terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Conselho Municipal Antidrogas é criado em Tatuí

Do G1 - Foi aprovada em Tatuí a criação do Conselho Municipal Antidrogas (Comad). O projeto, de maio de 2012, foi criado pelo Decreto Municipal 13.750, editado em 5 de fevereiro de 2013. Formado por representantes da sociedade civil organizada e os representantes das polícias Civil e Militar, o conselho tem como objetivo principal combater diretamente o uso indevido de drogas lícitas, ilícitas e auxiliar na recuperação dos dependentes.

De acordo o presidente eleito, o comerciante Paulo Sérgio Almeida Martins, essa ferramenta também tem como meta criar projetos que tenham a finalidade de combater a violência, através de ação efetiva contra a droga.

Martins trabalha em projetos similares ligados ao terceiro setor e entidades religiosas, como a gestão da entidade Nova Esperança, voltada a recuperação de dependentes químicos. “Esta é uma ação muito importante para o município. A partir de agora, poderemos desenvolver diversos programas que contemplam o combate ao uso indevido das drogas, recuperação dos dependentes e consequentemente a redução da violência”, diz.

Com o Comad, o município poderá ainda receber recursos dos governos estadual e federal para dar andamento a projetos voltados ao setor. Para o prefeito José Manoel Correa Coelho, a formalização do Comad é o primeiro passo para que o poder público municipal possa entrar definitivamente na luta contra a dependência química.

Conselheiros
Ao todo, 28 pessoas integram o Comad, sendo 14 conselheiros titulares e 14 suplentes. Terezinha Vieira de Souza e Marinélia Soares Vieira Pinto, da Secretaria Municipal da Saúde; Renata Rossi Rodrigues e Terezinha de Jesus Vieira Ribeiro, da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Turismo; Osvaldo Luís Peixoto e Brandina Jesus Paes, funcionários da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude; Lenira Martins e Nativa Quevedo de Souza, Secretaria Municipal da Indústria, Desenvolvimento Econômico, Bem Estar Social e Cidadania; Vicente Aparecido Menezes, vice-prefeito e secretário de Governo, Segurança Pública e Transportes, coronel Paulo Sérgio da Silva, diretor de Segurança Pública e Transportes, tenente José Carlos Ferraz Fiúza e Adriano Henrique Moreira, respectivamente comandante e subcomandante Guarda Civil Municipal, são os representantes do poder público municipal.

Em nome da sociedade civil estão os advogados Luís dos Santos Netto e Regina José Coelho. Ivany Vieira de Camargo, Reinaldo Fernandes Gomes e Gétero Augusto de Campos representam as instituições que atuam no tratamento e reinserção social dos usuários de entorpecentes; Cláudio Antônio Machado Campos e Antônio de Pádua Oliveira, lideranças comunitárias de bairro; os professores da FATEC Osvaldo D’Estefano Rosica e Luis Antonio Galhego Fernandes, as instituições de ensino superior; o PM Valdemir Ledo Bomfim e Elis Roberta de Souza, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd); o capitão Lincoln Estanagel de Barros, a Polícia Militar; e os investigadores Jorge Maurício Soares e Edson Nogueira Rafael a Polícia Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário