quarta-feira, 30 de março de 2016

Nova sede do CRAS Sul é inaugurada com festa no Jardim Santa Rita

Tatuí passou de 1 para 4 Centros de Referências à Assistência Social

Nesta quarta-feira, 30, a população pode conhecer a nova sede do CRAS SUL – Jardim Santa Rita, que está agora oficialmente em novo endereço para ampliar o atendimento às famílias que mais precisam, descentralizando o amparo social. 

O prédio é o mesmo que abrigava anteriormente o COSC, na Rua Osmil Martins, 305. O novo espaço conta com seis salas, dois almoxarifados, uma cozinha e três banheiros, sendo um deles adaptado para pessoas com necessidades especiais. Além disso, tem ainda quadra de vôlei e campo de futebol.

Com a estrutura ampliada será possível oferecer à população uma diversidade maior de serviços e cursos. Diversas oficinas, inteiramente gratuitas, já estão com inscrições abertas. As vagas são para jazz, ballet, produção artesanal de papel, roupas para bonecas, além do Programa Alimente-se Bem – “Sabor na Medida Certa”, realizado em parceria com o SESI. O prédio também vai abrigar o Acessa São Paulo do Jardim Santa Rita. São mais de 1.500 pessoas por mês que utilizam os serviços.

Além disso, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Turismo o espaço vai servir para as atividades de judô, iniciação musical aos alunos da escola “Magali Azambuja de Toledo”, que participam do programa Mais Educação. Essas modalidades também serão abertas para outras crianças do bairro.

A unidade atende, em média, 100 famílias por mês, do Jardim Santa Rita de Cássia, Jardim Novo Horizonte, Jardim Gramado, Tanquinho e os bairros rurais como Queimador e Palanques.

De acordo com o secretário da Indústria da Indústria, Desenvolvimento Econômico e Social, Márcio Fernandes de Oliveira, essa conquista mostra a evolução do atendimento às famílias carentes no município. “Em 2013, a cidade tinha apenas um CRAS para atender todas as famílias do município. Agora, temos quatro, no Santa Rita, agora ampliado, no Jardim Gonzaga, no Boqueirão, que funciona junto ao CEU das Artes, e na Vila Doutor Laurindo. Conseguimos descentralizar o atendimento, facilitando o acesso e levando mais dignidade às pessoas que mais precisam. Estamos cumprindo nossa missão, nosso propósito, e evoluindo a cada dia”, lembrou.

Já o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, que recebeu um abraço coletivo como forma de homenagem das crianças que tem curso de canto coral na unidade, enumerou algumas conquistas do setor como também as novas sedes do CREAS e do Conselho Tutelar, o novo PAT, o Acessa São Paulo do Jardim Santa Rita e o Banco de Alimentos, que deu saltos qualitativos e quantitativos, hoje serve de modelo para todo o país, atende a 300 famílias e entidades assistenciais do município com 35 toneladas todo mês. “Conseguimos ainda dobrar o recurso destinado às filantrópicas do município como a APAE, o Asilo, o Lar Donato Flores, por exemplo. O recurso que em 2012 era de R$ 700 mil, no ano passado já passou para R$ 1,5 milhão e esse ano teremos ainda mais recursos para o setor social da nossa cidade”, comemorou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário