domingo, 6 de agosto de 2023

Construído em 1938, Lar Vicentino de Tatuí é tombado como patrimônio histórico e cultural

Decisão foi aprovada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí

Por g1 Itapetininga e Região

Lar São Vicente de Paulo de Tatuí (foto: divulgação)


05/08/2023 | O Lar São Vicente de Paulo de Tatuí foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural. Ainda em atividade, além de materializar parte da história do município, o local abriga a famosa gruta de Nossa Senhora de Lourdes e um acervo do Memorial do Asilo.

Aprovada de forma unânime pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí (Condephat), no dia 13 de abril, os membros levaram em conta o interesse cultural, histórico, arquitetônico e efetivo do edifício administrativo.

O pedido de tombamento, formado por mais de 150 páginas de pontuações históricas e materiais, foi elaborado pelo presidente do asilo, Carlos Eduardo Olivier Júnior, em parceria com o Conselho. Em destaque, o relatório cita a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, fotos do piso com ladrilho hidráulico e parte do acervo do memorial.

Construído no ano de 1938 e projetado por Oscar Paula Bernardes, o local ainda é marcado pelo jardim iluminado com lâmpadas internas e visor de vidro, um obelisco e uma cruz de metal de aproximadamente 15 metros de altura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário