sexta-feira, 24 de novembro de 2017

“Varal da Nossa História” será exposto na Praça da Matriz de Tatuí

Atividade integra atividades do mês da Consciência Negra


Depois de ficar por quatro dias exposto no Museu Paulo Setúbal, o “Varal da Nossa História” ocupará neste sábado, 25 de novembro, a Praça da Matriz de Tatuí, integrando as atividades do mês de Consciência Negra.

O “Varal da Nossa História”, que acontecerá das 9h às 17h, é uma exposição que compila peças gráficas, textos e fotografias de mulheres negras reunidas pela jornalista Rafaele Breves em parceria com o NAF (Núcleo Afro Feminino de Tatuí). Dandara dos Palmares, Tereza de Benguela, Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, e Angela Davis serão algumas das personagens lembradas nessa exposição.

Além dessas mulheres, Cesarina Fonseca, mulher, negra e moradora de Tatuí também foi escolhida para ter sua história exposta no varal.

Segundo Rafaele Breves, a possibilidade do “Varal da Nossa História” ser exposto na Praça da Matriz amplia o objetivo do projeto. “Quanto mais pessoas tiverem acesso à história dessas mulheres é melhor. Ocupar espaços públicos faz parte desse manifesto de raça e gênero, que visa evidenciar a história de mulheres negras mais ou menos conhecidas pela população”, afirma.

Varal da Nossa História

O “Varal da Nossa História” surgiu para atender uma demanda proposta pela Incubadora de Grupos Artísticos de Tatuí, que foi idealizada pelo grupo de teatro “Os Geraldos” e viabilizada via Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet (patrocinada pelo Instituto CCR e pela CCR SPVias).

A 1ª Incubadora de Grupos Artísticos do Interior Paulista ofereceu ao longo de sete meses (maio a novembro), atividades de qualificação em gestão, produção e comunicação para grupos e coletivos artísticos (teatro, música, dança, artes visuais, cinema), encontros de qualificação artística, por meio de imersões em improvisação, interpretação, direção e dramaturgia, apresentações de seis espetáculos e oficinas abertas para a comunidade. Todas as atividades oferecidas foram gratuitas e oferecidas para toda a população.

SERVIÇO

Exposição “Varal da Nossa História”

Local: Praça da Matriz de Tatuí

Dia: 25 de novembro de 2017

Horário: 9h às 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário