terça-feira, 9 de outubro de 2018

Conservatório de Tatuí realiza recital e aulas abertas de acordeão no Museu

Apresentações terão a participação do acordeonista Daniel Stratznig (Áustria) e do professor Braulio Vidile nesta quarta e quinta-feiras, com entrada gratuita

O Conservatório de Tatuí promove nesta quarta-feira, dia 10, às 20 horas, o recital “O Novo Acordeão”, com participação especial do acordeonista austríaco Daniel Stratznig (Foto 2), ao lado do professor do Curso de Acordeão da escola, Bráulio Vidile (Foto 1). Na quinta-feira, dia 11, os músicos também receberão adultos e crianças em aulas abertas de acordeão. Todas as atividades serão realizadas no Museu Histórico Paulo Setúbal, com entrada gratuita.

“A história e a evolução do acordeão serão contadas neste recital didático, com peças eruditas e populares, abrangendo desde a música renascentista até a música contemporânea”, comenta o professor Bráulio Vidile. “Será dada especial ênfase ao repertório para acordeão baixo-solto, instrumento muito em uso na Europa e que amplia as possibilidades de uso dos baixos”, acrescenta.

O repertório trará “Tre Balli”, de Giorgio Mainerio; “Toccata seconda dal secondo libro”, de Girolamo Frescobaldi; “Concerto em Fá Maior” e “Concerto em ré menor”, de Johann Sebastian Bach e Antonio Vivaldi; “Ária da Suíte mº 3 em Ré Maior”, de Bach; “Adagio para Glassharmonika”, de Wolfgang Amadeus Mozart; “Improvvisazione nº 1”, de Salvatore di Gesualdo; “Variações sobre um tema russo”, de Oscar dos Reis e Bráulio Vidile; “Inverno Porteño” e “Libertango” de Astor Piazzolla. 

Aulas abertas – Na quinta-feira, dia 11, os professores vão ministrar duas aulas abertas de acordeão, sendo uma turma para adultos, às 10 horas, e outra para crianças, às 14 horas. As oficinas terão atividades de música de câmara, improvisação e composição coletiva. A participação é aberta para estudantes de acordeão, músicos profissionais e ouvintes.

Daniel Stratznig – Iniciou seus estudos de acordeão na Escola de Música de Spittal/Drau (Áustria). Em 2002, passou a estudar no Conservatório Estatal de Caríntia com o professor Roman Pechmann, em Klagenfurt, diplomando-se em 2006. De 2006 a 2010, cursou duas pós-graduações no Conservatório de Florença (Itália): Acordeão Clássico com Ivano Battiston e Música de Câmara com Daniela de Santis. Foi ainda aluno de Stefan Hussong na Escola Superior de Música de Würzburg (Alemanha). Apresentou-se em importantes festivais internacionais e, atualmente, é professor de acordeão na Musikschule de Viena (Áustria).

Bráulio Vidile – Formou-se em acordeão pelo Conservatório Mozart de Santos em 1998, com Preciosa Kitami. Estudou em seguida com Oscar dos Reis, que lhe apresentou o acordeão baixo-solto. Diplomado em Licenciatura em Música pela Universidade de São Paulo (USP), mudou-se em 2005 para a Itália, onde concluiu duas pós-graduações pelo Conservatório de Florença: Acordeão e Música de Câmara. Estudou com Ivano Battiston, Mirko Ferrarini e Paolo Gandolfi, além de frequentar aulas e master classes com profissionais consagrados do acordeão erudito e popular, como Richard Galliano, Teodoro Anzelloti, Renzo Ruggeri e Cláudio Jacomucci.

Durante seus dez anos de experiência na Itália, apresentou-se em vários países da Europa com formações de música de câmara, erudita e popular. Trabalhou também como professor de acordeão e educação musical em dez escolas públicas italianas, com crianças e jovens dos 3 aos 18 anos de idade. De volta ao Brasil em 2014, trabalhou por três anos como acordeonista e pianista da Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo. Atualmente, é professor do recém-lançado Curso de Acordeão do Conservatório de Tatuí.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de CCR SPVias e Coop.

SERVIÇO
Recital “O Novo Acordeão”
Bráulio Vidile e Daniel Stratznig (Áustria), acordeão
Data: 10 de outubro, quarta-feira
Horário: 20h00

Aula Aberta de Acordeão para Adultos
Data: 11 de outubro, quarta-feira
Horário: 10h00

Aula Aberta de Acordeão para Crianças
Data: 11 de outubro, quarta-feira
Horário: 14h00

Local: Museu Histórico Paulo Setúbal
Praça Manoel Guedes, 98, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário