terça-feira, 19 de setembro de 2017

Conservatório de Tatuí recebe orquestra coreana formada por deficientes visuais

Hanbit Chamber Orchestra faz apresentação inédita no Brasil com participação especial do Coralusp



Formada por instrumentistas com deficiência visual, a Hanbit Chamber Orchestra apresenta-se pela primeira vez na América Latina neste mês. Um dos concertos, no dia 25 de setembro, segunda-feira, às 20h00, será em Tatuí, no Teatro Procópio Ferreira, com entrada gratuita. O concerto “Hope Concert – Music in the Dark” (Concerto da Esperança – Música no Escuro) é realizado pela Ampliart Difusão Cultural, Rafa Music e Galeria Central, com apoio do Conservatório de Tatuí.
Além de Tatuí, o grupo sul-coreano fará uma apresentação em São Paulo, no Theatro São Pedro, dia 21 de setembro. A turnê conta com a Hanbit Chamber Orchestra e o Hanbit Brass Ensemble, ambas integrantes da Hanbit Performing Arts Company. Nas duas apresentações haverá a participação especial do Coralusp.

A Hanbit Chamber Orchestra é considerada única companhia de artes no mundo formada por deficientes visuais. O grupo já fez mais de 150 apresentações na Coreia do Sul e no exterior, e recebeu inúmeras críticas favoráveis, especialmente por “tocar com a alma”.

Com repertório internacional e algumas composições brasileiras, a turnê nacional será um marco representativo pelo impacto social, através da música de alta performance, criatividade, perseverança e exemplo de todos seus membros com deficiência visual. Conforme ressaltam os organizadores, deficientes visuais possuem excelente audição e aproximadamente 80% dos cegos têm ouvido absoluto (capacidade de formar imagem auditiva interna de qualquer som musical).

“Serão momentos de magia e encantamento, apresentados por profissionais que viram seu sonho tornar-se realidade por meio de um árduo e incansável trabalho”, emociona-se a porta-voz e diretora geral do evento no Brasil, Sandra Mimoto Torres. De acordo com ela, o “Concerto da Esperança – Música no Escuro” trará ao público brasileiro entusiasmo e a esperança de um mundo melhor, em que todas as pessoas, deficientes ou não, possam ter oportunidade para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Hanbit Performing Arts Company

A Hanbit Performing Arts Company foi criada em 2003 em Seul, Coreia do Sul, originalmente como Hanbit Brass Ensemble. A companhia desenvolveu uma nova forma de reabilitação ocupacional para pessoas com deficiência visual, ajudando a combater o preconceito contra os deficientes. O projeto sugere formas de enfrentar os problemas sociais e “curar feridas” através da música de alta performance, promovendo a inclusão e estimulando a criatividade e perseverança entre seus membros.

A companhia também trabalha com projetos sociais de inclusão, contribuindo para a criação de uma sociedade mais igualitária e ajudando na solução de problemas como altas taxas de suicídio, crises familiares, violência, sentimento de alienação e perda. O trabalho é realizado por meio do Hanbit Charity Choir e da Modern Pop Band Blue Ocean.

Apoio Cultural – O Conservatório de Tatuí conta com apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário