) - IEGM entre 50,0% e 59,9% da nota máxima e C (Baixo nível de adequação) - IEGM menor ou igual a 49,9%. 

Tatuí conseguiu a média máxima do levantamento realizado em 2014, B+, e figura à frente de cidades como Itapetininga e Sorocaba, e de potências econômicas como Campinas e Santo André. Tatuí conseguiu ainda nota máxima A em Educação e também no quesito Cidades Protegidas. Obteve ainda nota B+ em outros quatro quesitos, Saúde, Gestão Fiscal, Meio Ambiente e Governança em Tecnologia da Informação. Todas as notas acima da média estadual. A única nota C veio em Planejamento. Tatuí também superou a média das cidades paulistas, que teve conceito B. Dos 644 municípios avaliados – todos, exceto a capital do estado, 406 cidades tiveram nota B. 

O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, comemorou o resultado:“Todos conhecem as dificuldades que enfrentamos e sabem também do nosso comprometimento e engajamento em passar a limpo as irregularidades do passado e construir um novo caminho administrativo para o município. Esse aval do Tribunal de Contas é mais uma prova de que estamos no caminho certo”, declarou. 

Pelo cálculo do IEGM, Tatuí ficou à frente de cidades importantes como Avaré, Araçariguama, Bauru, Diadema, Itapetininga, Itapeva, Osasco, Ourinhos, Rio Claro, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, Campinas, Sorocaba, São Carlos, Paulínia, Ribeirão Preto, Votorantim, Salto, Vinhedo, Franca, Santo André e Limeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário