quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Prefeitura inicia processo de restauração das esculturas de músicos da cidade

Monumento “Maestro”, na Avenida Cel. Firmo Vieira de Camargo, será o primeiro a ser restaurado.


A Prefeitura de Tatuí deu início nesta terça-feira (17/10) à restauração dos monumentos dos músicos de Tatuí. O primeiro a passar pela restauração será o Maestro, situado na Avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo.

Nesta terça-feira (17/10) foi realizada a retirada do granito e, a partir dos próximos dias, a obra do Maestro será retirada do local e encaminhada para o ateliê do escultor Claudio Camargo, que realizará o processo de restauração. Esta obra foi a primeira a ser escolhida para o restauro pois foi a primeira a ser instalada, em 2008, e é a obra que rege os demais monumentos. Ela deverá ser reinstalada no final de novembro e, na sequência, outro monumento passará pelo mesmo procedimento, até que a série de 11 esculturas que valorizam a música, sejam reinstaladas.

Após realizado todo o procedimento administrativo e com o apoio financeiro da Família Setúbal, o escultor das obras, Cláudio Camargo, devido à singularidade relevante do artista na criação das obras, envolvendo o estilo, o traço, a engenhosidade e a especial habilidade, foi o incumbido em realizar essa benfeitoria. 

“Ao todo, o projeto de restauração terá o prazo de um ano para ser executado e, passo a passo, o Departamento Municipal de Cultura prestará as informações necessárias para que a população tenha ciência do cronograma de trabalho de cada obra a ser restaurada”, explica o diretor de Cultura, Rogério Vianna. Ele ainda ressalta que, com mais esse ato, a Prefeitura de Tatuí acentua o intuito de salvaguardar e valorizar esse bem vocacional da cultura tatuiana que é a música, tão importante para a nossa cultura e para o nosso turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário