segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Radares para controle de velocidade começam a contabilizar multas a partir de hoje

Equipamentos estão instalados nas ruas Chiquinha Rodrigues e Teófilo Andrade Gama

A partir de hoje, dia 15, o novo sistema de radares implantados nas ruas Chiquinha Rodrigues e Teófilo Andrade Gama começará a funcionar e contabilizar multas por excesso de velocidade. Os equipamentos, colocados no mês de setembro, serviram para que fossem coletadas informações para um amplo estudo técnico, baseado na velocidade média nas vias, no volume de veículos e também na ocorrência de acidentes. 

A partir da análise desses dados, coletados na fase de teste nos meses de setembro e outubro, foi definida a velocidade limite de cada via. Na Rua Chiquinha Rodrigues a velocidade máxima é de 40 quilômetros por hora e na Rua Teófilo Andrade Gama será permitida a velocidade de 50 quilômetros por hora. 

Os equipamentos foram colocados em pontos considerados estratégicos e onde comumente acontecem abusos por parte dos motoristas. O trabalho de implantação do sistema foi executado pela empresa de Serviços Especializados de Trânsito, que acompanhou a aferição realizada pelo próprio Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), no local da instalação dos aparelhos. As normas seguem a resolução 396/11 do Conselho Nacional de Trânsito.

Segundo o Secretario de Governo, Segurança Pública e Transportes, Onofre Machado Junior, o estudo nos radares do município foi realizado por um engenheiro habilitado em na área de trânsito. “Esse estudo atende a resolução 396/11 do Conselho Nacional de Trânsito que estabelece os critérios para a operação dos radares. O estudo levou em consideração as condições da via, o número de veículos, a velocidade média aferida durante 30 dias e o numero de acidentes registrados. A partir desses dados foi possível estabelecer a velocidade segura e de boa fluidez para as duas vias”, finalizou Onofre.

Outro radar que recebeu o estudo foi um ponto que fica no cruzamento da Rua 11 de Agosto com a Rua José Bonifácio no centro da cidade, onde a velocidade máxima permitida será de 40 quilômetros por hora. Esse ponto irá funcionar com duas funções: aferição de velocidade e avanço semafórico. Durante o sinal verde será fiscalizado o limite de velocidade, no sinal vermelho será fiscalizado os veículos que avançam o sinal. 

Para os radares em funcionamento a via está devidamente sinalizada com placa indicando o limite de velocidade. Ainda conforme a legislação, não há mais exigência de placa de alerta indicando a existência de radares na via. “Temos certeza que as notificações prévias, que porém não foram transformadas em multa, serviram para chamar a atenção da população para esse novo sistema de controle de velocidade que certamente evitará muitos acidentes”, finalizou o prefeito José Manoel Correa Coelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário