Nosso Jornal Online

Tatuí, 

PUBLICIDADE

ANUNCIE AQUI

Peça já seu orçamento
e-mail para publicidade@diariodetatui.com

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Coros de Câmara e Sinfônico Jovem do Conservatório de Tatuí fazem concerto gratuito nesta quarta-feira

Evento integra as atividades da Jornada de Regência Coral e do intercâmbio internacional ICEP 2017


O Teatro Procópio Ferreira recebe, nesta quarta-feira, dia 8, o Coro de Câmara e o Coro Sinfônico Jovem do Conservatório de Tatuí. O concerto terá entrada gratuita e marca a abertura da Jornada de Regência Coral promovida pela escola com apoio da Associação de Diretores Corais da América (ACDA) e do Programa de Intercâmbio Internacional de Regentes – ICEP 2017.

Criado há cerca de 60 anos, o ICEP tem como objetivo promover a troca de informações e experiências entre regentes de diferentes países. Apenas quatro profissionais brasileiros foram selecionados para o ICEP 2017, dentre eles a professora mestra Cibele Sabioni, que integra o corpo docente do Conservatório de Tatuí, onde coordena os Coros de Câmara e Sinfônico Jovem. 

Segundo ela, o ICEP 2017 envolve Argentina, Bahamas, Brasil, Canadá, Costa Rica, México e Porto Rico. “Cada país parceiro selecionará um número predeterminado de participantes para viajar aos Estados Unidos e receberá o mesmo número de participantes norte-americanos em seu país. Graças ao intercâmbio, a Jornada de Regência Coral do Conservatório de Tatuí tem a honra de receber o Dr. Alan Stevens, professor da Universidade Estadual do Leste do Tenneesse (ETSU) com vasta experiência em regência coral. Ele acompanhará os dois dias de jornada (dias 8 e 9) e ministrará workshops, trazendo dicas, ensinamentos e orientações aos cerca de 130 participantes inscritos”, destaca. 

“Amor, inolvidable amor!” – Este é o tema do concerto de abertura da Jornada de Regência Coral do Conservatório de Tatuí, que será apresentado pelos Coros de Câmara e Sinfônico Jovem nesta quarta-feira, dia 8, às 20h00, com entrada gratuita. O repertório trará algumas das músicas latinas que embalaram o recente espetáculo “Mambos, boleros e chá-chá-chás”, entre elas: “Amor, amor, amor” de Gabriel Ruiz e Ricardo López Mendez, “Inolvidable” de Julio Gutiérrez, “Noche de ronda” de Maria Tereza Lara e “Nosotros” de Pedro Junco, todas com arranjo do maestro argentino Pablo Dell’Oca Sala.

O programa incluirá também “Libertango” de Astor Piazzolla, a música tradicional “Hark, I hear de harps eternal” com arranjo de Alice Parkes e “Fiz da vida uma canção” de Waldemar Henrique, que terá a participação especial da pianista Lara Oliveira e do tenor Genival da Silva. O concerto contará ainda com a atriz Stela Alfarelos, o pianista Pablo Henrique Corrêa Sales e o percussionista Rogério Leite. Direção cênica e iluminação de Adriana Afonso. A regência será de Alan Stevens e Cibele Sabioni. 

Alan Stevens – Diretor associado de Atividades Coral e coordenador de Educação Musical Vocal na Universidade Estadual do Tennessee (Johnson City, TN), onde lidera o BucsWorth Men's Choir e Greyscale, um conjunto vocal não acompanhado que explora uma fusão de estilos. Seus coros colaboraram com Alice Parker, Ola Gjeilo, Daniel Gawthrop, Chanticleer, New York Voices e muitos conjuntos locais. Stevens mantém um cronograma de ação ativo além da academia. É diretor artístico do Appalachian Men's Ensemble (Johnson City, TN) e Diretor Artístico do Knoxville Gay Men's Chorus (Knoxville, TN). Regente selecionado pelo comitê de revisão de pares para representar os Estados Unidos no Programa de Intercâmbio Internacional de Regentes de Coros (ICEP 2016-2017) pela American Choral Directors Association – ACDA (Um dos apenas 32 condutores selecionados na nação). Gravações Profissionais: Grammy. Nomeado “Melhor Desempenho Coral” em 2015.

Cibele Sabioni – Mestre em ensino das práticas musicais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO – PROEMUS, sob a orientação do Prof. Dr. Eduardo Lakschevitz. Professora de regência coral no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí “Dr. Carlos de Campos”. Regente do Coro Sinfônico Jovem e do Coro de Câmara da mesma instituição, onde também atua como professora na área de Canto Coral. Regente selecionada pelo comitê de revisão de pares para representar o Brasil no Programa de Intercâmbio Internacional de Regentes de Coros (ICEP 2016-2017) pela American Choral Directors Association – ACDA. Regente convidada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para fomentar e implantar o Coral da UFMA-Pinheiro em 2016. Formada em regência instrumental pelo Conservatório de Tatuí. Bacharel em instrumento, piano, na Universidade de Bauru com especialização em Havana – Cuba. 

Apoio cultural – Coop – Cooperativa de Consumo e CCR SPVias.

SERVIÇO
Jornada de Regência Coral do Conservatório de Tatuí
Concerto de abertura: “Amor, inolvidable amor!”
Coro de Câmara e Coro Sinfônico Jovem do Conservatório de Tatuí
Stela Alfarelos, atriz
Genival da Silva, tenor
Pablo Henrique Correa Sales e Lara Oliveira, piano
Rogério Leite, percussão
Adriana Afonso, direção cênica e iluminação
Alan Stevens, regente convidado
Cibele Sabioni, direção artística, regência e coordenação
Data: 08 de novembro, quarta-feira
Horário: 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Tatuí
Entrada franca
Informações: (15) 3205-8464

Nenhum comentário:

Postar um comentário