segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Maria Fumaça faz mais cinco viagens e encanta passageiros em Sorocaba

Próximos passeios - gratuitos - serão realizados em 17 de novembro e nos dias 15 e 16 e 22 de dezembro 

Do Cruzeiro do Sul

O vagão tem capacidade para 60 passageiros. Foto: Fábio Rogério

14/10/2018 | A antiga Locomotiva 58, a famosa Maria Fumaça, voltou aos trilhos no sábado (13) em Sorocaba com cinco viagens entre o centro da cidade e as proximidades do bairro Barcelona. O percurso de dois quilômetros de extensão era percorrido, na viagem de ida e volta, em 25 minutos, com partida na antiga estação da rua Paula Souza. Foram realizadas cinco viagens, cada uma com 60 passageiros sentados no vagão puxado pela locomotiva.

Foram passeios em famílias realizados até por pessoas que viajaram de trem pela primeira vez na vida. O casal Valdeci Barbosa, de 45, e Luciana dos Santos Balduíno, de 40 anos, com o filho Guilherme, de 5 anos, e a sobrinha Isabelle, de 7 anos, fez ontem uma estreia em viagem de trem. “Gostei da hora em que o trem passou nas casas”, disse Guilherme, descrevendo os trechos do percurso com moradias de ambos os lados da linha férrea. Por esse aspecto, Luciana disse que o passeio de trem faz o viajante observar cenários que das ruas nem ao menos percebe quando se desloca a pé ou de carro.

Família de Alexandre e Francine destacou nostalgia do passeio. Foto: Fábio Rogério

“O passeio é um pouco nostálgico”, afirmou o advogado Alexandre Ataíde, de 44 anos, com a esposa Francine Ataíde, de 33 anos, os filhos Felipe, de 1 ano e 11 meses, e Vinícius, de 6 anos, a sogra Maria Aparecida, de 53 anos, e o sobrinho Gustavo Ataíde, de 18 anos. Ataíde disse que sentiu a nostalgia do trem, apesar de não ter vivido o auge do ciclo ferroviário. Ele também declarou que torce para que seja viabilizado o plano das prefeituras de Sorocaba e Votorantim de criar o passeio turístico em Sorocaba com o uso da Locomotiva 58. “Vai trazer investimentos na parte de turismo, vai envolver os dois municípios”, considerou.

Na espera pelos horários de saída do trem, enquanto aguardavam na fila, adultos e crianças atraíram a atenção do maquiador artístico Igor Cardoso de Lemos, de 21 anos, que fez desenhos temáticos no rosto das crianças alusivos à ferrovia. A fotógrafa Pamella Caetano Amato registrou os movimentos de embarque e desembarque dos passageiros e tirou selfies com visitantes.

O passeio é realizado por iniciativa da Sorocabana Movimento de Preservação Ferroviária, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), Associação Comercial de Sorocaba (Acso) e Votorantim Cimentos.

De acordo com a Sorocabana Movimento de Preservação Ferroviária, os próximos passeios serão realizados em 17 de novembro e nos dias 15 e 16 e 22 de dezembro. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados com antecedência na Acso, localizada na rua da Penha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário