02/05/2025 | O coletivo artístico Dupla Companhia celebra em maio dois marcos importantes em sua trajetória: um ano de atividades abertas ao público em Tatuí e a oficialização do espaço como Ponto de Cultura, por meio da Política Nacional Cultura Viva. Para marcar essa dupla conquista, o grupo realiza uma programação especial, gratuita e aberta ao público, nos dias 5 e 6 de maio, com atividades que reafirmam seu compromisso com a diversidade cultural, a valorização das narrativas de grupos minorizados e o teatro como lugar de encontro e escuta.
Na segunda-feira, 5 de maio, às 20h, a companhia recebe a multipremiada atriz, diretora, cantora e compositora Naruna Costa para um bate-papo sobre sua trajetória e sua experiência no teatro de grupo. Reconhecida nacionalmente por sua potência poética e por uma atuação contundente na valorização da cultura periférica, Naruna é cofundadora do Espaço Clariô, foi a primeira mulher negra a vencer o Prêmio APCA de Direção Teatral (2018) e acaba de ser laureada com o Prêmio Shell 2024 por sua direção musical. Sua presença marca um encontro simbólico entre grupos que, mesmo em contextos distintos, compartilham a mesma trincheira estética e política.
Já no dia 6 de maio, também às 20h, o público é convidado a acompanhar a abertura de processo do novo espetáculo da Dupla Companhia: “Laudelina”, um solo protagonizado por Rafaele Breves, com direção de Luiza Loroza e dramaturgia inédita da escritora e ativista Cristiane Sobral. A peça é um entrelaçamento poético entre a história de Laudelina de Campos Melo — pioneira na luta pelos direitos das trabalhadoras domésticas — e a trajetória ancestral da atriz. Entre fios, gestos e palavras, o espetáculo constrói uma rede sensível de memórias, evocando a luta, o afeto e a resistência que sustentam as existências negras no Brasil.
A celebração marca também a consolidação da Dupla Companhia como um dos principais núcleos culturais do interior paulista. Ao ser reconhecida como Ponto de Cultura, por meio do edital da Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, a companhia integra oficialmente a rede nacional de entidades comprometidas com o fortalecimento das expressões culturais populares e identitárias.
A Política Nacional Cultura Viva é uma iniciativa do Ministério da Cultura do Governo Federal, que fomenta os Pontos e Pontões de Cultura em todo o território nacional.
Todos os ingressos para a programação comemorativa são gratuitos e devem ser retirados pela plataforma Sympla. (https://tr.ee/6ltDZHf8yp)
SERVIÇO
Dupla Companhia – Celebração de 1 ano e oficialização como Ponto de Cultura
5 de maio (segunda-feira), às 20h
Bate-papo com Naruna Costa
Atriz, diretora e cantora compartilha sua trajetória e experiências no teatro de grupo.
6 de maio (terça-feira), às 20h
Abertura de processo do espetáculo “Laudelina”
Solo de Rafaele Breves, com direção de Luiza Loroza e dramaturgia inédita de Cristiane Sobral.

Rua Antônio Tricta Júnior, 262 – Bairro Doutor Laurindo – Tatuí/SP

(Link na bio do Instagram da companhia - https://tr.ee/6ltDZHf8yp)
Nenhum comentário:
Postar um comentário