sábado, 23 de fevereiro de 2013

Santa Casa de Tatuí estuda implantação de UTI neonatal



Do G1 - A Santa Casa de Tatuí estuda a possibilidade de implantação de uma Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) Neonatal. A ala hospitalar seria instalada na maternidade que atende o Sistema Único de Saúde (SUS) e convênios particulares. A unidade seria a primeira a atender a região.

Segundo o vice-provedor da Santa Casa, Antônio Marcos de Abreu, representantes da saúde visitaram uma empresa especializada em UTI Neonatal em Belo Horizonte (MG). “O objetivo é contratar o serviço de uma empresa para atuar na cidade de Tatuí”, explica Abreu.

A UTI teria oito vagas destinadas à recém-nascidos e outras duas vagas para pediatria. De acordo com especialistas, uma equipe médica ficaria exclusivamente atendendo a unidade.

A maternidade 'Maria Odete Azevedo', da Santa Casa de Tatuí, realiza por mês uma média de 180 partos, sendo que aproximadamente cinco crianças precisam ser transferidas para outras unidades, pois na cidade não há suporte para causas de pequena e média complexidade. De acordo com o vice-diretor, com a implantação da UTI Neonatal, seria possível atender outros níveis de complexidade não só da cidade, mas de toda a região.

Ainda segundo o vice-provedor, parte dos custos da unidade seria bancado pelo SUS e outra parte seria dividido com as cidades interessadas. A Santa Casa será a responsável por ceder o espaço físico.
Um estudo realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), aponta que o Brasil reduziu em 73% as mortes das crianças desde 1990. O mesmo estudo levantou que a cada mil recém-nascidos, 58 morriam por falta de cuidados. Mesmo com a visível melhora, a situação do país ainda não é a ideal.

De acordo com a dona de casa Cristiane Fernandes, o projeto da Santa Casa tranquilizaria as mães que dão à luz em Tatuí. ”Meu parto foi tranquilo, mas seria bom para as mães que não tem a mesma sorte e precisam ser transferidas, o que complica a situação. Uma UTI aqui tranquilizaria as mães”, conclui Fernandes. (Foto: Reprodução / TV Tem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário