segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Projeto “Música na Praça” recebe a Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí

Apresentação será no próximo sábado, dia 7, às 11h00, com um repertório que promete agradar o público de todas as idades

Crédito: Arquivo/Conservatório de Tatuí

A Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí será a atração do projeto “Música na Praça” nesta semana. A apresentação está marcada para sábado, dia 7, às 11h00, na Praça da Matriz de Tatuí. O evento é gratuito e trará um repertório bastante variado, que promete agradar dos mais jovens aos mais saudosistas. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal em colaboração com o Conservatório de Tatuí.

O coordenador e regente do grupo, José Antonio Pereira, antecipa que o programa trará, por exemplo, “Superfantástico”, de Edgard Poças, que foi tema do programa infantil “Balão Mágico” na década de 1980, e “Coração de estudante”, de Milton Nascimento e Wagner Tiso, da mesma época. 

A apresentação trará também hits internacionais, como “Shut up and Dance”, de Walk Moon, banda de rock americana que esteve no Brasil há poucas semanas, durante o Rock in Rio 2017; “Getaway/September”, da banda Earth, Wind & Fire; e “Final Countdown”, do grupo Europe, uma das trilhas mais pedidas e tocadas do filme Rocky 4, com Sylvester Stallone. 

Os mais saudosistas devem gostar da seleção do compositor Cyro Pereira, com “O fino da valsa paulista”, “Saudade do matão”, “Rapaziada do Braz”, “Tardes de Lindoia”, “Branca”, “Abismo de rosas” e “Saudade de Iguape”. E ainda da “Valsa do Professor”, de Nacif Farah.

O público também deve se emocionar com as músicas “A Praça”, de Carlos Imperial, e “Tema da Vitória”, de Eduardo Souto Neto, tantas vezes repetida nas corridas de Fórmula 1 lideradas por Ayrton Senna. 

A Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí é formada por alunos dos cursos de Sopros e Percussão da escola, em média jovens de 17 anos de idade. Trata-se de um grupo pedagógico, fundamental para a formação escolar e profissional de seus integrantes, pois permite o reforço, aplicação, manutenção e aprimoramento do conhecimento teórico que os alunos adquirem ao longo do curso de instrumento.

Sob a coordenação do maestro José Antonio Pereira desde 1983, o grupo se destaca por seu repertório, que vai do erudito ao popular. A Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí foi, por duas vezes, premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como melhor conjunto instrumental do Estado de São Paulo.

José Antonio Pereira é mestre em música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com trabalho acadêmico premiado pela Academia Brasileira de Música. Foi professor de práticas instrumentais na Unesp e atuou como coordenador musical do projeto da Faculdade de Música na Asseta de Tatuí, aprovado pelo Ministério da Educação em Brasília. 

É pós-graduado em metodologia de ensino e psicopedagogia, tendo sido, posteriormente, professor de métodos e técnicas de pesquisa em cursos de pós-graduação. Atua no Conservatório de Tatuí desde 1975 e na Orquestra de Botucatu desde 1986. Coordenador da Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí e professor de música de câmara e prática de conjunto da mesma instituição.

Apoio cultural – Em 2017, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em contar com o apoio cultural de Coop – Cooperativa de Consumo – e CCR SPVias.

SERVIÇO
Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí
Projeto “Música na Praça”
José Antonio Pereira, coordenação
Data: 07 de outubro, sábado
Horário: 11h00
Local: Praça da Matriz de Tatuí
Evento gratuito
Informações: (15) 3205-8464

Nenhum comentário:

Postar um comentário