sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Conservatório de Tatuí promove Jornada de Regência Coral em novembro

Evento visa à atualização e troca de experiências entre profissionais e estudantes de canto e regência; inscrições abertas até o dia 31 de outubro, pela internet



O Conservatório de Tatuí abre hoje as inscrições para a Jornada de Regência Coral, que será realizada nos dias 8 e 9 de novembro. Renovação de conhecimento musical, ampliação de repertório, atualização de técnicas de ensaio e estudo, e a troca de experiências entre participantes e instituições estão entre os principais objetivos do evento, que é direcionado a profissionais e estudantes de canto e regência coral de todo o País.

De acordo com a coordenadora da jornada, Cibele Sabioni, a programação incluirá aulas práticas de regência coral, palestras, ensaios abertos e concerto. No dia 8 de novembro, quarta-feira, haverá uma abertura às 9h30, com apresentação do regente convidado Alan Stevens, da Universidade Estadual do Tennessee (EUA). Em seguida, o Coro Sinfônico Jovem e o Coro de Câmara do Conservatório de Tatuí farão um ensaio aberto. À tarde, Alan Stevens fará o workshop “Gestual do regente: comunicando o som através do gesto”. Os Coros de Câmara e Sinfônico Jovem se apresentam à noite, também sob a regência do convidado.

A jornada continua na quinta de manhã, dia 9, com o workshop “Homens na canção: as vozes masculinas no coro”, dirigido por Alan Stevens. À tarde, Cibele Sabioni ministrará a palestra “Começando um coro do zero: material de apoio ao regente iniciante”. Participantes que cumprirem pelo menos 75% da programação receberão certificado no encerramento do evento, previsto para as 17h00 do dia 9 de novembro. Certificados que não forem retirados ficarão à disposição no Centro de Produção do Conservatório de Tatuí.

Inscrições e alojamento

As inscrições para a Jornada de Regência Coral do Conservatório de Tatuí podem ser feitas pela internet (Clique aqui), de 21 de setembro até as 18h00 do dia 31 de outubro, mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 20,00. Professores e alunos regularmente matriculados na instituição estão isentos desta taxa e podem se inscrever gratuitamente. Quem perder o prazo ainda poderá participar, mas mediante pagamento de uma taxa de R$ 30,00.

Os primeiros 40 candidatos inscritos no evento que tiverem o pagamento da inscrição confirmado terão direito a alojamento gratuito – desde que tenham a partir de 18 anos de idade e não residam em Tatuí. Quem tiver interesse em uma dessas vagas deve informar no campo específico da ficha de inscrição.

Uma vez habilitado a usar o alojamento, o participante deve seguir todas as normas previstas no Regimento da instituição. Pede-se aos usuários que tragam roupas de cama, banho e objetos de higiene pessoal, pois não serão fornecidos. A alimentação e o deslocamento do alojamento até o local de realização das atividades também ficarão por conta dos participantes.

Alan Stevens

Diretor associado de Atividades Coral e Coordenador de Educação Musical Vocal na Universidade Estadual do Tennessee (EUA), onde lidera o BucsWorth Men’s Choir e Greyscale, um conjunto vocal não acompanhado que explora uma fusão de estilos. Seus coros colaboraram com Alice Parker, Ola Gjeilo, Daniel Gawthrop, Chanticleer, New York Voices e muitos conjuntos locais. Alan Stevens mantém um cronograma de ação ativo além da academia. É diretor artístico do Appalachian Men’s Ensemble (Johnson City, TN) e diretor artístico do Knoxville Gay Men’s Chorus (Knoxville, TN). Regente selecionado pelo comitê de revisão de pares para representar os Estados Unidos no Programa de Intercâmbio Internacional de Regentes de Coros (ICEP 2016-2017) pela American Choral Directors Association – ACDA (um dos 32 condutores selecionados no país). Gravações profissionais: Grammy – Nomeado: melhor desempenho coral em 2015.

Cibele Sabioni

Mestre em ensino das práticas musicais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio-Proemus), sob a orientação do Prof. Dr. Eduardo Lakschevitz. Professora de regência coral no Conservatório de Tatuí. Regente do Coro Sinfônico Jovem e do Coro de Câmara da mesma instituição, onde também atua como professora na área de Canto Coral. Regente selecionada pelo comitê de revisão de pares para representar o Brasil no Programa de Intercâmbio Internacional de Regentes de Coros (ICEP 2016-2017) pela American Choral Directors Association – ACDA. Regente convidada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para fomentar e implantar o Coral da UFMA-Pinheiro em 2016. Formada em regência instrumental pelo Conservatório de Tatuí. Bacharel em instrumento, piano, na Universidade de Bauru, com especialização em Havana (Cuba).

Apoio cultural –  Coop – Cooperativa de Consumo e CCR SPVias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário