domingo, 4 de janeiro de 2015

Mecânico de Tatuí explica importância da revisão do carro

Do G1- Começo de ano, muita gente está de férias e aproveita para viajar. Mas antes de pegar a estrada é preciso fazer a revisão no carro. Só em 2014, nas rodovias da região de Tatuí, 35 mil veículos tiveram pane mecânica nas rodovias. Mais de 7 mil por pneus furados e mais de 4 mil por falta de combustível.

Por causa da necessidade de revisão, o movimento em uma oficina mecânica de aumenta 50% nesse período. O mecânico João Batista esclarece que se o carro não tiver problema, ainda assim é preciso fazer a revisão preventiva. Ele orienta que há quatro itens a serem observados:

Um deles é a suspensão, que deve ser revisada a cada 50 mil km. “Hoje em dia tem cidade com muitos buracos. Então há um desgaste excessivo nessa parte, é bom verificar a parte de terminal, pivô, amortecedores. Isso faz com que desgaste o pneu e comece a ocorrer problemas”, explica.

Sobre os pneus, o mecânico explica que é preciso trocar a cada 30 mil quilômetros. “É preciso fazer o alinhamento e balanceamento do carro a cada seis meses ou 8 mil km. Serve para que não haja um desgaste prematuro. Porque se o carro trabalhar fora da geometria há menos tempo de vida útil do pneu.”

A quilometragem é a mesma para a revisão dos freios. “É bom verificar a média de tempo da vida útil das pastilhas. A gente faz limpeza no sistema de frio para que não haja problemas na viagem.”

Ele ainda conta que o ideal é verificar uma vez por ano a refrigeração do veículo. “É bom fazer uma limpeza no sistema de arrefecimento, tirar toda água do carro, fazer uma limpeza no radiador e colocar um aditivo para que carro mantenha a temperatura ideal de funcionamento”, diz.

Além desses itens, antes de viajar é importante verificar o nível do óleo. Ele pode ser avaliado em um posto de combustível. Em um posto de combustíveis da cidade a procura por este tipo de serviço aumenta 50% nesta época. Há duas opções de óleo: um com durabilidade para 5 mil km, outro para 10 mil km.

Os motoristas também devem trocar o filtro de óleo e o de ar periodicamente. Vão gastar em média 150 reais pelo serviço, estima o dono de posto Antônio Geraldo de Almeida. “O óleo vai perdendo a viscosidade e isso acarreta em desgaste nas peças do motor. O que pode acabar fundindo o motor”, ressalta.

O frentista Reginaldo José Teotônio vai passar os dias de folga em Praia Grande (SP), no litoral. Decidiu economizar R$ 200 na cerveja para garantir a segurança da família. “É importante fazer a revisão para fazer uma viagem tranquila. ”, destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário