sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Tatuí inicia na segunda Campanha de Vacinação contra raiva na zona urbana

Postos volantes percorrerão 12 bairros entre 26 de outubro e 4 de dezembro

Evandro Ananias / Comunicação Tatuí
Começa na próxima segunda-feira, 26, mais uma ação de cuidado e proteção animal. Trata-se da Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal, que depois de passar pela zona rural, agora chega à zona urbana. A campanha já foi realizada nos 32 bairros da zona rural no primeiro semestre de 2015 e vacinou 7.149 animais, entre cães e gatos.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, Tatuí tem hoje 27 mil cães e 4,5 mil gatos. A meta é vacinar 80% desse total. Para tanto, esse ano a equipe do setor de zoonoses vem com uma nova estratégia para atingir essa meta. Serão montados postos de vacinação volantes em 12 bairros do município. O cronograma vai de 26 de outubro a 4 de dezembro e a vacinação acontece sempre das 8h às 16h.

Os animais devem ter mais de três meses, estar em perfeito estado de saúde e sem consumir antibióticos ou anti-inflamatórios. Os cães devem obrigatoriamente usar coleiras e guias. Animais bravos e agressivos terão que usar focinheiras. Já os gatos devem ser levados preferencialmente em caixas de transporte ou gaiolas bem seguras. Somente maiores de 18 anos poderão se responsabilizar pelos animais vacinados. “As vacinas são de qualidade. É a maneira mais eficaz de combater essa doença que traz prejuízos aos animais e também às pessoas”, destacou o veterinário do setor de zoonoses, Evaldo Campos.

A raiva é uma doença transmissível tanto de animal para animal, quanto de animal para o ser humano. Ela é caracterizada pelo contágio direto, ou seja, por meio de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados.

O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, lembrou que a vacinação é parte do maior programa de proteção animal da história da cidade, que realiza mutirões de castrações gratuitas, feiras de doação, campanhas de posse responsável, além da revitalização do canil municipal. “Temos feito muito, numa área que nunca recebeu nenhum investimento. Basta lembrar que até pouco tempo os animais eram sacrificados brutalmente em nosso Canil Municipal que, aliás, era insalubre. Mas, sabemos que ainda não é suficiente e queremos ampliar ainda mais as ações de proteção animal em nossa cidade, inclusive com campanhas de adoção que estamos realizando, com muito sucesso, nas redes sociais da Prefeitura de Tatuí. As fotos no Facebook tem chamado a atenção das pessoas para o problema e conseguido novos lares para os animaizinhos”, finalizou.

Cronograma de Vacinação

A campanha começa nos dias 26 e 27 de outubro, no Jardim Santa Rita, em frente à Escola Municipal “Alan Alves de Araújo”; nos dias 28 e 29 de será realizada no Rosa Garcia, na Rua Teófilo Andrade Gama, ao lado do Supermercado Vieira; nos dias 3 e 4 de novembro, será a vez da Vila Menezes, na Praça que fica entre as ruas José Ribeiro de Menezes e Milton Campos Azevedo; nos dias 5 e 6 a vacinação chega ao Santa Cruz, na Praça da Igreja Santa Cruz; nos dias 9 e 10 de novembro, o mutirão passa pelo no bairro Valinhos, na Praça do Carroção; nos dias 12 e 13, Jardim Lucila, na rua Francisco Penteado, em frente ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais; nos dias 16 e 17 de novembro, no bairro CDHU, em frente ao Centro de Capacitação do Fundo Social; nos dias 19 e 20 de novembro, Vila Esperança, em frente a Igreja São José Operário; nos dias 23 e 24, no Jardim Tókio, em frente à Escola “Semíramis Turreli Azevedo”; nos dias 26 e 27, Vila Doutor Laurindo, na Praça Ayrton Senna; nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, na Vila Angélica, atrás do Posto de Saúde; e finalmente nos dias 3 e 4 de dezembro, no Centro, na Avenida da Mangueiras, ao lado do Projeto Melhor Idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário