quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Conservatório de Tatuí promove workshop sobre atuação cênica para cantores líricos

Evento faz parte da série EVPM Difusão e será ministrado pela coordenadora de Canto Lírico do Conservatório de Tatuí, Cristine Bello Guse.




Estão abertas até o dia 22 de setembro as inscrições para o Workshop “Cantor-ator: Contribuições para o desenvolvimento cênico do cantor lírico”, que será realizado no próximo dia 28, quinta-feira, no Conservatório de Tatuí. O evento é destinado a cantores líricos e tem como objetivo promover o aperfeiçoamento deles em apresentações que combinam canto e encenação.

“É um workshop voltado principalmente para a coordenação entre cantar e atuar. Porque nem sempre essa integração acontece de forma orgânica. Muitas vezes, uma atividade interfere na outra e o workshop trará jogos que se destinam a melhorar essa coordenação, de modo a promover o desenvolvimento cênico dos cantores líricos”, explica Cristine Bello Guse, que vai ministrar a palestra e é coordenadora da área de Canto Lírico do Conservatório de Tatuí. Ela também contará com o auxílio da professora Marilane Bousquet.

Além de atender aos profissionais, o workshop também é aberto aos alunos de Canto Lírico do Conservatório. “Basta ter, já estudada, pelo menos uma peça do seu repertório em português brasileiro ou em francês”, determina Cristine. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas até o dia 22 de setembro, sexta-feira, com as inspetoras de alunos da Unidade 2.

“Expressão Vocal da Performance Musical” (EVPM) é um grupo de estudos vinculado ao Instituto de Artes da Unesp que se dedica a pesquisas teóricas e aplicadas sobre a vocalidade no contexto das práticas artísticas, com ênfase nas práticas musicais. Dentre as atividades do grupo, a série “EVPM.Difusão” é desenvolvida com o objetivo de divulgar as pesquisas acadêmicas realizadas por seus integrantes e ex-integrantes. Workshops da série “EVPM.Difusão” vêm sendo realizados desde de 2015 no Conservatório de Tatuí como forma de fornecer um intercâmbio de conhecimentos e experiências aos alunos de Canto Lírico desta instituição.

Cristine Bello Guse é integrante do grupo EVPM desde 2014, cantora lírica, professora de canto da Unesp, professora de canto e coordenadora da área de Canto Lírico e Canto Coral do Conservatório de Tatuí. Em 2012, especializou-se em atuação cênica para cantores no Wesley Balk Opera/Music-Theater Institute em Minneapolis (EUA). Neste mesmo ano, criou o workshop “Preparação do Performer da Ópera”, que vem sendo ministrado em parceria com a professora Marilane Bousquet com o objetivo de desenvolver a habilidade de integração vocal e cênica em jovens cantores interessados em atuar nos espetáculos operísticos.

Atualmente, realiza pesquisa a respeito do desenvolvimento cênico do cantor lírico como doutoranda do programa de pós-graduação em música do Instituto de Artes da Unesp, sob a orientação da Profª Drª Sonia Ray.

Apoio cultural – Coop – Cooperativa de Consumo e CCR SPVias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário