Nosso Jornal Online

Tatuí, 


domingo, 11 de outubro de 2015

Tatuí tem boa classificação no mapa do turismo brasileiro

Documento foi elaborado para identificar o desempenho da economia do setor

Os pontos turísticos de Tatuí, como a centenária Igreja Matriz e o Aeroclube, estão atraindo cada vez mais turistas de diversos estados. Por conta desses atrativos o município avançou na classificação do Ministério do Turismo que identificou o desempenho da economia do setor nos 3.345 municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro. O assunto foi uma das pautas da reunião do Contur (Conselho Municipal do Turismo) realizada esta semana. 

O Ministério do Turismo divulgou, em seu site oficial, uma nova metodologia para categorizar os municípios turísticos brasileiros a partir de quatro variáveis de desempenho econômico: número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais.

Depois eles foram agrupados em cinco categorias. A categoria “A”, que representa os municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem, tem 51 municípios, incluindo as 27 capitais brasileiras, o grupo “B” tem 167 municípios, o equivalente a 5% das cidades avaliadas. Tatuí foi enquadrada na categoria “C”.

De acordo com o diretor de Cultura e Desenvolvimento Turístico, Jorge Rizek, o município tem muitos motivos para comemorar essa conquista, pois apenas 504 municípios brasileiros estão nessa categoria. “Fomos muito bem avaliados. O maior número de cidades do Mapa do Turismo, 2.623, ou seja, 78%, do conjunto avaliado concentram-se nos grupos “D e E”, completa.

Para fortalecer o desenvolvimento econômico e social, os turismólogos da Prefeitura de Tatuí, Rafael Halcsik Coutinho e Jean Vinicius Sebastião, desenvolveram o “Plano de Desenvolvimento Turístico de Tatuí 2016-2022”, requisito essencial e de suma importância para que o município possa pleitear o status de Município de Interesse Turístico. Caso seja aprovado, passará a receber recursos estaduais para serem investidos exclusivamente no setor turístico e infraestrutura básica para o desenvolvimento turístico.

O Departamento de Cultura e Desenvolvimento Turístico, em parceria com o Comtur, vem trabalhando para firmar Tatuí cada vez mais como “Capital da Música” e “Terra dos Doces Caseiros” dando ênfase ao Turismo Cultural, Gastronômico e de Negócios. Só nos últimos meses, o município recebeu a vista de grupos de Ubatuba, Adrianópolis e Sengés, ambas do estado do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário