quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Nasce bebê de grávida resgatada pelo CADQ em minicracolância de Sorocaba

Elaine, 35 anos, viveu nas ruas por nove anos. Ela aceitou participar das atividades do CADQ e além de estar livre das drogas, agora carrega nos braços a pequena filha, Ester Vitória.


18/10/2018 | Dupla vitória para Elaine Cristina Gonçalves, 35 anos, ex-viciada em drogas. Ela viveu nas ruas por nove anos e em julho deste ano, grávida de sete meses, foi resgatada de uma minicracolândia no Jardim São Marcos, em Sorocaba, pela equipe do Centro de Atenção ao Dependente Químico (CADQ). Desde então, está longe dos entorpecentes e, como se não bastasse, tornou-se mãe no último dia 10. A filha dela veio ao mundo pesando 3,750 quilos e medindo 47 centímetros, e o nome não poderia ser mais apropriado: Ester Vitória.

“Gostei muito de saber o que o CADQ faz pelos dependentes químicos e agora tenho uma motivação a mais para me manter livre das drogas” destacou Nane, ainda no Hospital Santa Lucinda, acompanhando o bebê, que deve receber alta médica na próxima segunda-feira (22). O motivo é que Ester Vitória, que nasceu de parto cesariana, apresentou sífilis e está sendo medicada com antibióticos por 10 dias.

“Dá muita alegria ver que esse bebê está bem, pois tinha grande risco de morte, comentaram os médicos. Isso alegra o nosso trabalho e o esforço em apoiar o dependente químico”, destaca Rodrigo Manga, um dos apoiadores do CADQ. Ele participou da ação de resgate de Nane, no dia 9 de julho. Na ocasião, Nane revelou que há dois anos não tomava banho nem sequer tinha feito pré-natal.

Depois de aceitar ajuda, Nane passou por atendimento médico e recebeu tratamento de desintoxicação, sendo assistida pelo CADQ. Ela se recorda que passou muitos dias sem comer, sem dormir e com frio. “Estava morando numa construção abandonada; um local com muito lixo e dividindo espaço com outros usuários de drogas”, complementa.

O CADQ - O trabalho desenvolvido pelo CADQ está baseado num sistema terapêutico alicerçado em princípios cristãos. O grupo, formado por uma equipe multidisciplinar de profissionais, atua de forma gratuita e pioneira em Sorocaba. Começou a operar em abril de 2018 e vem ganhando força.

“A partir da decisão dela em aceitar ajuda, nós do CADQ estamos de braços abertos para receber a pessoa e dar todo o apoio para que ela mude de vida”, frisa Manga. Como parte fundamental do tratamento aos assistidos, palestras são realizadas todas as segundas e quintas-feiras, sempre às 19h. Nessas mesmas datas, mas às 18h, o próprio Manga faz o atendimento individual dos interessados.

Ao longo de nove meses, uma série de ensinamentos é apresentada ao dependente químico, para ser praticada no dia a dia, como forma de contribuir para que a pessoa fique livre das drogas. O familiar do usuário também é convidado a participar, para que saiba encarar positivamente todo o processo.

Já de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 15h, o CADQ oferece atividades para que o usuário se mantenha ocupado durante o dia e fique distante da rua e das drogas. Entre as iniciativas disponíveis há cursos profissionalizantes, além de aulas de música e atividades esportivas.

Contato – A sede do CADQ está localizada na Avenida Afonso Vergueiro, 1.559, em frente ao Sorocaba Shopping. O contato pode ser feito diretamente no local ou também pelo telefone (15) 3411-5100, ou ainda via WhatsApp: (15) 99829-4624.

Nenhum comentário:

Postar um comentário