terça-feira, 17 de outubro de 2017

Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí promove ensaios abertos de 11 peças teatrais

Boa oportunidade para o público conhecer os bastidores e as diferentes etapas de criação e montagem dos espetáculos


Quem gosta de teatro e tem curiosidade de ver como as peças são produzidas não pode perder os ensaios abertos que serão realizados pelo Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí a partir desta quarta-feira, dia 18. Alunos de diferentes cursos preparam 11 espetáculos e, até o final de novembro, o público poderá acompanhar todo o processo de criação e montagem dessas peças, com entrada gratuita.

De acordo com a coordenadora do Setor de Artes Cênicas, Fernanda Mendes, a ideia é permitir que a plateia conheça os bastidores de uma produção teatral. “São várias etapas e vários ensaios. Então, alguns terão atores em cena, outros apenas produção musical; alguns com trechos de peça, outros com peças completas. O público poderá acompanhar os bastidores e a evolução da montagem”, afirma.

A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas, já que os ensaios serão realizados em salas de aula e espaços reduzidos. Também é importante observar a classificação etária de cada peça, pois há textos voltados a jovens a partir de 14 anos e uma peça exclusiva para o público adulto.

É o caso de “DESenCARNE – Entre o provisório e o permanente”, que abrirá o projeto e tem classificação restrita a pessoas com 18 anos ou mais. Segundo o professor responsável, João Fabbro, o texto é uma provocação e traz a morte e a brevidade da vida como tema central. A peça é um trabalho do Curso de Aperfeiçoamento em Performance, tem a proposta de mexer com as emoções do público e pode despertar sentimentos confusos. A produção terá 13 ensaios abertos. Todos às 20h00, na Sala 3 do Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, que tem lotação máxima de 15 pessoas na plateia.

Inspirado nas obras “A vida na grande cidade” de Will Eisner e “Memórias delfuego” de Eduardo Galeano, o espetáculo “El Edifício” é produzido por alunos do terceiro ano do Curso de Teatro Adulto, sob a direção de Rodrigo Scarpelli. Tem classificação restrita a jovens a partir de 14 anos. Mesma idade definida para a instalação cênica “A Tempestade”, inspirada na obra de William Shakespeare. Também uma produção de alunos do terceiro ano do Curso de Teatro Adulto, sob direção de Flavio Melo.

As outras oito peças têm classificação livre. São elas: “A Máquina” de João Falcão, direção de André Luiz Camargo; “A vaca Lelé” de Ronaldo Ciambroni, direção de André Luiz Camargo e Fernanda Mendes; “Os cigarras e os formigas” de Maria Clara Machado, direção de Dalila Ribeiro; “Liberdade liberdade” de Millôr Fernandes e Flávio Rangel, direção de Adriana Afonso; “Fábulas africanas”, com alunos da Oficina Som em Cena e direção de Betinho Sodré; “Improviso”, baseado em pesquisas de alunos do Curso de Teatro Adulto, direção de Adriana Afonso; “O mágico de Oz”, baseado na obra homônima de Frank Baum, direção de Erica Pedro e Adriana Afonso; “E viveram felizes para sempre”, criação coletiva de alunos da Oficina de Teatro Épico, coordenação de Flavio Melo.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí conta com o apoio cultural de Coop e CCR SPVias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário