quarta-feira, 18 de julho de 2018

TCE encontra irregularidades na farmácia do Centro de Saúde de Tatuí

A prefeitura de Tatuí informou que ainda não foi notificada das irregularidades, mas que vai tomar as providências necessárias

Por G1 Itapetininga e Região com edição do DT

TCE encontra irregularidades em farmácias na região de Itapetininga

18/07/2018 - O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) informou nesta quarta-feira (18) que foi realizada na região uma fiscalização em farmácias, unidades de saúde e centros de abastecimentos. De acordo com o órgão, durante a fiscalização foram encontradas farmácias onde os remédios estavam vencidos, além da falta de organização nos locais.

Em Campina do Monte Alegre (SP), os fiscais encontraram farmácias com janelas sem proteção da luz solar, o que pode causar danos aos medicamentos.

Em Conchas (SP), os fiscais encontraram no Hospital Municipal medicamentos com data de validade próxima do vencimento, além de medicamentos em embalagens terciárias na porta do refrigerador e encostados na parede. A falta de espaço no estoque também foi um problema encontrado no hospital, segundo o TCE.

TCE encontra irregularidades em farmácias de Itararé (Foto: Divulgação/TCE)

Em Itararé (SP), a Central de Abastecimentos Farmacêuticos estava com caixas de medicamentos controlados apoiadas na parede e diretamente no chão. Além disso, os fiscais constataram que havia incidência de sol diretamente nas caixas dos remédios e potes de sorvete foram encontrados armazenados nas geladeiras de medicamentos.

Em Pereiras (SP), o Centro de Saúde da cidade estava com embalagens terciárias de medicamentos, além de uma fiação exposta.

TCE aponta irregularidades em farmácia de Pereiras (Foto: Divulgação/TCE)

O Tribunal de Contas afirmou que a partir desse levantamento será possível fazer um mapa da situação dos almoxarifados do estado, o que vai ajudar o administrador da farmácia a melhorar a gestão.

O TCE também afirmou que encontrou irregularidades na cidade de Quadra (SP) e no Centro de Saúde de Tatuí, mas ainda não foram divulgados os detalhes das irregularidades.

A prefeitura de Tatuí informou que ainda não foi notificada das irregularidades, mas que vai tomar as providências necessárias para resolver os possíveis problemas.

A prefeitura de Quadra informou, em nota, que está em fase de cotação e de requisição do termo-higrômetro e da luz de emergência para os espaços que foram apontados, que o extintor de incêndio se encontra fixado na parede externa logo na saída da sala de medicamentos e vacinas.

Ainda em nota, a prefeitura informou que o Conselho Regional de Farmácia deferiu a assunção técnica do farmacêutico responsável, porém o estabelecimento não possui registro perante o conselho pois não tem farmacêutico em período integrado.

O Executivo afirmou que existe um gerador na UBS, porém concentrado na Sala de Vacinação, que conta com três refrigeradores, sendo um não específico para as vacinas, e que o inventário é anual e já foi providenciado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário