sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Tatuí concorre ao prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência

Concurso recebeu inscrições de projetos da região.

ITU - A sexta edição do Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência recebeu mais de 100 projetos de todo o Estado. A região de Sorocaba concorre com seis iniciativas. Na categoria Ações Governamentais, o município de Tatuí estará representado pelo Sistema de Suspensão Treino Locomotor da Faculdade de Tecnologia de Tatuí e pelo projeto Fatec Tatuí: caminhos para uma sociedade inclusiva. Já na categoria Digital, o município de Tatuí estará representado pelo Software de Comunicação da Faculdade de Tecnologia de Tatuí e pela ação Identifieye – Tecnologia Asssistiva para Inclusão Social e Acessibilidade de Deficientes Visuais da Fatec de Tatuí.

O município de Itu estará representado pelo projeto DeafTranslator – API de Inclusão Digital para pessoas com Deficiência auditiva, criado por Matheus Kruger e Tiago Barantini, alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec de Itu. Na categoria Ações Não Governamentais, o município de Sorocaba está representado pelo projeto Habilitação e Reabilitação Visual da Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais. 

Desenvolvido para ser uma ferramenta de tradução de português para Libras, o DeafTranslator tem o objetivo de promover a inclusão digital das pessoas com deficiência auditiva. "Nós começamos o projeto vendo a dificuldade dessas pessoas com deficiência auditiva de interagirem nos meios digitais. O Tiago, meu parceiro, apresentou a ideia ao ver essa dificuldade de comunicação em seu cunhado, que é surdo desde criança. Então começamos a desenvolver esse projeto como nosso Trabalho de Conclusão de Curso", conta Kruger. Para isso, o projeto contou com o apoio da Associação Saltense de Pais e Amigos dos Surdos (ASPAS).

A premiação Realizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a premiação irá reconhecer as 10 melhores práticas inclusivas em cerimônia no dia 7 de dezembro, às 16h, na sede da Secretaria, localizada na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda - São Paulo. A iniciativa tem o objetivo de estimular a implantação de iniciativas inclusivas, além de identificar e reconhecer as já existentes.

Puderam se inscrever para o Prêmio, representantes da gestão pública, de instituições não governamentais sem fins lucrativos e meios digitais. Segundo os critérios estabelecidos no regulamento do prêmio, serão selecionadas 10 ações finalistas que receberão Certificado de Participação. 

Matéria editada pelo DT

O funcionamento do sistema do DeafTranslator é bem simples: o texto em português que será traduzido é passado para um servidor, então o algoritmo usado pelos alunos traduz esse texto e retorna-o em formato de GIF animado onde a tradução é interpretada por um ator que, por enquanto, é o estudante Barantini, já que possui fluência em Libras.

"É realmente gratificante poder mostrar o nosso projeto e principalmente deixar em evidência essa questão de inclusão digital, principalmente para pessoas com deficiência auditiva. Queremos lembrar também que recebemos muito apoio do nosso orientador, o Prof. Me. Ricardo Roberto Leme", explica Kruger que garante que a dupla está animada e ansiosa por concorrer ao Prêmio. 

O Brasil tem hoje cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Somente no Estado de São Paulo, esse número ultrapassa 9 milhões. Para a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, o prêmio tem o intuito de potencializar a questão da inclusão. “As políticas de inclusão devem ser reconhecidas e incentivadas. Em todo o Estado, os municípios vêm promovendo importantes progressos relativos às pessoas com deficiência. O Prêmio é um instrumento para difundir e multiplicar esses trabalhos tão importantes”, afirma a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário