sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Transporte de pacientes de Tatuí é recorde em 2014

Em 2014, quase 53 mil pessoas utilizaram a Frota Municipal para realizar consultas médicas, exames, cirurgias e demais procedimentos em outras cidades. Crescimento de 4.754 viagens, 8% a mais em relação a 2012. Os números absolutos demostram o crescimento progressivo: 52.754 no ano passado, 50.847 em 2013, e 48.000 em 2012. 

Mais de 30 municípios servem de destino para atendimento na saúde. As cidades que mais recebem pacientes, em busca de centros de referência, são Sorocaba, Itapetininga, Campinas, São Paulo, Itu, Jaú, Botucatu e Barretos. Mas, há exceções quando a Prefeitura de Tatuí garantiu o transporte gratuito à população até mesmo para Ilha Solteira, que tem tratamento especializado de câmara hiperbárica – procedimento através de inalação de oxigênio puro em pressão ambiente aumentada. Curitiba (PR) também virou um desses casos específicos para tratamento contra o câncer através de quimioterapia.

Segundo o diretor da Frota, João Carlos Costa, Tico, o número de pessoas que utilizam o serviço vem aumentando consideravelmente, com média de 2 mil pessoas a mais por ano. “A equipe da Central de Vagas que está empenhada em acelerar os agendamentos dos pacientes do município que dependem de tratamento em outros locais. O novo modelo de gestão integrada que implantamos em 2013 está dando muito certo”, explica.

O prefeito José Manoel Correa Coelho atribui o aumento de viagens à criação de dois turnos para o transporte. “Antes, todas as viagens eram agendadas com saída para o período da manhã. Os pacientes que eram atendidos de tarde ou mesmo logo após o almoço, tinham que ficar o dia inteiro esperando. Na campanha, nos comprometemos a criar dois turnos para o transporte, mas há dias que chegamos a ter quatro turnos de viagens, que são agendadas de acordo com os horários de atendimento dos grupos. Eles agora esperam menos, têm mais conforto e comodidade”, comemora. 

O setor de transportes de pacientes conta hoje com 31 veículos, sendo oito ambulâncias, 14 vans, dois micro-ônibus, cinco kombis e dois unos. A frota ainda gere o sistema de veículos da Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Programa de Atendimento Domiciliar, Assistência Farmacêutica, Zoonoses e Programa de Saúde da Família. Em 2014, foram destinados R$ 1,5 milhão para custeio e manutenção da frota. Para este ano, a previsão de aporte de recursos é de R$ 1,9 milhão. 

O serviço tem sede na Rua Alberto dos Santos, 331, na Vila Doutor Laurindo. O horário de agendamento para o transporte de pacientes é de segunda a sexta-feira, da 7h às 16h. Os documentos necessários são o RG, comprovante de residência e a guia médica. Os interessados devem procurar a frota com pelo menos 20 dias de antecedência. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-7377.

Nenhum comentário:

Postar um comentário