domingo, 21 de outubro de 2018

Uniso recebe Geraldo Vandré na terça-feira (23/10)

​Na terça-feira (23), o cantor, compositor e advogado Geraldo Vandré estará na Uniso para participar de um evento na Cidade Universitária (Rod. Raposo Tavares, km 92.5), com participação aberta ao público.

Às 10h, Vandré será recebido pela Reitoria e, na sequência, às 10h30, o Camer’Art, braço do Madrigal Uniso, fará uma apresentação musical no hall do Prédio Administrativo. Para encerrar a programação, às 11h, haverá uma cerimônia no Anfiteatro da Biblioteca. Na ocasião, ele deverá autografar seu livro “Poética”, originalmente lançado com o título “Cantos Intermediários de Benvirá”. São poemas escritos durante seu exílio no Chile (1969 a 1973).

Esta é a segunda vez que Vandré passa pela Uniso. Há 50 anos, no dia 31 de maio de 1968, durante a ditadura militar, ele veio a Sorocaba para conversar com os estudantes da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI), um dos embriões da Uniso. “Era um tempo de tantas prisões de estudantes, mas aquele grupo de alunos nossos conseguiu realizar um encontro pacífico com o Vandré, então no auge da fama", relembra o professor Aldo Vannucchi, que era o Diretor da FAFI.

Na época, a professora Sonia Chébel Mercado Sparti, então estudante de Pedagogia e Secretária do Centro Acadêmico Santo Tomás de Aquino (CASTA), gravou a fala e o canto de Vandré em fita cassete, que hoje está disponível em CD na Biblioteca da Uniso. Entre as músicas, que ele próprio acompanhou ao violão, estava ‘Che’, em homenagem ao guerrilheiro Ernesto Che Guevara, morto em 1967. O cineasta Anselmo Duarte também participou do evento com a exibição e debate do filme “O pagador de promessas”.

“Cinquenta anos depois daquela tarde de 31 de maio, do ano de 1968, um dos mais emblemáticos anos do século XX, Vandré retorna a Sorocaba e à Faculdade, agora Universidade, para reafirmar, com sua presença, que “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, comenta a professora Sonia.

SESC Sorocaba

Geraldo Vandré também estará no SESC Sorocaba, na quarta-feira (24), às 20h, no concerto de Beatriz Malnic, cantora, pianista, arranjadora e regente. Em seu show, ela apresenta seis estudos para piano compostos em parceria com Vandré, entre outras composições. Em março deste ano, a cantora Malnic participou da volta do cantor aos palcos nos dois concertos realizados em João Pessoa, na Paraíba.

A professora Sonia Chébel, inclusive, esteve presente no evento. “Esses estudos foram apresentados somente em João Pessoa, cidade natal de Vandré, e agora em Sorocaba. Isso é muito significativo”, finaliza.

Universidade de Sorocaba| uniso.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário