quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí faz concerto na Praça da Santa na sexta-feira

A apresentação será nesta sexta-feira, dia 01, às 20h00, com obras de Haydn, Schumann, Delibes, Tchaikovsky e Bach


A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí fará um concerto ao ar livre nesta sexta-feira, às 20h00, na Praça da Santa de Tatuí. O evento integra a programação de fim de ano da cidade e é uma ação colaborativa do Conservatório de Tatuí – instituição do Governo do Estado de São Paulo – com a Prefeitura Municipal. 

Sob a regência do maestro João Mauricio Galindo, a orquestra apresentará um repertório variado, com trechos de obras consagradas de vários compositores. Entre elas, “Concerto para violoncelo nº 1” de Joseph Haydn, “Sinfonia nº 2” e “Sinfonia nº 3” de Robert Schumann, “Balé Coppélia” de Léo Delibes, “Valsa das Flores” de Piotr Ilitch Tchaikovsky, “Concerto para dois violinos” e “Jesus alegria dos homens” de Johann Sebastian Bach.

A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi criada em 1985 para dar suporte à atuação dos estudantes da área de cordas sinfônicas da instituição. O grupo é formado por professores e alunos bolsistas e dá a estes últimos a oportunidade de adquirir ampla experiência com repertório sinfônico, além de prepará-los para o mercado de trabalho. 

O grupo possui uma bagagem artística invejável. Recebe regularmente diversos regentes consagrados, como Roberto Tibiriçá, Felix Krieger, Abel Rocha, Aylton Escobar, Rodrigo de Carvalho e Gottfried Engels. Dentre os solistas estão Arnaldo Cohen, Gilberto Tinetti, Alex Klein, Antonio Lauro Del Claro, Fabio Cury, Tatjana Vassiljeva, Rosana Lamosa, entre muitos outros.

De caráter pedagógico, a orquestra também realiza uma série de concertos didáticos, cujo objetivo é fomentar o contato com a música clássica, principalmente entre as crianças das escolas públicas. Em 2011, a Orquestra tornou-se um dos grupos mais ativos da música clássica brasileira. Fez dezenas de concertos e apresentações marcantes, como os da Sinfonia nº 9 em Ré menor, op. 125, “Coral”, de Ludwig van Beethoven, e da cantata cênica “Carmina Burana”, de Carl Orff, para citar apenas dois dos diversos trabalhos do grupo.

João Mauricio Galindo é considerado um dos mais ativos diretores de orquestra brasileiros, está à frente da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo há 11 anos e à frente da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí desde 2011. Foi regente da Orquestra Amazonas Filarmônica, da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, e atuou como convidado frente a muitas outras. Acreditando que a boa música não deve ser privilégio de elites, empenha-se em levá-la a um número cada vez maior de pessoas. Assim, mantém dois programas radiofônicos de sucesso na Rádio Cultura de São Paulo – “Pergunte ao Maestro”, e “Encontro com o Maestro” – e o projeto “Pré-Estreia” na TV Cultura. 

Com muitos anos dedicados à atividade pedagógica, é um dos maiores especialistas brasileiros em ensino de instrumentos de cordas, tendo trabalhado nessa atividade no Sesc e no Projeto Guri. Foi também professor do Instituto de Artes da Unesp. É Bacharel em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e mestre em Musicologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí
João Mauricio Galindo, regência
Data: 01 de dezembro, sexta-feira
Horário: 20h00
Local: Praça da Santa de Tatuí 
Evento gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário