segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Jornalista lança nesta quarta, em Tatuí, livro que desvenda a relação da imprensa com a Ditadura Militar

Jornalista Bruno Moraes Pereira (Foto: Cristiano Mota)
O jornalista Bruno Moraes Pereira lançará em Tatuí, no próximo dia 29, quarta-feira, o livro "Jornalismo em Tempos de Ditadura: a relação da imprensa com os ditadores". A noite de autógrafos e coquetel acontecerá a partir das 19h30 no Museu Histórico Paulo Setúbal.

Publicado pela Paco Editorial, o livro analisa o posicionamento da imprensa brasileira diante dos fatos mais emblemáticos da ditadura civil-militar. A obra tem como ponto de partida uma série de questionamentos. Entre eles, se “os órgãos de imprensa foram vítimas dos ditadores ou havia uma relação de simbiose e promiscuidade entre os donos de jornais e os governos presididos pelos generais”.

Ao longo dos capítulos, o jornalista traz respostas “com base em profunda pesquisa em arquivos digitais da Biblioteca Nacional e jornais da época”. O livro também tem embasamento em materiais bibliográficos de diversos autores e entrevistas, resultando em narrativa do posicionamento da imprensa brasileira nos principais fatos da vida nacional entre os anos de 1964 e 1985.

O prefácio do livro é assinado pelo professor Silas Nogueira, orientador do autor na graduação. O docente leciona no Centro Universitário Barão de Mauá e no Celacc (Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação) da USP (Universidade de São Paulo). A obra também conta com desenhos do ilustrador e roteirista Sebastião Ribeiro.

Entre os acontecimentos analisados pelo autor, estão a crise institucional que culminou na deposição do presidente João Goulart, o endurecimento com o regime de exceção com o AI-5, a resistência armada contra os desmandos da ditadura, a morte do jornalista Vladmir Herzog e a reabertura política.

Além de Tatuí, outras cidades paulistas receberão o evento de lançamento do livro, como São Paulo, Jaboticabal e Ribeirão Preto. 

No mês de maio, o autor teve participação em outro lançamento literário. Convidado pelo presidente da Chiado Editora, Gonçalo Martins, Bruno Moraes Pereira escreveu a poesia "Tempo Cinza". A obra foi publicada na segunda edição da "Antologia de Poesia Brasileira Contemporânea: Além da Terra, Além do Céu". O lançamento da coletânea aconteceu na capital paulista, na Bienal do Livro do Rio de Janeiro e na Feira do Livro de Lisboa, em Portugal.

Nascido em Jaboticabal, interior de São Paulo, Bruno Moraes Pereira é jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e pesquisa sobre a relação da imprensa escrita com a ditadura militar. 

Tem experiência no jornalismo impresso, online e rádio, como os veículos O Progresso de Tatuí, A Voz de Cravinhos, Portal Revide (Ribeirão Preto SP), jornal Debate (Jaboticabal SP) e rádio Vida Nova AM (Jaboticabal SP).

Foi o vencedor da categoria “Blog” no 16º Congresso Intercom Sudeste, em 2012, realizado na cidade de Ouro Preto MG, com o trabalho “Vigilantes da Notícia: um Olhar Crítico sobre a Imprensa Brasileira”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário