domingo, 12 de junho de 2011

146 grupos fazem apresentações gratuitas de 15 a 22 de junho

Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto terá
Quarteto de Saxofones da Louisiana (Estados Unidos)

Cento e quarenta e seis grupos formados por alunos do Conservatório de Tatuí, uma instituição do Governo do Estado de São Paulo, realizam 48 séries de apresentações no período de 15 a 22 de junho. Todas as apresentações são gratuitas e acontecem às 9h, 11h, 14h, 16h e 18h no Salão Villa-Lobos e às 20h30 no Teatro Procópio Ferreira, em Tatuí. A coordenação da semana de atividades é dos professores Max Ferreira e Míriam Braga.

A cada dois meses, as provas oficiais dos mais de 2 mil alunos do Conservatório de Tatuí transformam-se em apresentações abertas ao público. A semana de provas é chamada de Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto e acontece nos três primeiros bimestres. No último bimestre do ano, ela cresce e transforma-se no Prêmio Incentivo de Música de Câmara – tem valor pedagógico, mas também, competitivo. 

A disciplina visa a desenvolver no aluno a habilidade de ver-se e apresentar-se como um artista completo.
As apresentações são resultados das aulas de música de câmara e prática de conjunto ministrada pelos professores Cristine Bello Guse, Daniel Lazala, Dalila Ribeiro, Edmilson Baía, Eduardo Silva, Elen Ramos Pires, Eliana Wagner, Helena Scheffel, José Antonio Pereira, Juliano de Arruda Campos, Lucius Mota, Marcelo de Jesus da Silva (BamBam), Marcia Boroto, Maria Eugênia Sacco, Marcos Pedroso, Maria Eugênia Sacco, Maria Regina Orsi Paias, Max Ferreira, Míriam Braga e Pedro Delarole.

Para os coordenadores, as áreas de Música de Câmara e Prática de Conjunto “possibilitam aos alunos a observação e a vivência direta da produção musical de diversos períodos da história da música em função da melhor organização do trabalho em conjunto exercitando em seus ensaios e apresentações o despertar da expressão artística e de valores como hierarquia, ética e disciplina. Também são objetivos o trabalho da percepção e vivência no diálogo musical da imaginação, comunicabilidade e rapidez de reação em palco”.

Nesta segunda edição da Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto 2011 haverá a participação de convidados internacionais: o compositor Luigi Abbate e o Louisiana Saxophone Quartet (Quarteto de Saxofones de Louisiana, Estados Unidos), além do Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí (grupo pedagógico-artístico que faz participação ao lado do coro exclusivamente pedagógico).

Além das apresentações realizadas ao longo do dia por formações menores (como duos, quartetos, quintetos, entre outros), o teatro Procópio Ferreira recebe, às 20h30, apresentações de grupos pedagógicos e convidados especiais.

Na quarta, dia 15, às 20h30, faz apresentação a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí (regida por Juliano de Arruda Campos) e a Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí (regida por José Antonio Pereira).

Na quinta, dia 16, às 20h30, apresentam-se a Camerata Jovem de Violões do Conservatório de Tatuí (regida por Marcia Boroto) e o Duo Rosa Rochel (formado por Marcely Rosa e Paulo Rochel) - este último, vencedor em 2º lugar do I Prêmio Incentivo de Música de Câmara 2009, que fará recital de premiação.

Na sexta, 17, às 20h30, apresenta-se o Grupo de Percussão Jovem do Conservatório de Tatuí (que venceu em 2º lugar o II Prêmio Incentivo de Música de Câmara 2010), sob coordenação de Agnaldo Silva (professor que venceu no mesmo concurso o prêmio de melhor composição original). Na segunda parte do programa é a vez do Quarteto de Saxofones da Louisiana, formado por Griffin Campbell (sax soprano), Jennifer Foret (sax alto), Paula Van Goes (sax tenor) e Richard Schwartz (sax barítono). O grupo faz única apresentação tendo, no repertório, obras de Liduino Pitombeira (Pau-Brasil), Brett William Dietz (Live Sax Acts), Paulo Silva (Expressões Brasileiras em forma de Passacaglia), Béla Bartók (2nd String Quartet, Op. 17 II.) e Alfred Reed (Five Cameos).

Na noite de sábado, 18, às 20h30, haverá apresentação do Coro Infantil do Conservatório de Tatuí (com participação especial do Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí). Ronaldo Silva é o regente do Coro Infantil e Cadmo Fausto, do Coro Sinfônico.

Na segunda-feira, 20, às 20h30, acontecem apresentações da Camerata Infanto-Juvenil de Violões do Conservatório de Tatuí (regida pela professora Marcia Boroto), do Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí (do professor Edmilson Baía de Oliveira) e da Orquestra Infanto-Juvenil de Cordas do Conservatório de Tatuí, regida por Eduardo Augusto de Almeida Silva e Daniel Lazala.

Já na terça-feira, 21, às 18h (Salão Villa-Lobos) o maestro italiano Luigi Abbate ministra masterclass de Música de Câmara. Luigi Abbate é formado pelo Conservatório de Música de Piacenza – Itália, estudou composição musical com os maestros Vittorio Fellegara e Azio Corghi e diplomou-se no Conservatório “G. Verdi” de Milão, onde fez o Curso de Análise musical, Direção de Orquestra e Musicologia. Com extenso currículo, ele ministrará única aula sobre o tema no Conservatório de Tatuí.

Na noite da terça-feira, 21, às 20h30, é a vez do Grupo de Performance de Palco do Conservatório de Tatuí com o espetáculo “Retirantes”, coordenado por Míriam Braga e Dalila Ribeiro.

O encerramento da Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto será no dia 22, quarta-feira, concomitantemente à abertura do II Encontro Internacional de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí e V Encontro Nacional de Flauta Doce. Na noite, apresenta-se o Trio Inflamatti, vencedor em 1° lugar do II Prêmio Incentivo de Música de Câmara 2010.

II Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto
15 a 22 de Junho
Salão Villa-Lobos – 9h, 11h, 14h, 16h e 18h
Teatro Procópio Ferreira – 20h30
Entrada franca

Som da viola é esperança de preservação da música caipira

11/6/2011 11:55, Por redação, com ABr - de São Paulo
Site Correio do Brasil

Artistas e estudiosos da cultura popular dizem que está crescendo no país o número de jovens interessados em aprender a tocar viola, instrumento que surgiu no Brasil na época da catequização indígena pelos jesuítas e foi trazido pelos portugueses.

A expectativa de alguns grupos tradicionalistas é a de que esses músicos novatos não deixem morrer a arte da música caipira, também conhecida como música de raiz. No entanto, “é irreal manter a arte da primeira geração da música caipira”, pondera o jornalista José Hamilton Ribeiro, autor do livro Música Caipira.

Para ele, existem três vertentes distintas desse gênero musical. Uma delas é o resultado do trabalho dos “patriarcas” que compunham poesia tirada do dia a dia numa fazenda ou num sítio, lugar onde esses artistas viviam. A outra faceta é a da segunda geração, do chamado sertanejo universitário, formada por músicos que migraram ainda jovens para as cidades. A última vertente diz respeito à safra atual de músicos, que já nasceram nas cidades e não tem o convívio com o meio rural.

Hamilton Ribeiro lembra que a Universidade de São Paulo (USP) está com uma cátedra para o ensino da viola e que surgem por todos os cantos novas orquestras elegendo este instrumento. Porém, está convicto de que são outros gêneros fruto da evolução sócio-econômica.

Em seu livro, Ribeiro selecionou o que considera as 270 maiores músicas caipiras. Entre as dez melhores modas de viola estão A Morte do Carreiro, do Zé Carreiro e Carreirinho; Rei do Gado, de Teddy Vieira e Moça Boiadeira, de Raul Torres.

Em sua quinta reimpressão, a obra acompanha um DVD, no qual músicos da segunda geração da música caipira entre os quais estão Dino Franco, Zé do Rancho e Cacique e Pagé fazem uma homenagem ao mais antigo representante vivo da música de raiz: Tinoco, da dupla Tonico e Tinoco.

José Perez, nome de batismo de Tinoco, nasceu em Botucatu, no interior de São Paulo e está com mais de 90 anos. O irmão dele, João Salvador Perez, nascido em São Manuel, também no interior paulista, que ficou conhecido como o Tonico, morreu em 13 de agosto de 1994. A dupla gravou mais de 80 discos e se apresentou em milhares de shows pelo país afora.

Com as mudanças no meio rural, na maioria das pequenas propriedades a casa rústica iluminada por lamparinas é coisa do passado e, em muitas delas, vivem pessoas com telefones celulares, o que encurtou a distância com a área urbana. Antes desse meio de comunicação e da chegada da energia elétrica, a maioria dos moradores da roça tinha como única opção o rádio de pilhas para saber notícias de um parente hospitalizado, por exemplo, ou outra informação urgente. O locutor da emissora de rádio da cidade mais próxima se encarregava de mandar os recados.

Esse cotidiano isolado das grandes cidades, o dia a dia na lavoura, no trato com os animais e a rica natureza davam boas histórias para a composição de milhares de canções que se espalharam pelo país. A mesma inspiração vinha do sentimento do caboclo recém-saído da roça para a vida urbana.

Uma das maiores intérpretes da música de raiz e uma das vanguardista da participação de mulher nesse gênero musical, Inezita Barroso, nome artístico de Ignez Magdalena Aranha Lima, reconhece que o cotidiano da roça e a figura do caipira saíram das letras das músicas.

Ela considera, entretanto, que o talento e o modo de compor permanece igual, mas com novos elementos de inspiração. “Agora eles [compositores] contam a história de bandido que assaltou o carro, que matou a mulher, contam um monte de coisas modernas”. Ela lembra que eles, no passado, os cantores eram meio nômades, “penduravam aquela violinha no arreio e iam cantar em outra cidade um fato que aconteceu na cidade dele. Eram modas compridas, contavam tudo minuciosamente”, disse a artista.

Inezita é instrumentista, folclorista e formada em biblioteconomia pela USP.

“Tem muita gente aprendendo viola, tem surgido as orquestras de viola e até estão fabricando violas pequenas para a criançada. Acho que a viola não vai morrer. A gente deu um impulso e, agora, ela está pegando o jeito”, disse Inezita, no fim de maio, pouco antes de um bate-papo com jovens sobre o livro A Menina Inezita Barroso.

Escrito pelo jornalista e conhecedor da cultura popular, Assis Ângelo, que também é formado em Artes Plásticas na Paraíba, o livro traz uma biografia da artista, além de abordar a trajetória desta intérprete com quase 60 anos de carreira.

Edição: Lílian Beraldo

TRAILER FILME SENNA - AYRTON SENNA DOCUMENTARIO 2010

As canções de sedução de Paulo Setúbal

POR HENRIQUE AUTRAN DOURADO

Transcrito do jornal O Progresso de Tatuí, edição de 22.05.2011

Quando eu cursava o colégio, haviam sido banidos das estantes da biblioteca livros como “Menino de Engenho”, de José Lins do Rego, e “O Encontro Marcado”, de Fernando Sabino (ambos por trechos que hoje caberiam na novela das 18h). E toda a literatura que mesmo de longe mostrasse uma sombra de ateísmo, como “Esperando Godot”, de Samuel Becket, ou as peças teatrais de Eugène Ionesco. Helder Câmara (o “bispo vermelho”, diziam os militares), e qualquer ideia libertária, nem pensar. Bem-vindas eram as elegias de Rainer Maria Rilke, José de Alencar (com as devidas cautelas para “Iracema, virgem dos lábios de mel”) e Machado de Assis – sendo este último o autor da mais sublime e ambígua personagem, a mais linda dúvida de fidelidade da história da língua portuguesa: a Capitu, de “Dom Casmurro”.

Entre as obras de leitura estimulada, além da Bíblia, claro, havia o “Confiteor”, de Paulo Setúbal, nascido em Tatuí. Óbvio, crianças (e adolescentes...), sempre tendem a não gostar da verdura empurrada por suas mães, uma reação natural de negação aos costumes da geração anterior (costume, creio eu, em franco desuso nos dias de hoje). Por isso, considerávamos Setúbal carola, papa-hóstia e outros adjetivos não muito lisonjeiros – e oferecer-nos Setúbal soava como servir um prato de rabanete com chuchu e cenoura.

Passaram-se os anos, e resolvi ler “A Marquesa de Santos”, do tatuiano, desfazendo-me de preconceitos arraigados a certo ranço da velha esquerda colorida dos anos 1960/70. Despido dessa couraça, pude aproveitar mais tarde até Ezra Pound, escritor norte-americano que, mudando-se para a Itália, rendeu-se ao fascismo de Mussolini, de quem foi árduo defensor. E curti o que Pound tinha de bom: o corte da boa poesia e a costura do talento.

Foi neste ano de 2011 que o regente da Banda Sinfônica Jovem do Conservatório, o conhecido Pereira, presenteou-me com uma “Collecção” de partituras do compositor Mello Dias (pseudônimo), com letras de Paulo Setúbal, intitulada “Sê Feliz”. Saborosas já são as instruções do compositor para os intérpretes, escritas ao final de cada obra, ao lado do texto da letra: “não é para dansa, e portanto não pode ser executada ao rigor mecânico do compasso”. Ele as pretendia mais livres: “...a envolveria em vulgar monotonia”. Dias, em respeito à letra de Setúbal, deu-lhe caráter de “chanson”, suave e fluido como a poesia, apesar do subtítulo “tango-canção”, provavelmente simples alusão fortuita à sensual dança portenha.

A letra, de 1929 (imagine!), é uma pérola de insinuações que transpassa o simples romantismo: “És noiva ... Em breve há de raiar o dia (...) Irás à egreja... E, num altar formoso / Branca de anseio, tremula de goso / verás florir teu sonho de mulher”. E segue: “Oh, nesta noite, o baile terminado / ao te despires para o teu noivado (...) Tu hás de ouvir, na alcova silenciosa / o tom queixoso d’uma voz queixosa / que te dirá baixinho: Sê feliz!”.

Em “Sob um Pecegueiro”, Setúbal, com uma melodia agora mais ligeira de Mello Dias, revela que “Foi desde então que na minh’alma eu trouxe / como lembrança deste amor fagueiro / esse beijinho estaladinho e doce /que nós trocámos sob o pecegueiro”. Uma delícia de brincadeira, que em outra peça, “Certa Vez”, revela o autor enamorado, dizendo “Não cores desse jeito! / Era de noite. Arfava-nos o peito /e ardia em nós um languido desejo / Tomei-te as mãos... Sorriste / E aí, como num assomo / As nossas boccas, sem sabermos como / Famintamente uniram-se num beijo!”. A melodia vinha em um lânguido fá menor, quando, ao surgir aquela palavra mágica final, “beijo!”, abre-se um brilhante dó maior, em cadência plagal (não as plagas de que falou Castro Alves em “Espumas Flutuantes”, mas a referência a um tipo de terminação musical que sugere elevação, grandeza, e vinda de súbito!).

Descobri agora, muitos anos depois do colégio, um Setúbal que, à frente de seu tempo, e com sensualidade bem adiante daqueles seus anos, comungava seus romances com Vinicius de Morais, que escreveria muito depois (em “Ternura”): “Eu te peço perdão por te amar de repente / Embora o amor seja uma velha canção nos teus ouvidos / Das horas que passei à sombra dos teus gestos / Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos”.

Estudantes da Escola Celso de Melo visitaram a Câmara dia 1º


sábado, 11 de junho de 2011

Recitais de conclusão de curso com entrada franca dias 14 e 15

Filipe Dourado (cavaquinho) e Bruna Pilan Mulotto (saxofone) apresentam-se em recitais

O Conservatório de Tatuí, uma instituição do Governo do Estado de São Paulo, sedia na próxima semana dois recitais de conclusão de curso. No dia 14, terça-feira, o aluno do curso de choro Filipe Dourado apresenta-se em recital de conclusão de curso de cavaquinho. No dia seguinte, Bruna Pilan Mulotto faz recital de conclusão de curso de aperfeiçoamento em saxofone. Ambas as apresentações acontecem a partir das 19h, com entrada franca.

Sob coordenação de Alexandre Bauab e com orientação do professor Marcelo Cândido, Filipe Dourado apresenta-se ao lado dos músicos Paulo Ribeiro (violão), Fernando Pereira (trombone) e Luiz Gustavo Diez (percussão). Os próprios Bauab (violão) e Cândido (cavaquinho), além de Rodrigo Moura (pandeiro), também fazem participação especial.

No programa estão obras de Waldir Azevedo (Mirian, Pedacinho do Céu, Chiquita, Chorinho Antigo, Cadenciando, Assim Traduzi Você e Marcha de Espera), Hermeto Pascoal (Chorinho pra Ele), Tom Jobim (Triste), Chico Buarque (Feijoada Completa), Pixinguinha (Os 8 Batutas, Orlando Silveira e E. Sales e Perigoso).

Já na quarta-feira, dia 15, Bruna Pilan Mulotto faz seu recital acompanhada da pianista Helena Scheffel, sob orientação do professor Rafael Migliani e com coordenação do professor Juliano Kerber.

Ela apresentará obras de Renato Goulart (Imagens do Brasil), Jacques Ibert (Concertino da Câmera), Henri Tomasi (Ballade) e Bernhard Heiden (Diversion).

RECITAIS DE CONCLUSÃO DE CURSO
14.06 – 19h – Filipe Dourado (cavaquinho)
15.06 – 19h – Bruna Pilan Mulotto (saxofone)
Salão Villa-Lobos
Rua São Bento, 415
Tatuí-SP
Entrada franca
Informações: 15 3205-8444

MPF pede revisão de todos os contratos de concessão da ALL

Do site Correio do Brasil
10/6/2011 14:55, Por redação, com Reuters

O Ministério Público Federal (MPF) pediu ao Tribunal de Contas da União a revisão de todos os contratos de concessão da transportadora ferroviária América Latina Logística, em meio a denúncias de perdas ao patrimônio da antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA).

Segundo o MPF, a ação foi encaminhada para que o TCU adote medidas para melhorar o setor ferroviário no país.

Para o órgão, “na falta de efetivo controle, as concessionárias se apropriam do transporte ferroviário de carga e fazem suas escolhas livremente (…) Na prática, é a iniciativa privada quem determina onde e em que condições o serviço público será disponibilizado”.

A ação foi entregue pelo procurador da República Thiago Lacerda Nobre depois de ter sido elaborada pelo Grupo de Trabalho Transportes do MPF.

Representantes da ALL não puderam comentar imediatamente o assunto. A companhia é a maior concessionária da rede ferroviária do país, administrando cerca de 16 mil quilômetros dos 29 mil quilômetros de linhas férreas do país.

Às 12h11, as ações da ALL exibiam queda de 2,46%, cotadas a R$ 12,67. No mesmo horário, o Ibovespa recuava 1,48%.

“Em relação à ALL, o MPF pede ao TCU o exame global de todos os contratos de concessão e arrendamento que envolvam o transporte ferroviário e o grupo ALL; a análise dos financiamentos públicos concedidos à empresa, especialmente os contratados com o BNDES”, afirmou o órgão.

A ação também pede, entre outros itens, que o TCU analise o volume de bens móveis e imóveis arrendados devolvidos pela ALL e efetivamente recebidos pela extinta RFFSA ou pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

A RFFSA foi incluída no Plano Nacional de Desestatização em 1992 e a ALL assumiu ativos da malha em 1997, obtendo concessões de 30 anos para transporte público de cargas.

“À época, a situação das malhas a serem privatizadas era de precariedade financeira, quadro de pessoal superdimensionado e deterioração de seus ativos operacionais (…) O Estado delegou à iniciativa privada decidir sobre como e em quais áreas deveria investir para prestar o serviço com qualidade e rentabilidade”, segundo o MPF.

Banda Sinfônica e Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí unem-se em nova produção didática

Espetáculo ‘Sonho de Criança’, voltado a público a partir de oito anos de idade, terá sete apresentações

A Banda Sinfônica e a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí  uniram-se para produzir um novo espetáculo da série didática. “Sonho de Criança”, com concepção, textos e regência de Dario Sotelo, terá sete apresentações com entrada franca, voltada à formação de plateia. As apresentações acontecem nos dias 13, 15 e 16 de junho, às 9h30 e 14h, para grupos de escolas e instituições com agendamento prévio, e no dia 19 de junho, às 11h, a qualquer interessado.

O espetáculo “Sonho de Criança” integra a série de eventos didáticos organizados junto a grupos pedagógico-artísticos pelo Conservatório de Tatuí. Nele, a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí atua fortemente, dando um caráter ainda mais lúdico à proposta de apresentar música erudita inspirada por temas infantis.

“Sonho de Criança” conta a história de Zé Antonio e Charles. O primeiro é um simpático senhor que mudou-se para sua cidade natal no interior, depois de aposentado. O segundo, é um inglês que foi transferido para trabalhar no Brasil, onde se casou. Esses dois se encontram para contar uma grande aventura e, de uma maneira divertida será possível conhecer uma enorme loja de brinquedos, cheia de instrumentos e muitas outras histórias. A intenção é apresentar todas as famílias de instrumentos de uma banda sinfônica: madeiras, metais e percussão.

O espetáculo traz quatro obras que foram compostas sob inspiração infantil. De Edmundo Villani-Côrtes será apresentada “Sonho Infantil”, composta em 1993 durante a estada do compositor em Tatuí. “Uma das grandes paixões musicais do maestro Villani-Côrtes é a música tradicional do repertório folclórico brasileiro para crianças, e foi com base neste repertório que ele compôs a sua rapsódia Infantil. Além de citar alguns dos temas do ‘Peixe Vivo’ e ‘Teresinha de Jesus’, ele mantém todo o clima de sonho infantil por meio de orquestração extremamente refinada”, diz o maestro Dario Sotelo.

De Kit Turnbull, será apresentada “Cenas Infantis”, em cinco movimentos: Troca da Guarda, Ballet Shoes & Tutus, O Circo Trupe, Lâmpadas de Magia e tapetes voadores e A Loja de brinquedos. A obra cita a troca da guarda no Palácio de Buckingham, em Londres, que acontece diariamente, além de uma caixa de música e sua famosa bailarina e a apresentação de um grupo de acrobatas, malabaristas e palhaços. Ela termina com citações da visita de crianças a um espetáculo de Aladim e faz visitação a uma imensa loja de brinquedos, onde os instrumentos são apresentados.

De Heitor Villa-Lobos, o grupo executa “Prole do Bebê nº 2”, em nove movimentos, com orquestração de João Victor Bota. Composta em 1921, a obra tem a temática de diversos bichinhos de brinquedo, trazendo nove movimentos. “Em alguns momentos da obra é possível notar fragmentos de música folclórica brasileira, como se fosse alguém que relembra a própria infância. A exploração das sonoridades aproxima-se de trabalhos de compositores como Igor Stravinsky e Béla Bartók, que influenciaram a carreira de Villa-Lobos”, completa o maestro Sotelo.

A última obra apresentada no espetáculo é “Marcha das Crianças”, de Percy Grainger, que descreve a excursão de crianças a uma montanha encantada.

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Em funcionamento desde 1992, surgiu a partir de um processo de semi-profissionalização. Até o ano de 1996, era a única oportunidade de alunos de níveis avançados interagirem com músicos já profissionais, em apresentações oficiais, propiciando uma troca de experiências entre seus componentes.
Primando por repertório eclético, o grupo conta com vida fonográfica ativa. Atua fortemente na execução de obras encomendadas a arranjadores e compositores brasileiros, tornando-se fundamental no incentivo de produção de obras originais para bandas. Entre as mais importantes estão “Sinfonia nº 1”, de Edmundo Villani-Côrtes; “Sinfonia Anõia”, de Sergio Vasconcellos-Corrêa - que mereceu prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de melhor obra sinfônica de 1999 -, “Retratos do Brasil”, de Hudson Nogueira; “Portrait” e “Concerto para Banda”, de Edson Beltrami, entre muitas outras. Seu repertório conta com mais de 90 obras originais especialmente escritas para o grupo. Dentre essas, há 72 estréias brasileiras de repertório internacional que, hoje, são referências mundiais. Outra característica importante da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí é seu esforço em formar novas platéias por meio de concertos didáticos. Ao longo dos últimos anos, a banda vem realizando ações didáticas com objetivos de educar e envolver crianças e adolescentes no universo da música erudita. Nesse sentido, destacam-se projetos especiais como “Guia para Banda”, “Villa-Lobos encontra Guarnieri”, “A Vinda da Família Real ao Brasil” e “MomoPrecoce”.

Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí
A Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí une professores, atores e atrizes profissionais a alunos de nível avançado do curso de artes cênicas, mantido pela mesma instituição. Em sua fundação, o grupo reunia professores, assistentes e bolsistas do curso de formação de atores, se propondo a fazer trabalhos de alto nível e funcionando como estágio de aperfeiçoamento para os alunos. Além de dar oportunidade para o desenvolvimento do trabalho do ator, os alunos podiam, ainda, se aperfeiçoar em maquiagem, figurino, sonoplastia, iluminação, contrarregragem e direção. A estreia oficial do grupo ocorreu em 1987 com o espetáculo “Adeus Fadas e Bruxas”, de Ronaldo Ciambrone, sob direção de Antonio Mendes. Em 1988, o grupo monta “A Ironia do Riso”, de Antonio Mendes, sob direção de Beth Ozuch; e “O Gato de Botas”, adaptação e direção de Antonio Mendes. No VI Festival Estadual de Teatro promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, o grupo participa com os dois espetáculos, cada um dentro de sua categoria, e conquista prêmio de Melhor Direção, Indicações de Melhor Ator e Sonoplastia por “A Ironia do Riso” e premiação de Melhor Direção, 3º Melhor Espetáculo, Melhor Iluminação e indicação de Melhor Atriz por “O Gato de Botas”. Em 2010, com “Rosa de Cabriúna”, a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí foi a grande vencedora do 23º Festival de Teatro do Rio de Janeiro, realizado em âmbito nacional; e conquistou o prêmio de melhor ator coadjuvante no 38º FENATA – Festival de Teatro de Ponta Grossa, Paraná.

Sonho de Criança
Espetáculo Didático
Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí & Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí
Dias 13, 15 e 16 de junho – 09h30 e 14h00 (para grupos de escolas e instituições com reserva prévia)
Dia 19 de junho – 11h00 (aberto a qualquer interessado)
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415 - Tatuí-SP
Entrada Franca
Reservas prévias no Centro de Produção (15 32058431) ou retirada de ingressos antecipada de terça a sexta, 15h às 19h na bilheteria do teatro
Informações: 15 3205-8444

Que Fim Levou? - Antonio Del Fiol

Que Fim Levou? - Antonio Del Fiol

Peça “Favores da Lua - o prólogo” é apresentada em Itu

A encenação teatral “Favores da Lua-o prólogo”, com direção de Juliano Casimiro, estará na Casa de Cultura de Itu nos dias 11 e 12. A representação é livremente inspirada nas obras de Charles Baudelaire e Paul Gauguin. Além de inserir o público em um espaço intimista, apresenta um grupo de atores operando toda a iluminação do espetáculo, que é feita por lanternas coloridas.

‘Favores' conta de forma não cronológica a trajetória de um menino-homem, de um objeto artístico e de uma família. Nas palavras do diretor da peça, Juliano Casimiro, “tudo caminha para ser aquilo que não é. Dos elementos inicialmente dispersos nasce a possibilidade de histórias. Cada elemento será mais de um e todos os elementos serão aquilo que escondem ser”.

Para Casimiro, uma produção como “Favores da Lua- o prólogo” serve como instrumento para o fortalecimento da produção de espetáculos experimentais. “A capacidade de propiciar experiências de sensibilização tanto para o público como para os envolvidos diretamente com a elaboração do espetáculo é um dos pontos fortes e uma experiência estética valiosa”.

A encenação que já passou por algumas cidades do interior de São Paulo como Capela do Alto, Iperó e Itapetininga, também integra o projeto “Narrativas pessoais: Um caminho artístico para a identidade sociocultural” que foi aprovado pelo Pronac (Lei Rounet) e está em fase de captação.

O elenco da peça é constituído por atores/pesquisadores do Eu Outro Núcleo de Pesquisa Cênica- Tatuí/SP. O núcleo é um centro de pesquisa sócio-artístico-cultural, sem vinculo institucional, que centra suas pesquisas na linguagem cênica após o que se reconhece como Iluminura. Sem espaço físico definido, esse grupo pretende explicitar os processos de construção cênica realizando seus ensaios e discussões em espaços públicos. Mais informações no euoutronpc.blogspot.com.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Mutirão dos eletroeletrônicos velhos foi adiado para o dia 15

O mutirão para recolher aparelhos eletroeletrônicos inservíveis em Tatuí, que estava previsto para hoje, foi adiado para a próxima quarta-feira, dia 15, devido às chuvas que caíram sobre a cidade. Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que promove o evento, serão mantidos o local - Praça Paulo Setúbal - e o horário de recolhimento, das 9 às 16 horas. 

Tatuí vai perder mais um distrito policial

O 1º DP também poderá ser extinto

A Polícia Civil do Estado de São Paulo vai extinguir o 2º Distrito Policial de Tatuí, que funciona na Vila Esperança. Os serviços da unidade serão incorporados pelo 1º DP, à Rua 15 de Novembro, 1.307, a partir do próximo mês. A medida segue determinação do delegado-geral, Marcos Carneiro Lima, e visa estabelecer uma “reengenharia da parte funcional da corporação” com a "unificação" de distritos policiais em vários municípios paulistas.

À reportagem do jornal O Progresso de Tatuí, o delegado titular do município, José Alexandre Garcia Andreucci, declarou que a proposta da unificação não partiu dos delegados. “Não é uma vontade pessoal minha, e muito menos dos delegados dos distritos. É uma determinação superior da pasta, e a nós cabe, exclusivamente, cumpri-la”, disse.

O uso da expressão "unificação dos distritos policiais" parece apenas uma maquiagem para evitar uma revolta maior da população, que já teve o 3º DP, que funcionava na Rua Adauto Pereira, fechado na gestão anterior do governador Geraldo Alckmin. A palavra distrito significa divisão, delegacia, e uma unificação elimina essa divisão, portanto, acaba um distrito.

Tatuí ainda pode ficar sem DP algum
Os distritos policiais de Tatuí poderão ser completamente extintos. Isso porque é provável que os serviços dos distritos policiais passem a funcionar no novo prédio da Delegacia Central, que teve o projeto de reforma e ampliação aprovado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública neste mês.

Em sua primeira gestão, Geraldo Alckmin fechou a Delegacia Seccional de Polícia de Tatuí, o Instituto de Criminalística, o Instituto Médico Legal e o 3º DP de Tatuí, para dizer apenas da Secretaria de Segurança Pública.

Tatuí sedia 3ª etapa do Campeonato Sul Paulista de Motocross

A terceira etapa do Campeonato Sul Paulista de Motocross será disputada em Tatuí no próximo fim de semana, dia 11 e 12, sábado e domingo, no Motódromo Municipal Altair Passerani Filho, localizado ao lado do Conjunto Amaro Padilha (Inocoop). A entrada no evento é gratuita para o público e haverá praça de alimentação.No sábado, dia 11, os treinos irão acontecer das 14h30 às 17h30. No domingo, dia 12, os treinos serão das 9h30 às 10h, sendo que a primeira largada será às 11h. Serão disputadas provas nas categorias MX3, MX4, MX5, MX6, MXN1, MXN2, MXN3, MXN Gold, 65cc, Mini Moto e Júnior. Mais informações estão disponíveis no endereço eletrônico: www.vitoriamotoclube.com.br.

Guarda Civil Municipal passa a contar com 20 novos membros a partir desta sexta

Na sexta-feira, dia 10, acontece a formatura de novos membros da Guarda Civil de Tatuí, a partir das 10h, no Largo do Mercado. A solenidade, conduzida pela Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria de Segurança e Transportes, marcará a integração ao batalhão de 20 novos guardas, sendo cinco mulheres e quinze homens, totalizando 145 GCM’s. A formação destes guardas ocorreu durante os últimos quatro meses após, passando por etapas de prova escrita, condicionamento físico, avaliação psicológica e investigação. Os 20 primeiros colocados destas etapas passaram a integrar um curso com grade curricular segundo a Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), que entre outros itens, abordou: treino de resgate pré-hospitalar, armamento e tiro, direitos humanos, guarda comunitária, procedimentos operacionais de trânsito e treinamento físico. O prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo destaca que os novos guardas civis serão alocados para o patrulhamento das escolas e para o patrulhamento nas ruas da cidade.

Conjur - Itália não pode contestar decisão de Lula sobre Battisti, decide STF

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Conjur - Telefone 194 oferece informações sobre a Campanha do Desarmamento

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Conjur - Relator do processo no Cade reprova fusão entre Sadia e Perdigão

Do site Consultor Jurídico

O conselheiro relator do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) no caso Sadia-Perdigão, Carlos Ragazzo, reprovou a fusão das companhias por considerá-la danosa ao consumidor. Segundo o relator, só uma das empresas tem real concorrência com a outra no mercado de processados. Apesar de sinalizar que deve seguir o relator, o conselheiro Ricardo Ruiz pediu vista do caso, como informa reportagem do Estadão.

Caso o seu voto seja ratificado pelos demais conselheiros do Cade, Ragazzo propõe que as empresas tenham o prazo de 10 dias para voltarem à situação anterior, inclusive quanto à aquisição de insumos e serviços no mercado interno, de acordo com Apro firmado entre as empresas e o Cade.

"O cenário que foi mostrado pela BRF é extremamente danoso ao consumidor e torna a aprovação impossível. As duas empresas respondem por mais de 50% do mercado de processados. Chegando a 90% em outros. Concorrentes não chegam a fatia de 10% desse mercado", disse o relator. "As propostas das companhias não chegavam nem perto de solucionar problemas da operação", completou.

Ragazzo também disse que a fusão pode gerar preços elevados, contribuir para o aumento da inflação e comprometer a renda do cidadão. "Não se pode dizer que os itens comercializados são artigos de luxo. É provimento e comida. São usados pela classe C e D, que estão sendo prejudicadas pela falta de concorrência desse mercado", disse, ressaltando que o aumento das exportações pode ser feito por cada empresa individualmente.

O conselheiro Ricardo Ruiz pediu o prazo de até o dia 15, quando será realizada a próxima sessão, para se pronunciar. Para ele, além de ser inadequada em termos de conceito, a proposta das empresas também apresentou uma escala "modestíssima". "Seria uma formação, uma coordenação de cartel", considerou.

No parecer apresentado ao conselho, a Procuradoria Federal Especializada junto ao Cade concluiu por aprovar a operação "condicionada a restrições, desde que (i) possibilitem, efetivamente, que um terceiro agente econômico possa contrastar o poder de mercado gerado para BRF e/ou (ii) possibilite-se repartir com os consumidores as eficiências decorrentes da operação".

Os conselheiros Alessandro Octaviani, Olavo Chinaglia e Marcos Veríssimo e o procurador do Ministério Público Federal no Cade, Luiz Augusto dos Santos Lima vão aguardar o prazo para se pronunciarem.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Sete dias de música em Tatuí por apenas R$ 20

ROGER MARZOCHI - Agência Estado

Que tal uma semana inteira de muita música para ouvir e fazer por apenas R$ 20? A promoção nada tem a ver com aquela de uma saudosa marca de facas que cortavam tudo, menos a resistente meia-calça vendida pelo mesmo 0800. Até a próxima quarta-feira (15), é possível aos amantes da musica, músicos, estudantes e ouvintes se inscreverem no 18º Festival de MPB - Painel Instrumental que será realizado de 3 a 9 de julho no Conservatório de Tatuí, no interior do Estado de São Paulo.

Quem não fizer a inscrição, terá que pagar R$ 10 por dia para participar de alguma das atividades. Com a inscrição, o participante ganhará um crachá que dará passe livre a shows e palestras com músicos que deixaram sua marca em grande parte da música produzida no País nos últimos 40 anos, como Nenê, que já foi baterista da Elis Regina e Milton Nascimento; Vinícius Dorin, que já tocou com Simone, Gal Costa e Hermeto Pascoal. E novas feras como Rodrigo Morte, que já arranjou encrencas para a Jazz Sinfônica, Daniela Mercury, Paulinho da Viola, Ed Mota, Arnaldo Antunes, Maria Rita e Leo Gandelman, entre outros; Thiago do Espírito Santos, filho do multiinstrumentista Arismar do Espírito Santo com a pianista Silvia Góes; e Irio Junior, jovem pianista que tem surpreendido público e companheiros de palco.

Além de aceitar amadores e estudantes, o Festival também selecionará 45 estudantes bolsistas que terão aulas intensivas ao longo do festival e formarão cinco big band em uma semana, com apresentações previstas para o fim do evento, no dia 9. Serão aceitos cinco candidatos para arranjo, piano, bateria, guitarra, baixo elétrico, percussão, trompete, trombone, saxofone (sendo 2 alto, 2 tenores e 1 barítono). Os interessados de todo o País devem, além de pagar os R$ 20 da inscrição, enviar arranjo escrito ou música de livre escolha gravada em CD para o Conservatório.

Brasil de todos os ritmos - Os 45 bolsistas selecionados não recebem ajuda financeira, mas terão direito à alimentação, estadia e transporte do alojamento ao local do evento. "Hoje certamente podemos falar da música instrumental, a música improvisada, produzida no Brasil, com letras maiúsculas", escreve no site do Conservatório Érica Masson, coordenadora do Curso de MPB&Jazz do Conservatório de Tatuí e coordenadora do Painel Instrumental.

"Uma coisa é certa: aquilo que percebemos como música instrumental não pode ser reduzida a apenas uma linha estética, mas de um estilo plural e mutável. Talvez a sua característica resida na riqueza extraordinária da matriz rítmica. Só o território brasileiro pulsa de norte a sul numa miríade de ritmos diferentes. Para mencionar apenas alguns, não necessariamente em ordem de importância: o frevo, o maracatu, o maxixe, o xote, o baião, o coco, o martelo, a embolada, a moda, o samba, a bossa nova, a seresta, a rancheira, o batuque. Em outras palavras, poderíamos dizer que não temos um swing apenas, temos muitos."

Interessados em concorrer às vagas de bolsistas ou se inscrever como participantes têm três opções: pessoalmente, via internet ou postagem pelos Correios. Para se inscrever pela internet basta acessar o site www.conservatoriodetatui.org.br/painelinstrumental e preencher ficha de inscrição, anexando o comprovante de depósito da taxa de inscrição no valor de R$ 20,00 e, para candidatos à vagas de bolsistas, enviando arquivos obrigatórios. Também é possível, após efetuar o depósito bancário, se inscrever pessoalmente à rua São Bento, 415, (Tatuí-SP) ou fazer o download da ficha de inscrição no site e enviar o material pelos Correios.

Programação*
03/07
20h30 - Teatro Procópio Ferreira
Orquestra Sinfônica & Big Band do Conservatório de Tatuí
Apresentam "Ellington e Strayhorn em Concerto"
Celso Veagnoli, coordenação da Big Band
João Maurício Galindo, regente

04/07
6h00 - Salão Villa-Lobos
Workshop - Piano Contemporâneo
Irio Jr.
20h30 - Teatro Procópio Ferreira
Big Band do Conservatório de Tatuí convida Vinicius Dorin
Celso Veagnoli, coordenação da Big Band

05/07
16h00 - Salão Villa-Lobos
Workshop Nenê
16h00 - Sala de MPB
Workshop "O Choro Brasileiro e o Ragtime Americano: história, similaridades e influências"
Palestrante: Daniel Dalarossa (Fundador e Presidente da Global Choro Music)
20h30 - Teatro Procópio Ferreira
Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí
Alexandre Bauab Jr., coordenação

06/07
16h00 - Salão Villa-Lobos
Workshop com Vinicius Dorin
16h00 - Sala MPB
Workshop "Arranjo - Procedimentos, Técnicas e Aplicações" com Rodrigo Morte
20h30 - Teatro Procópio Ferreira
Thiago do Espirito Santo e Outside Big Band
Thiago do Espirito Santo, Baixo e Guitarra
Erica Masson, coordenação e regência

07/07
16h00 - Salão Villa-Lobos
Workshop com Thiago do Espirito Santo
20h30 - Teatro Procópio Ferreira
Jazz Combo do Conservatório de Tatuí & Edmundo Villani-Côrtes

08/07
14h00 - Teatro Procópio Ferreira
Apresentação dos Alunos e Professores do Painel Instrumental
20h30 - Teatro Procópio Ferreira
Rafael de Lima Quarteto apresenta "Transfigurações Brasileiras" (ProAc)
Rafael de Lima, composições, direção e saxofone
Zé Alexandre Carvalho, contrabaixo
Eloá Gonçalves, piano
Fábio Augustinis, bateria

09/07
20h30 - Teatro Procópio Ferreira
Trio Corrente - Lançamento do CD Corrente Vol. 2
Fabio Torres, piano
Edu Ribeiro, bateria
Paulo Paulelli, baixo

* Não inclui as atrações previstas para o Foyer Mario Covas. Para conhecer a programação completa entre no http://www.conservatoriodetatui.org.br/painelinstrumental/programacao.php

É nesta quinta o recolhimento de eletroeletrônicos inservíveis


Projeto Lições de Casa está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Projeto Lições de Casa, que é desenvolvido pelo Fusstat - Fundo Social de Solidariedade de Tatuí. O objetivo é capacitar as empregadas domésticas, dando dicas de como decorar a casa, organização, limpeza, ensinando a realizar um jantar especial e muito mais.

O curso é gratuito. O local de inscrição é a sede do Projeto Lições de Casa, na Rua Godoy Moreira, nº 217, próximo à UBS Toninho Enfermeiro. É necessário levar os documentos pessoais, tais como CPF, RG, comprovante de endereço e um telefone de contato.

Fusstat organiza Feira do Tricô a partir desta quinta

O Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat) organiza, de 9 a 11 de junho, uma Feira de Tricô, com produtos de primeira qualidade, confeccionados pelos alunos e orientadores da Oficina de Tricô do Fusstat. O local é o Centro Cultural Municipal, na Praça Martinho Guedes (Praça do Pinheirão), nº 12. Dia 9, quinta-feira, o horário de funcionamento é das 10 às 18h. No dia 10, sexta, a feira funcionará das 10 às 22h e, no sábado, dia 11, das 10 às 18h.

Quem for até o local poderá ainda saborear os produtos da Padaria Artesanal, com café, bolos, tortas, pães, bolachinhas e beliscão.

Escola Alan de Araújo comemora Dia do Patrono com vários eventos

A Emef Alan Alves de Araújo, do Bairro Tanquinho, organiza de 9 a 16 de junho atividades relacionadas ao Dia do Patrono. Serão vários eventos, incluindo Festa Junina, exposição de trabalhos, espetáculo teatral, torneio de futsal e apresentação de ciranda popular. O endereço é Rua Geraldo Drago, nº 50, Conjunto Osvaldo Del Fiol (CDHU)..

Confira a programação: Quinta-feira, dia 9: 14h, Cerimônia de Abertura em Homenagem ao Patrono da Escola e Abertura da Exposição dos Trabalhos e Obras do Homenageado. Sexta-feira, dia 10, às 10 e 16h, acontece uma apresentação teatral. Sábado, dia 11, a partir das 9h, haverá Festa Junina, com a participação de uma quadrilha da escola.

Dia 14, terça-feira, às 10h, haverá a entrega do Prêmio aos Participantes do Concurso de Poemas; às 11 e às 17h30, acontecem apresentações de Ciranda Popular. Dia 15, quarta-feira, às 10h, haverá um Campeonato de Futsal e às 14h30. Acontecerá um Show de Talentos da Escola. Dia 16, quinta-feira, às 11h30, haverá o Encerramento do Dia do Patrono, com apresentação da “Fanfarra do Alan” e do Grupo de Seresta, coordenado pela professora Celina Araújo.

Percussão do Conservatório de Tatuí e saxofone: apresentações na sexta-feira, dia 10

O Conservatório de Tatuí, uma instituição do Governo do Estado de São Paulo, sedia três apresentações gratuitas na próxima sexta-feira, dia 10. Às 10h e 15h, no Teatro Procópio Ferreira, acontecem duas apresentações da série “concertos didáticos”, desta vez pelo Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí. Já às 19h, no Salão Villa-Lobos, haverá recital de conclusão de curso da formanda Lívia Gasterdelli. Todas as apresentações têm entrada franca.

Sob coordenação de Luis Marcos Caldana, o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí apresenta a família dos instrumentos percussivos e, ainda, algumas criativas possibilidades na área – como a utilização de sacos de papel, vassouras e o próprio corpo como instrumentos. A idéia é apresentar, de forma criativa, os instrumentos a grupos de estudantes da rede de ensino. As apresentações integram a série de concertos didáticos organizada pelos grupos pedagógico-artísticos do Conservatório de Tatuí, voltada à formação de público. Mais de 800 crianças serão recebidas nas apresentações.

No programa dos concertos didáticos estão obras de Jared Spears (“Capricho Diabólico”), David Mancini (“Concerto para Bateria e Grupo de Percussão”), Vic Firth (“Roll of Rumba”), Bob Becker (“Atenteben”), Mark Ford (“Diálogo de Peles”), Larry Spivack (“Concerto para sacos de papel”), Chris Crockarell (“Brooms Hilda”) e William Schinstine (“Scherzo sem instrumentos”).

Em atividade por mais de três décadas ininterruptas, o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí é o mais antigo grupo do gênero no país, abrindo caminho a outros semelhantes em solo nacional. Criado em 1975, com objetivos de oferecer aos estudantes de níveis básico, intermediário e avançado da escola de música a oportunidade de executar peças específicas para grupos de percussão, algo raro no Brasil. Com isso, os instrumentistas passaram a ter aperfeiçoamento individual e a aprimorar a experiência de apresentação em grupo. Ao longo de sua história, já contou com mais de 200 percussionistas-integrantes, recebeu inúmeros solistas e realizou concertos importantes nos país diferentes pontos de São Paulo e de outros Estados brasileiros. Além de executar clássicos erudito e popular, o grupo estimula a composição de novas obras, incentiva a formação de público para os mais variados estilos e populariza a percussão agregando características performáticas e de dança. Em 2006, lançou o primeiro CD "30 Anos de História", com objetivos de agradar aos mais diferentes gostos, registrando não somente os grandes clássicos ou as festejadas obras contemporâneas. O trabalho traz um vasto repertório popular, enfatizando os ritmos brasileiros, sempre com alta qualidade técnica.
Recital de Saxofone
Também na sexta-feira, dia 10, às 19h, com entrada franca, acontece recital de saxofone da formanda Lívia Gastardeli, acompanhada pela pianista Helena Scheffel. Aluna do professor Marcos Pedroso, a saxofonista apresenta-se em recital de conclusão de curso de aperfeiçoamento em instrumento. A organização do recital é do professor Juliano Kerber.
No programa do recital estão obras de Ronaldo Miranda (“Fantasia”), Michele Mangani (“Página D'Album”), C. Koechlin (“Épitaphe de Jean Harlow”), Astor Piazzola (“Piazzolando”) e Paul Creston (“Sonata”). O recital terá participação especial da flautista Mayara Filier.

SERVIÇO
10 de Junho
10h e 15h – Concertos Didáticos - Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí
Luis Marcos Caldana, coordenação
Teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415)
Entrada franca a estudantes e grupos de instituições. Agendamento prévio pelo telefone 15 3205-8431.

19h00 – Recital de Saxofone
Lívia Gastardeli, saxofone
Helena Scheffel, piano
Salão Villa-Lobos (rua São Bento, 415)
Entrada franca
Informações: 15 3205-8444

Prefeitura decreta 3 dias de luto por Wadih Helu

Através do decreto municipal 11.716, de 7 de junho de 2011, o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo declarou três dias de luto oficial no município de Tatuí pela morte do ex-deputado tatuiano Wadih Helu. Nas considerações, o decreto mostra que Wadih Helu foi deputado estadual por vários mandatos; vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; presidente do Sport Club Corinthians Paulista; relator da Comissão de Administração Pública na Constituinte Paulista; membro da Comissão do Poder Judiciário e de Sistematização; e foi secretário de Estado da Administração no Governo Paulo Maluf (1978-1982); atuou em favor de reformas de escolas públicas estaduais de Tatuí e na instalação da Sabesp na cidade. 

terça-feira, 7 de junho de 2011

Morre Wadih Helu aos 89 anos em São Paulo

O advogado e político tatuiano Wadih Helu morreu, nesta terça-feira (7/6), em São Paulo, aos 89 anos. Formado pela Faculdade de Direito da USP, em 1955, Wadih Helu nasceu em Tatuí, em 15 de março de 1922. O advogado foi deputado estadual de 1979 e 1983, pela Arena; de 1983 a 1991, pelo PDS; de 1991 a 1995, pelo PTB; de 1995 e 1999, pelo PPR; e de 1999 a 2003, pelo PPB.

A morte do advogado Wadih Helu foi lamentada pelo presidente da OAB paulista, Luiz Flávio Borges D'Urso. Ele lembrou um pouco a história do colega. “É consternado que recebo a triste notícia do falecimento de Wadih Helu. Registro a perda de um amigo de meu pai, que também se tornou meu amigo. Enquanto colega advogado foi um interlocutor aliado aos pleitos da OAB-SP junto às autoridades constituídas. O seu passamento dá lugar a um exemplo perene de grande profissional e extraordinário homem público, que se destacou, tendo participado da Assembleia Nacional Constituinte e ser humano formado pelos valores e convicções do bem”, ressaltou Luiz Flávio Borges D’Urso.

Helu foi segundo vice-presidente da Assembleia em 1975 e 1976. Fez parte das Comissões de Administração Pública e Judiciária, foi secretário estadual de Administração entre 1979 e 1982, durante o governo de Paulo Maluf. Obteve na sua eleição à Constituinte 28.060 votos, a maioria na capital.

Presidiu o Esporte Clube Corinthians Paulista entre 1961 e 1971. Durante a Constituinte, foi membro e relator da Comissão de Administração Pública e atuou nas comissões do Poder Judiciário e de Sistematização. Com Informações da Assessoria de Imprensa da OAB.

Texto base: Consultor Jurídico
Foto: Correio Várzea-Grandense

Rosendo sofre acidente e está internado



Claudinei Velasco

O cantor e compositor Roberto Rosendo de Camargo (69) sofreu um acidente no último fim de semana e seu estado é grave. Ele permanece internado na UTI do Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba.
Segundo consta, após um show no Hotel Jerubiaçaba, em Águas de São Pedro, ao se dirigir para o seu quarto, veio a cair e bateu fortemente a cabeça em uma das escadas. Socorrido, ele foi encaminhado para Piracicaba, onde passou por duas cirurgias durante a semana. Está em coma.

Do grupo Olá Somos Tatuianos! no Facebook
Foto: BoituvaSP.com

Juri Popular condena mais um

Em mais uma sessão do Tribunal do Juri Popular, Augusto Vinícius de Freitas Costa foi condenado nesta terça-feira a 12 anos de reclusão (6 por tentativa de homicídio e 6 por estupro). O réu confessou a prática dos crimes, apenas ressalvando que não teve intenção de matar, tese defendida por sua defensora, a Dra. Luzia Bernadeth dos Santos. Os delitos foram praticados em 21 de novembro de 2007, em Tatuí. A acusação foi apresentada pelo promotor de justiça Dr. Carlos Eduardo Pozzi. A presidência coube ao juiz Dr. Diogo Corrêa de Morais Aguiar.

Tatuí realizou o 2º Festival de Pipas


segunda-feira, 6 de junho de 2011

Projeto Território Jovem leva 450 pessoas às ruas do Jardim Tókio

No domingo, dia 5, aconteceu ao lado da E.E. Semiramis Turelli Azevedo, no Jardim Tókio, mais uma edição do Projeto “Território Jovem”, desenvolvido pela Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria Municipal da Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude. Cerca de 450 pessoas estiveram presentes.

O evento teve a participação dos seguintes grupos musicais: Banda Paranóia, Banda American Box, Banda Wellers, a dupla sertaneja Rick Lima e Diego e finalizando com a Banda War Brothers.

Entre as apresentações artísticas tivemos a Dj Kátia Soali esquentando as pick-ups com os mais diversos ritmos do momento. O axé e funk se fizeram presente com a Léia e Jô, que agitaram o público presente.

Na parte esportiva houve futebol, basquete e skate. Também teve a participação do Projeto Tesoura e Cia., contabilizando cerca de 40 atendimentos entre corte de cabelo (masculino e feminino), manicure e pedicure. No Projeto Fala Garoto!, foram recolhidas treze sugestões dos munícipes presentes.

Escola dos Jardins de Tatuí comemora o Dia da Patrona

Na sexta-feira, dia 3, no Ginásio Municipal “Ezenildes Moreira”, anexo à EMEF Eunice Pereira de Camargo, nos Jardins de Tatuí, aconteceu uma cerimônia que marcou o Dia da Patrona da escola.

Várias apresentações foram realizadas e alguns desenhos tendo a patrona como tema foram expostos. Um vídeo, com depoimentos de pessoas conhecidas da professora Eunice Pereira de Camargo foi exibido aos presentes.

Funcionários visitam futuras instalações do Fórum

Funcionários do Poder Judiciário foram finalmente liberados para conhecer as futuras instalações do Fórum da Comarca. Em pequenos grupos, eles tem conhecido seu futuro ambiente de trabalho na Avenida Virgínio Montezzo Filho, 2.009, na Nova Tatuí. A rotatória está sendo finalizada. O que mais desagrada a todos, mas principalmente as mulheres, é o estacionamento, aberto e apenas com pedrisco no chão. O tamanho das salas também tem sido motivo de comentários, umas grandes demais e outras muito pequenas. O Tribunal de Justiça ainda não autorizou a mudança.

domingo, 5 de junho de 2011

Abertas inscrições ao VII Curso de Férias

Serão concedidas 90 bolsas para curso de oito dias em instrumentos de banda sinfônica

Para se inscrever clique em:
http://www.coretopaulista.com.br/eventos/evento3/inscreva-se.php

Estão abertas até 20 de junho as inscrições ao Coreto Paulista – VII Curso de Férias para Instrumentistas de Banda, evento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo no período de 16 a 23 de julho, no Conservatório de Tatuí (interior de São Paulo). Serão oferecidas 90 bolsas, com direito a estadia, alimentação e transporte dentro do município, a instrumentistas de banda sinfônica. As inscrições são abertas a qualquer interessado.

O VII Curso de Férias, com direção artística de Dario Sotelo, oferecerá aulas individuais e coletivas de instrumentos de sopro e percussão, prática de banda sinfônica e prática de música de câmara. Os bolsistas selecionados terão direito à participação gratuita de todas as atividades e, ainda, às apresentações promovidas dentro do evento.

Serão selecionados bolsistas para os seguintes instrumentos: flautim (1 vaga), flauta (8), oboé (4), corninglês (1), requinta (1), clarinete (12), clarone (2), fagote (6), saxofone soprano (1), saxofone alto (4), saxofone tenor (2), saxofone barítono (1), trompa (8), trompete (8), trombone (8), bombardino (8), tuba (6) e percussão (9).

Os inscritos poderão efetuar testes de duas formas: por meio de teste presencial ou enviando DVD com repertório indicado (somente para aqueles que residirem a mais de 200 km de Tatuí). O teste presencial será no dia 26 de junho. O resultado será divulgado a partir de 29 de junho.

Inscrições
Para se inscrever, é necessário preencher ficha disponível no site www.coretopaulista.com.br. Após preenchimento, o candidato receberá, em seu email, mensagem de confirmação e solicitação de encaminhamento, via sedex ou carta registrada postada até o dia 20 de junho, dirigida ao Coreto Paulista - VII Curso de Férias (endereço Rua São Bento, nº 415 – CEP 18270-820 – Tatuí/SP) de cópia de documentos pessoais, fotos 3x4 e do comprovante de depósito da taxa de inscrição no valor de R$ 10,00, além de DVD com repertório de nível técnico avançado (caso o candidato opte pela seleção via áudiovisual e não teste presencial, opção válida a residentes a mais de 200km de Tatuí). O depósito de R$ 10,00 deverá ser feito à favor de Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí, no Banco do Brasil, agência 6505-6, conta corrente 40.516-7. Caso selecionado, o bolsista efetuará pagamento de taxa complementar no valor de R$ 20,00.

Corpo docente
O corpo docente do VII Curso de Férias, com direção artística de Dario Sotelo e coordenado por Marcelo Maganha, será formado pelos professores Edson Beltrami (flauta transversal), Isaac Duarte (oboé), Ovanir Buosi (clarineta), Jamil Mamedio Bark (fagote), Marcos Pedroso (saxofone), Fernando Dissenha (trompete), Nikolay Alipiev (trompa), Julio Rizzo (trombone), Rafael Mendes (bombardino), Albert Khattar (tuba), Cleber Campos (percussão) e Míriam Braga (música de câmara).

Programação
Além das atividades pedagógicas (restritas a inscritos), o VII Curso de Férias conta com concertos abertos a toda população. A abertura do evento será no dia 16 com a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí (sob regência de Dario Sotelo). No dia 17, apresenta-se o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí (sob coordenação de Luis Marcos Caldana). Nos dias 18, 19 e 20 acontecem recitais de Música de Câmara com professores e alunos do festival. No dia 21 haverá participação especial do University of Florida Chamber Players (Grupo de Câmara da Universidade da Flórida, Estados Unidos). No dia 22, o concerto será com a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, regida por Marcelo Jardim. O mesmo maestro regerá a Banda de Bolsistas do Curso de Férias no encerramento do evento, no dia 23.

Todas as apresentações acontecem às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, à Rua São Bento, 415.

SERVIÇO
CORETO PAULISTA – VII CURSO DE FÉRIAS
De 16 a 23 de Julho no Conservatório de Tatuí
Inscrições até 20 de Junho
Taxa: R$ 10,00
Informações: www.coretopaulista.com.br

História da Apae de Tatuí

A trajetória da APAE de Tatuí é feita de histórias cheias de luta, dedicação, respeito comprometimento e profissionalismo. Mãos que ajudaram a concretizar a realização de um sonho plantaram a semente do amor, auxilio e esperança. Há 30 anos, era fundada a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tatuí. O idealizador do projeto. Dr. Nelson Marcondes do Amaral, em uma reunião na “Chácara Três Fontes”, reuniu um grupo de pessoas entre autoridades, rotarianos, pais de excepcionais e simpatizantes da causa.

No dia 25 de julho de 1976, o anfitrião transformou esta reunião em Assembléia de Fundação e Constituição da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e de acordo com o registro no 1º Livro de Atas, foram considerados fundadores, todos aqueles, cujos nomes ali estão lavrados.

Instalada em um pequeno imóvel alugado na Rua XV de Novembro, nº 353, funcionou durante dois anos, enquanto sua sede social, com ajuda de pessoas da comunidade, ia sendo construída num terreno de 12.920 m², doado pelo Sr. Wanderley Bocchi e sua esposa Senhora Maria Penteado Bocchi.

No dia 04 de Novembro de 1978, com grande pompa, foi inaugurada a Sede da APAE. Quando da inauguração da APAE era sua Presidente a saudosa professora Eunyce Nobile Orsi, que durante 10 anos esteve e soube vencer de maneira extraordinária este desafio.

Poema de um aluno da APAE
PRÍNCIPE POETA (Alexandre Lemos - 28 anos, com idade mental de 15 )
Aluno da APAE de São Vicente, chamado, pela sociedade, de excepcional. Excepcional é a sua sensibilidade!

ILUSÕES DO AMANHÃ
'Por que eu vivo procurando um motivo de viver,
Se a vida às vezes parece de mim esquecer?
Procuro em todas, mas todas não são você.
Eu quero apenas viver, se não for para mim, que seja pra você..
Mas às vezes você parece me ignorar,
Sem nem ao menos me olhar,
Me machucando pra valer.
Atrás dos meus sonhos eu vou correr.
Eu vou me achar, pra mais tarde em você me perder.
Atrás dos meus sonhos eu vou correr.
Eu vou me achar, pra mais tarde em você me perder.
Será que esse mundo tem jeito?
Esse mundo cheio de preconceito.
Quando estou só, preso na minha solidão,
Juntando pedaços de mim que caíam ao chão,
Juro que às vezes nem ao menos sei, quem sou.
Talvez eu seja um tolo, que acredita num sonho.
Na procura de te esquecer, eu fiz brotar a flor
Para carregar junto ao peito,
E crer que esse mundo ainda tem jeito.
E como príncipe sonhador...
Sou um tolo que acredita, ainda, no amor.'

Se uma pessoa assim acredita tanto, porque as que se dizem normais não acreditam?

Claudiney Welasko

Fotos do Dia do Desafio




Fotos do 5º Casamento Comunitário na Concha Acústica






Fotos da 6ª Tropeada em Tatuí, dia 25 de maio



poesia>>> TOCATA E ... FUGA!


José Rigolão


Tinha talvez 10 anos
Falava baixo, como pedindo licença
Para quebrar... o silêncio.
Era um pigmeu desarmado
Enfrentando gigantes.
Não demonstrava medo.
Era apenas triste...

Que mundo é esse que pode deixar
Um menino triste!

Que mundo é esse que faz
Um menino pedir esmola!

Sabe, ele poderia ser o meu ou o teu filho!
Se fosse!
O que você – ou eu – estaria
Pensando ou fazendo?
Bebendo ou matando!

...Prefiro pensar que o garoto
Era um bom ator.
Vivendo o papel de malandro.


 Do livro Letras e Linhas (s/d)

“Rigolão nos reconcilia com a poesia da boa feitura, através do poemeto dedicado ao nobre moleque que estaria vivendo o papel de malandrinho.” (Maurício Loureiro Gama).

sábado, 4 de junho de 2011

Novos serviços do Detran no Poupatempo de Tatuí

O Poupatempo de Tatuí já presta quatro novos serviços antes só disponíveis nas Ciretrans: cadastro para 1ª habilitação, adição de categoria, mudança de categoria e reabilitação de condutor.

“Oferecer mais serviços relacionados à habilitação de condutores nos Postos do Poupatempo em todo o Estado foi a primeira missão que estabelecemos para a construção de um novo Detran. Para o cidadão, isso significa ter mais opções e rapidez no atendimento”, afirmou o secretário de Gestão Pública, Julio Semeghini, através de uma nova divulgada pela sua assessoria.

Em junho, o Detran-SP vai lançar um novo portal na internet, além de canais de relacionamento direto com os usuários, como ouvidoria e teleatendimento. Outra novidade será a entrega da CNH definitiva na Casa do Cidadão, sem necessidade de realizar o pedido em um posto do Detran-SP.

Em Tatuí, a unidade do Poupatempo funciona na Avenida Firmo Vieira de Camargo, nº 135, ao lado da Rodoviária, e atende de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h, e aos sábados, das 9 às 13h.

Elektro nas Escolas traz Estação Móvel de Ensino para Tatuí


Mais de seis mil alunos de 25 escolas municipais de Tatuí vão ter a oportunidade de participar do Projeto “Elektro nas Escolas”. Uma Estação Móvel de Ensino está disponível na cidade até o dia 22 de junho. A parceria é com a Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria Municipal da Educação.

Nesta primeira semana, a Estação Móvel de Ensino atendeu à região da EMEF “Firmo Camargo Del Fiol”, no Jardim Planalto. Pela programação, de terça a sexta, 7 a 10 de junho, a unidade móvel estará na EMEF “Eunice Pereira de Camargo”, no Jardins de Tatuí. De 14 a 17 de junho, o polo a ser atendido será a EMEF “José Tomás Borges”, no Bairro Santa Cruz. Por fim, de 20 a 22 de junho, a região a ser visitada será a da EMEF “Alan Alves de Araújo”, no Bairro Tanquinho.

A Estação Móvel de Ensino, um caminhão todo equipado e que conta com infraestrutura para atuar, simultaneamente, como Laboratório de Eficiência Energética, no qual os alunos poderão aprender mais sobre a origem e a história da eletricidade.

O Projeto “Elektro nas Escolas” faz parte do Programa de Eficientização Energética da Elektro. É realizado de acordo com as regulamentações da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Tem como objetivo treinar os professores da rede pública para ensinarem seus alunos, do 1ª ao 9º ano, a usar de forma segura e eficiente a energia elétrica. As escolas também recebem um kit com o material para o treinamento das crianças do ensino fundamental.

Projeto Território Jovem acontece neste domingo no Jardim Tókio

Projeto Território Jovem no CDHU Orlando Lisboa

Neste domingo, dia 5, na Rua Marieta de Assunção Telles, no Jardim Tókio, das 10 às 16h, acontece a 5ª edição do Projeto Território Jovem. O evento contará com Tenda Musical onde será realizada uma Oficina de Violão. Ao final, haverá uma apresentação dos jovens que fizerem a oficina. As bandas Vodka Joe, Paranóia, War Brothers, American Box e Wellers também irão se apresentar. Apresentações de dança e de artistas do bairro também irão acontecer, e ainda a apresentação da DJ Kátia Soali.

A tenda “Dê um tapa no Visu” trará manicures e cabeleireiros do Projeto Tesoura e Cia. para atender à população. Projeto “Fala Garoto” trará opiniões dos jovens para modificar a qualidade de vida de seus bairros.

Na parte esportiva, os destaques serão: futebol, basquete, skate e gincanas. E na área da saúde, haverá a participação do “Odontomóvel” (um consultório dentário adaptado em um micro-ônibus), para analisar os problemas de saúde bucal dos jovens e crianças presentes no evento.

Prefeitura de Tatuí fez a limpeza de 200 terrenos que estavam com mato

A Prefeitura de Tatuí, através do Setor de Fiscalização, notificou e autuou recentemente 200 proprietários de lotes em diversos bairros do município. Estas pessoas autuadas foram as que não responderam à notificação de maneira positiva, ou seja, não limparam seus próprios terrenos. Com isso, estas autuações geraram uma divida destes contribuintes com o município, que pode vir a ser cobrada na Justiça com juros e multas, se não forem pagas.

Uma empresa foi contratada pela Prefeitura de Tatuí para efetuar a limpeza dos terrenos na Vila Santa Helena, Jardim Santa Rita de Cássia, Jardim Rosa Garcia I e II, Vila Angélica, Jardim São Conrado, Jardim Gonzaga, Valinho, São Judas Tadeu, Jardim América e Jardim Wanderley.

“A fiscalização continuará a notificar e, quando necessário, a autuar os proprietários dos lotes com mato. E continuará fazendo a limpeza dos lotes em todo município, quando necessário”, destacou Roque Bráulio Antunes, responsável pelo Setor de Fiscalização.

Profissionais da Educação participam de evento em Águas de Lindóia

Uma equipe de profissionais gestores da Rede de Educação Infantil de Tatuí, composta por supervisoras, coordenadoras pedagógicas e diretoras de unidades escolares participaram do "3º Colóquio de Reflexão e Formação de Gestores da Educação da Infância", em Águas de Lindóia, entre os dias 22 e 25 de maio.

Gonzaga quer construir um novo "Postão"

Durante entrevista em que anunciou o desistência de desapropriação do prédio do extinto Hospital Avançado, Gonzaga voltou a defender outro projeto na área da saúde: o da construção de um novo e moderno Cemem (Centro Municipal de Especialidades Médicas). A proposta, no entanto, depende da aprovação, por parte dos vereadores, de um projeto que autoriza a Prefeitura a levar a leilão o prédio da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), na rua 15 de Novembro.

A venda, segundo o prefeito, permitiria ao Executivo levantar o montante necessário para a construção do novo Cemem. O preço mínimo do leilão é de mais de R$ 2 milhões. “Para isso, eu preciso que os vereadores me autorizem a vender o prédio da Ciretran, que está lá, sem nenhuma utilidade e, pelas condições, não se presta ao uso por parte do município”, declarou.

Na visão de Gonzaga, a venda do imóvel não representaria prejuízo ao município. Segundo ele, a Prefeitura possui outras áreas na cidade que podem ser ocupadas. “Falo isso com muita tranquilidade porque nenhuma outra administração na história de Tatuí conseguiu tantos imóveis como a minha”. Com o dinheiro obtido com o leilão, o prefeito espera poder construir um novo prédio para o Cemem, na área da antiga Usina Santa Rita, entre as ruas São Bento e Professor Joaquim Teixeira, ao lado da Etec (Escola Técnica) “Salles Gomes”. Um anteprojeto para isso já foi elaborado.

A proposta, contudo, não pode se transformar em projeto antes da aprovação pela Câmara. “Não podemos colocar o carro na frente dos bois”, disse o prefeito. Gonzaga afirmou também que conta com o bom senso dos parlamentares para aprovar a proposta da venda por meio de leilão.

Um dos argumentos é o gasto excessivo que a municipalidade teria se fosse utilizar o terreno para outra obra. “O nosso Plano Diretor, que disciplina a construção de imóveis no centro da cidade, prevê que nós teríamos que ter vagas de garagem. E isso torna a construção muito cara”, justificou. Segundo Gonzaga, a regra é aplicada de acordo com a metragem da obra.

Outra razão que tornaria a proposta do leilão válida é o fato de que, conforme o prefeito, prédios públicos não precisam estar no centro da cidade. “Eles precisam estar em locais que tenham fácil acesso de transporte coletivo”, disse.

O novo Cemem, neste caso, ficaria no centro da cidade e próximo da rodoviária. “Acho que seria um local muito bom. Acho também que o prédio vai preencher a última lacuna que falta na Saúde, para que possamos dizer que Tatuí está realmente 100% no atendimento”.

O projeto de construção de um novo Centro Municipal de Especialidades Médicas também deverá beneficiar a Educação. Isso porque, com a desativação do prédio atual (que fica na praça Adelaide Guedes), a municipalidade deve ampliar a área da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Eugênio Santos”. “Atenderíamos duas necessidades”, disse Gonzaga.

A expectativa do prefeito é de que a proposta seja analisada e aprovada pelos vereadores “o mais breve possível”. Gonzaga justificou a urgência afirmando que o Cemem possui estrutura “acanhada”. “Ele ocupa um prédio que tem mais de 50 anos, sem nenhuma acessibilidade e que não suporta mais reformas”.

Texto base de O Progresso de Tatuí, edição de 01.06.2011. Clique no título para ver texto original.

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