quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Tatuí sedia a 2ª maior competição de foguetes do mundo neste fim de semana

A Latin American Space Challenge 2023 (LASC) espera receber um público de 1300 pessoas por dia, entre fogueteiros e espectadores, para lançar e acompanhar mais de 145 projetos com participantes de quase 15 países.

divulgação


23/08/2023 | O município de Tatuí será sede novamente da Latin American Space Challenge 2023 (LASC), considerada a 2ª maior competição anual de foguetes e satélites educacionais do mundo, que proporciona a oportunidade de estudantes, interessados e entusiastas em tecnologias espaciais, de desenvolver, apresentar e lançar, ou testar, seus foguetes e satélites experimentais.

O evento acontecerá pelo quinto ano consecutivo, entre os dias 24 e 27 de agosto (quinta-feira a domingo), na fazenda de gramicultura Gramas Xavier, com entrada pela Rodovia SP-129 (Rodovia do Carroção). Lá, as atividades serão realizadas em um espaço denominado Cape Canavial, em analogia ao “Cape Canaveral”, no Estados Unidos, que, por conta do plantio de cana-de-açúcar ao redor da área operacional da LASC, é visto como um excelente local e ponto essencial na estratégia do evento.

Além do ambiente propício para inovação e testes, a LASC é realizada no Cabo Canavial em Tatuí devido a seis fatores: 
  • segurança – o local possui condições propícias dentro do gerenciamento de risco para sediar o evento; 
  • condições do terreno – conjunto de propriedades com mais de 10 km² de grama; 
  • localização – perto da capital paulista e dos principais aeroportos; 
  • espaço aéreo – coordenação simples e segura com a Força Aérea Brasileira; 
  • clima e meteorologia – mais de 30 lançamentos desde 2019 sem impactos significativos; e 
  • infraestrutura e logística – hotéis, pousadas e restaurantes são abundantes para suportar o evento.

A competição é dividida em dois desafios principais, a LASC Rocket Challenge e a LASC Satellite Challenge, e em categorias de acordo com o apogeu de alvo do foguete experimental ou do formato do satélite de 0,5km a 3km de altura.

Os organizadores esperam receber um público de 1300 pessoas por dia, entre fogueteiros e espectadores, para lançar e acompanhar mais de 145 projetos com participantes de quase 15 países. Para tanto, a segurança é o valor número 1 da LASC, possuindo a maior prioridade durante o evento: os projetos são avaliados por uma equipe com vasta experiência teórica e prática com o intuito de mitigar perigos ativos e latentes no gerenciamento de risco.

Os lançamentos de foguetes serão realizados nos dias 25, 26 e 27 (sexta-feira a domingo), das 8h às 18h. E, pelo segundo ano consecutivo, o evento receberá no sábado (26) o senador Marcos Pontes e sua comitiva. O primeiro dia da LASC (quinta-feira, 24), será exclusivo para as equipes e jurados na FATEC – Faculdade de Tecnologia de Tatuí “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”, onde ocorrerão as avaliações teóricas e as apresentações dos melhores projetos.

O público interessado em assistir aos lançamentos dos foguetes, pode adquirir os ingressos previamente no Sympla (https://linktr.ee/lascspace) ou na hora do evento, no próprio local. Eles custam a partir de R$ 50,00 e são válidos para todos os dias de evento no Cabo Canavial, sendo: meia-entrada – exclusivo para estudantes, idosos e menores de 18 anos de idade; entrada-social – em parceria com o Fundo de Solidariedade do município de Quadra, onde o público geral adquire o ingresso com o valor reduzido e leva 1kg de alimento não perecível para o primeiro credenciamento; e inteira – público geral. Crianças com 12 anos de idade ou menos são isentas de ingresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário