quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Conservatório de Tatuí reúne 105 crianças em apresentação de final de ano do curso de musicalização infantil

Alunos do curso de musicalização infantil fazem apresentações em seis horários diferentes

O Conservatório de Tatuí, reúne 105 crianças de 4 e 5 anos de idade no próximo dia 19 de novembro, quinta-feira, para cerimônias de conclusão de ano letivo. As apresentações terão entrada franca às 9h, 10h, 11h, 14h, 15h e 16h, no Salão Villa-Lobos (rua São Bento, 415). Os alunos frequentam o curso de musicalização infantil, oferecido no setor de educação musical, sob coordenação de Shirlei Escobar Tudissaki.
Às 11h e 16h, os 43 alunos do curso de musicalização infantil I apresentarão músicas do grupo Palavra Cantada (“Carnaval das Minhocas”), do compositor P.I. Tchaikovsky (“Dança Alemã”), de Elvira Drummond (“Gato xadrez” e “Minha orquestra”), G. Bizet (“Cavalgada”), além da obra “Eu descobri”, de autoria desconhecida.
No mesmo dia, às 9h, 10h, 14h e 15h, apresentam-se os 62 alunos do curso musicalização infantil II. 

No repertório, estão obras do Palavra Cantada (“Carnaval das Minhocas”), Camile Saint-Säens (“Carnaval dos Animais – Aquarium”), Patrícia França (“Floresta”), Bia Bedran (“Ciranda do Anel”), além de peças populares como “A casinha da vovó”, “Borboletinha”, “O sapo não lava o pé”, entre outras.
Os alunos recebem orientação das professoras Isabel Cristina de Campos Ferreira e Sílvia Salles Leite Lombardi.

O Conservatório de Tatuí iniciou suas atividades na área de educação musical na década de 1960, quando instituiu o curso de Iniciação Musical, atendendo crianças de seis, sete e oito anos de idade. A partir de 1990 foi implantado o curso de Musicalização Infantil, voltado para a faixa etária de cinco anos e, posteriormente, de quatro anos.

Todos os cursos oferecidos pelo setor estão fundamentados nos princípios pedagógicos de importantes educadores musicais, como: Carl Orff (valorização da expressão e criação); Edgar Willems (desenvolvimento do ouvido musical); Émile Jacques Dalcroze (importância da movimentação corporal); Hans-Joachim Koellreutter (improvisação e liberdade criativa); Keith Swanwick (considerar a música enquanto discurso); Zoltán Kodály (utilização do canto como importante recurso para a iniciação musical); entre outros.
O curso de Musicalização Infantil atende crianças de 4 e 5 anos e desenvolve estratégias de ensino por meio de atividades musicais para movimento e expressão corporal, apreciação musical, introdução à leitura e escrita musical, execução instrumental e repertório.

SERVIÇO
Apresentação de Musicalização Infantil I e II
Shirlei Escobar Tudissaki, coordenação
Quando: 19 de novembro de 2015 – quinta-feira
Horários: 9h, 10h, 11h, 14h, 15h e 16h
Salão Villa Lobos
Rua São Bento, 415
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário