sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Conservatório de Tatuí apresenta recital de Canto MPB/Jazz

Evento marca a conclusão de curso da aluna norte-americana Lucy Brand, que trará quatro músicas autorais no repertório



Conservatório de Tatuí realiza, na próxima terça-feira, dia 10, recital de conclusão do curso de Canto MPB/Jazz da aluna Lucy Brand. Além de interpretar canções populares, ela também apresentará quatro músicas de autoria própria. O evento será no Salão Villa-Lobos, às 19h00, com entrada gratuita.

Um dos pontos altos do recital deve ser com a música “L.E.S.” (Lower East Side), assinada por ela e que Lucy apresentou recentemente com o grupo Jazz Combo do Conservatório de Tatuí. “Hipercubo”, “Taberna” e “Festa na 62” são as outras três canções autorais previstas no repertório. A programação também terá “Kaguya” de Fabio Leal, “Clube de esquina 2” de Milton Nascimento, Lô Borges e Márcio Borgas e “Preciso me encontrar” de Candeia.

O recital contará com a participação dos músicos convidados Fabio Leal (guitarra), Rodrigo Marinonio (bateria), Junior Chiaparini (baixo), Oscar Aldama (piano) e um coro formado por Amanda Mara, Valentina Russo, Ximena Tárrech e Santiago ‘Tati’ Massa. O cenário foi idealizado e produzido por Katy Martin. A professora responsável é a Ana Malta e a Área de MPB/Jazz tem coordenação de Érica Masson.

Filha de artistas plásticos, Lucy Brand nasceu em Nova York (EUA) em 1990 e conta que, desde muito pequena já se divertia cantando com a irmã mais velha. Adorava ouvir jazz, blues e rock. Aos 12 anos, iniciou seus estudos musicais com aulas de bateria numa escola de música do bairro onde morava. Veio para o Brasil em 2009 com a intenção de conhecer a música brasileira e estudar percussão. Entrou, então, no Conservatório de Tatuí, onde cursou Percussão e Piano MPB/Jazz até 2012.

Inserida no clima musical de Tatuí, Lucy revela que “se encontrou” cantando em rodas de amigos e descobriu que cantar a fazia muito feliz. Assim, decidiu aprimorar seu talento e ingressou no curso de Canto MPB/Jazz em 2013, com as professoras Ana Malta e Andrea dos Guimarães.

De lá para cá, cantou com músicos como Rodrigo Ursaia, Felipe Brisola, Cleber Almeida, Rodrigo “Banha” Marinonio, Yaneil Matos, Cuca Teixeira, Fabio Leal, Fi Marostica, Sidiel Vieira, Marcos Souza e Felipe Silveiras, entre outros. Em 2015, gravou no último disco de “Fabio Leal Quarteto”. Atualmente é bolsista da Jazz Combo do Conservatório de Tatuí e integrante dos grupos Fabio Leal e Antropojazz, Jurios B Quarteto e do Duo Lucy B e Oscar Aldama.

Ana Malta – Ingressou no curso de Canto Lírico do Conservatório de Tatuí em 2000 e atualmente faz aulas com a professora Suely Freitas. Em 2006, formou-se em Canto Popular na mesma instituição, sob orientação da professora Andrea dos Guimarães. Realizou cursos complementares, como Ritmos Brasileiros, sob a orientação do professor André Marques, Percussão com Cléber Almeida (Trio Curupira), oficina com Itiberê Zwarg, piano complementar, teoria e solfejo, percepção musical, estruturação musical (harmonia funcional) e história da música. Em 2008, ingressou no curso de licenciatura em Educação Musical da Universidade Federal de São Carlos, mesmo ano em que começou a ministrar aulas de canto popular na escola municipal de música de Porto Feliz. É professora de Canto Popular no Conservatório de Tatuí desde 2009.

Érica Masson – Mestre em música pela Universidade de Campinas (Unicamp) com a dissertação “Elementos da Escrita de Nailor Azevedo ‘Proveta’ para Instrumentos de Sopro em seus Arranjos para Big Band”, sob orientação do professor-doutor Antônio Rafael Carvalho dos Santos. Desde 2000, atua como professora de Piano, Arranjo, Harmonia e Prática de Conjunto “Repertório” no curso de MPB/Jazz do Conservatório de Tatuí. É atual coordenadora da Área de MPB/Jazz da instituição. Graduada em Música – habilitação piano, pela faculdade “Carlos Gomes”, em São Paulo. Formada também em Piano MPB/Jazz pelo Conservatório de Tatuí. Lecionou Piano Popular e Prática de Repertório durante o I Festival de Música de Ourinhos (2001); ministrou aulas de harmonia, piano popular e performance no Conservatório Allegro em São Carlos (SP); integrou o Duo de pianos com Paulo Braga (1999-2002); e participou, como convidada especial de algumas apresentações do grupo Bonsai Machine, formado pelo saxofonista Mané Silveira, pianista Paulo Braga e percussionista Guello.

Apoio cultural – Em 2017, o Conservatório de Tatuí conta com apoio cultural de Coop e CCR SPVias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário