terça-feira, 21 de julho de 2015

Monitoramento por câmeras será a novidade na volta às aulas nas escolas municipais

Crédito Foto
Comunicação Tatuí - Evandro Ananias    
Câmeras de segurança já estão instaladas nas escolas municipais de Tatuí

Quando os alunos da rede pública municipal de educação retornarem das férias de julho para o segundo semestre, eles vão encontrar uma novidade em suas escolas. São câmeras de segurança que irão monitorar 50 unidades de ensino, entre escolas, pré-escolas e creches municipais, tanto da zona urbana como rural. As 680 câmeras já foram instaladas e estão em pleno funcionamento.

O número de equipamentos varia de acordo com o tamanho da escola. Algumas chegam a ter até 24 câmeras de monitoramento. A transmissão dos dados é feita em tempo real através de uma rede intranet.

O sistema foi instalado em locais estratégicos e com maior fluxo de pessoas, como pátios, refeitórios, berçários, portões de entrada e saída dos alunos e também na parte externa da escola. No caso de falta de energia elétrica, ele funciona através de gerador e possui sistema de visualização noturna.

O monitoramento 24 horas conta também com sensores de movimento e botão do pânico. Também haverá ronda durante todo o período de aula. Os vigilantes passarão pelo local e registram, direto no sistema, data, horário e a situação encontrada em cada unidade.

De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Turismo, Ângela Sartori, esse investimento visa garantir a segurança dos alunos e tranquilidade dos pais. “As instalações foram concluídas há aproximadamente um mês e, nesse período, não tivemos nenhum incidente. Esta é uma medida de segurança que visa proteger principalmente as crianças e funcionários”, concluiu.

O sistema é realizado pela GP – Guarda Patrimonial, de São Paulo, vencedora do processo de licitação. Além da empresa, a Guarda Municipal, a secretária da Educação e o próprio prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, poderão acompanhar em tempo real todo o monitoramento de imagens através de computadores e tablets. “A escola é e sempre será um lugar seguro e de paz. Em Tatuí, as drogas, os crimes de violência sexual e física contra menores e o vandalismo ficarão definitivamente longe de nossas escolas”, conclui Manu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário