terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Ponte da Colina Verde cede diante de fortes chuvas e falta de manutenção

Diante de tantos problemas estruturais e da falta de equipamentos, Tatuí sofreu mais uma baixa na madrugada de domingo, 17. A ponte da Colina Verde, na altura da Rua Caridade III, não resistiu à falta de manutenção dos últimos anos e as fortes chuvas da estação, e acabou cedendo. O dano foi em uma das cabeceiras. Desde o início do mês, técnicos da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura, antevendo os riscos, tentavam emergencialmente aterrar as bases para evitar pior. Em vão. Pior: a ruptura do acesso gerou interrupção do fornecimento de água no bairro e também no Jardim Bela Vista.

Desde as 5h da manhã, Prefeitura e Sabesp iniciaram uma verdadeira força-tarefa para remanejar toda rede de abastecimento. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, entendendo a atual situação do município que sofre com a carência de equipamentos, desde que em outubro do ano passado 23 veículos pesados foram devolvidos, recrutou parte da frota de Piedade, Botucatu e São Paulo para auxiliar nos trabalhos.

Depois de trabalhar durante todo o domingo, a expectativa era que a água estivesse disponível às residências somente a partir do meio-dia da segunda-feira, 18. Mas, por volta das 2h da manhã, as ações foram concluídas e pela manhã o fornecimento já estava regularizado. A notícia boa fica por conta da reestruturação da rede, que agora independe da estabilidade da ponte, garantindo água mesmo em incidentes como este. “Gostaria de agradecer à compreensão dos moradores do bairro e à boa vontade da Sabesp, em nome do gerente divisional, Adriano José Branco, e ao gerente regional, Mário Eduardo Pardini Affonseca, que não mediram esforços e recursos para que essa reformulação pudesse ser feita, mesmo em caráter de urgência, com rapidez, segurança e muita qualidade”, comentou o prefeito José Manoel Correa Coelho.

O acesso à Colina Verde está sendo feito provisoriamente, de maneira exclusiva, pela ponte da Rua Nhô Inácio Vieira. Mas, já na segunda-feira, o vice-prefeito Vicente Menezes, secretário de Governo e Segurança Pública, também chefe da Defesa Civil do município, esteve no Palácio dos Bandeirantes, com o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Airton Iosimo Martinez, coordenador da Defesa Civil do Estado, para solicitar recursos emergenciais para construção de um novo acesso no local. Vicente também esteve na Secretaria de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos, solicitando a intervenção do titular da pasta, deputado estadual, Edson Giriboni.

Em ofício, o vice-prefeito lembrou que Tatuí já esteve em estado de alerta duas vezes em 2013, devido a grande quantidade de chuva, nos dias 17 de janeiro, com acumulado 110 milímetros, e 4 de fevereiro, com 93,5 milímetros registrados. Um relatório fotográfico também foi apresentado aos representantes do Governo do Estado. “Foram dois encontros muito produtivos. A Defesa Civil estadual solicitou uma série de documentos que já estão sendo providenciados, com a máxima agilidade, para que possamos garantir recursos para reconstrução desse equipamento que hoje serve mais de 8 mil pessoas”, concluiu.

Levantamento
Também no domingo, Manu determinou ao secretário de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura, Alexandre Batiston Facioli, um estudo sobre a situação atual de todas as pontes do município, incluindo a zona rural. A avaliação foi realizada na própria segunda-feira e mostrou que não há riscos iminentes de queda. Mesmo assim, alguns reparos necessários já foram autorizados.
Foto: Evandro Ananias / Comunicação Tatuí

Nenhum comentário:

Postar um comentário