terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Manu institui Conselho Municipal Antidrogas

O prefeito José Manoel Correa Coelho deu andamento no início do mês a mais um projeto paralisado. Engavetado desde maio de 2012, o Conselho Municipal Antidrogas (Comad), formatado através da Lei Municipal 4.646, foi efetivamente criado e preenchido através do Decreto Municipal 13.750, editado em 5 de fevereiro de 2013.

O Conselho Antidrogas tem como objetivo principal combater diretamente o uso indevido de drogas lícitas, ilícitas e auxiliar na recuperação dos dependentes. Essa ferramenta também tem como meta criar projetos que tenham a finalidade de combater a violência, através de ação efetiva contra a droga – elemento principal dos picos de criminalidade. Com o Comad, Tatuí poderá ainda receber recursos dos governos estadual e federal para dar andamento a projetos voltados ao setor.

O comerciante Paulo Sérgio Almeida Martins, Paulinho Motos, foi escolhido como presidente do Conselho, por sua experiência em projetos similares ligados ao terceiro setor e entidades religiosas. Ele tem em seu currículo a gestão da entidade Nova Esperança. O poder público também tem direito a representação, assim como a sociedade civil organizada e os representantes das polícias Civil e Militar. “Esta é uma ação muito importante para o município. A partir de agora, poderemos desenvolver diversos programas que contemplam o combate ao uso indevido das drogas, recuperação dos dependentes e consequentemente a redução da violência”, explicou o presidente.

Já Manu lembrou que a formalização do Comad é o primeiro passo para que o poder público municipal possa entrar definitivamente na luta contra a dependência química, atuando de maneira destacada nas ações preventivas. “Iremos integrar a esse Conselho, um trabalho que já está em fase de estudos pelo Fundo Social de Solidariedade. A Prefeitura é o órgão mais próximo das pessoas, dos cidadãos. Não pode ficar omissa, nem transferir as responsabilidades para o Estado e para a União. Tatuí vai entrar definitivamente nessa cruzada contra as drogas, preservando nossas crianças e jovens, restaurando famílias e revitalizando a cultura de paz”, finalizou.

Conselheiros
Ao todo, 28 pessoas integram o Comad, sendo 14 conselheiros titulares e 14 suplentes. Terezinha Vieira de Souza e Marinélia Soares Vieira Pinto, da Secretaria Municipal da Saúde; Renata Rossi Rodrigues e Terezinha de Jesus Vieira Ribeiro, da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Turismo; Osvaldo Luís Peixoto e Brandina Jesus Paes, funcionários da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude; Lenira Martins e Nativa Quevedo de Souza, Secretaria Municipal da Indústria, Desenvolvimento Econômico, Bem Estar Social e Cidadania; Vicente Aparecido Menezes, vice-prefeito e secretário de Governo, Segurança Pública e Transportes, coronel Paulo Sérgio da Silva, diretor de Segurança Pública e Transportes, tenente José Carlos Ferraz Fiúza e Adriano Henrique Moreira, respectivamente comandante e subcomandante Guarda Civil Municipal, são os representantes do poder público municipal.

Em nome da sociedade civil estão os advogados Luís dos Santos Netto e Regina José Coelho. Ivany Vieira de Camargo, Reinaldo Fernandes Gomes e Gétero Augusto de Campos representam as instituições que atuam no tratamento e reinserção social dos usuários de entorpecentes; Cláudio Antônio Machado Campos e Antônio de Pádua Oliveira, lideranças comunitárias de bairro; os professores da Fatec Osvaldo D’Estefano Rosica e Luis Antonio Galhego Fernandes, as instituições de ensino superior; o PM Valdemir Ledo Bomfim e Elis Roberta de Souza, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd); o capitão Lincoln Estanagel de Barros, a Polícia Militar; e os investigadores Jorge Maurício Soares e Edson Nogueira Rafael a Polícia Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário