sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí faz concerto no CEU das Artes

Serão duas apresentações didáticas, nos dias 20 e 22 de novembro, com entrada gratuita


O Conservatório de Tatuí leva para o Centro de Artes e Esportes Unificados de Tatuí (CEU das Artes) duas apresentações do Grupo de Performance Histórica. Os concertos serão realizados nos dias 20 e 22 de novembro, segunda e quarta-feira, às 10h00, com entrada gratuita.

O Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí tem por objetivo a interpretação e a divulgação do repertório europeu dos séculos XVI a XVIII. É formado por professores, alunos bolsistas de nível avançado e conta também com a participação de músicos convidados conforme o programa a ser executado. De acordo com a coordenadora do grupo, Selma Marino, seu principal objetivo é resgatar e transmitir não apenas a música antiga, mas a própria visão de mundo que imperava nos períodos do Renascimento e Barroco. 

“Para tal, o Grupo de Performance Histórica almeja a maneira mais aproximada ao ideal sonoro da época, utilizando em suas apresentações réplicas dos instrumentos daqueles períodos. Desse modo, o grupo procura buscar nos tratados e manuais de época os conhecimentos estilísticos para uma prática interpretativa mais próxima da concepção dos compositores”, destaca.

Os concertos do CEU das Artes trarão no repertório uma sonata para flauta e cravo Obligatto do compositor Johann Sebastian Bach (1685-1757), atribuída a Carl Philipp Emmanuel Bach. Os músicos executarão também o “Concerto em Fá maior para flauta doce, trompa e baixo contínuo” do alemão Georg Philip Telemann (1681-1767) e a “Aria decima terza sopra questa bela sirena” do italiano Marco Uccelini (1603-1680). O programa traz ainda “La Furstemberg”, canção anônima com arranjo de Josse-François-Joseph Benaut (1741-1794), e a “Sonata XII em Fá maior para flauta doce e baixo contínuo” do italiano Benedetto Marcello (1686-1739).

O Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí se apresenta com Aléxia Martins Santana e Selma Marino (flauta doce), Ananda Miranda (alaúde e archialaúde), Maria Eugênia Sacco (cravo), Gustavo Cardamoni Carloni (viola de gamba) e Ivan Roberto de Oliveira (archialaúde e guitarra barroca).

Apoio cultural – Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí
Ivan Roberto Oliveira, aluno convidado
Selma Marino, coordenação
Data: 20 e 22 de novembro, segunda e quarta-feira
Horário: 10h00
Local: Centro de Artes e Esportes Unificados de Tatuí – CEU das Artes
Rua Cândido José de Oliveira, 475, Tatuí
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário