quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Festival do Cavalo Lusitano de Tatuí começa na sexta-feira

Com intensa programação, o Festival do Cavalo Lusitano de Tatuí encerra a agenda oficial da raça na temporada 2014 entre os dias 12 e 14 de dezembro, na Hípica Centaurus, em Tatuí. Na programação, provas e apresentações funcionais e Concurso de Morfologia. O evento é aberto ao público.

Fechar o ano em grande estilo é a proposta do Festival, que será palco de momentos de decisão, tanto nas provas funcionais quanto na Morfologia, com definição de campeões da temporada e liderança dos rankings de Adestramento, Equitação de Trabalho e Morfologia. O evento também promove provas de Salto, apresentações de Atrelagem e Horse Ball, e a aprovação de garanhões.

A ADRENALINA DA EQUITAÇÃO DE TRABALHO

O Campeonato Brasileiro ABPSL de Equitação de Trabalho 2014 realiza sua IV e última etapa no Festival de Tatuí. A disputa é composta por três fases distintas: Ensino, Maneabilidade e Velocidade.

O Ensino é a primeira etapa a ser cumprida. A prova assemelha-se a do Adestramento Clássico. A finalidade da competição é demonstrar as habilidades do cavaleiro em cumprir uma sequencia de exercícios, e do cavalo a de atender aos comandos do cavaleiro. Os exercícios se revelam na troca de mão do animal, mudança de direção, controle da velocidade e recuo, entre outros.

A Maneabilidade é a segunda etapa e tem como objetivo colocar em evidência a capacidade do cavaleiro e do cavalo de superarem, com tranquilidade, precisão, estilo e regularidade alguns obstáculos que reproduzem dificuldades encontradas no campo. Esses obstáculos, numerados e distribuídos na pista, devem ser transpostos apenas ao passo e ao galope, e a cada um deles, atribui-se uma nota, além das notas de conjunto.

A prova de Velocidade tem pista similar à da Maneabilidade, agora ao cronômetro e com o objetivo de mostrar a capacidade do cavaleiro e do cavalo de superarem, no menor tempo possível, alguns obstáculos que reproduzem dificuldades encontradas no campo.

No Festival do Cavalo Lusitano de Tatuí os competidores estarão divididos em cinco categorias - Sub 16, Proprietário/Amador, Cavalos Novos, Intermediária e Principal – e concorrerão ao sorteio de um Fiat Palio 0 km. Quem mais tem participado e se classificado ao longo da temporada, chega com mais números e chance no sorteio.

A IV e última Etapa do Campeonato Brasileiro ABPSL de Equitação de Trabalho começa na sexta-feira (12) com a realização das provas de Ensino (14h00) e Maneabilidade (18h00), e termina no sábado (13) com a prova de Velocidade às 20h00.

ADESTRAMENTO: O MAIS CLÁSSICO DOS ESPORTES HÍPICOS

A IV e última etapa do Ranking 2014 da ABPSL de Adestramento é atração no sábado (13) e domingo (14) às 09h00. Internacionalmente conhecido como Dressage, o esporte tem nos seus princípios básicos os pilares da equitação acadêmica, adotados por todas as demais disciplinas. O competidor precisa cumprir uma série sequencial de exercícios, denominados reprises. Essencialmente técnica, a modalidade impõe uma cuidadosa ginástica progressiva e racional, associada a uma preparação mental do cavalo, de maneira que nas competições o animal deve mostrar-se calmo, elástico, descontraído, flexível, confiante, atento e impulsionado, demonstrando um perfeito entendimento com o seu cavaleiro.

Nas pistas da Hípica Centaurus, durante o Festival do Cavalo Lusitano de Tatuí, estarão em pista competidores de diferentes níveis técnicos, desde crianças e estreantes a atletas da categoria Grand Prix.

SALTO: O ESPORTE HÍPICO COM MAIS ADEPTOS NO BRASIL

A modalidade de hipismo que tem sua origem na caça à raposa nos campos ingleses consiste basicamente em uma disputa em que o conjunto (cavalo/cavaleiro) percorre um percurso entre 8 a 12 obstáculos diferentes e de variados graus de dificuldade.

No Festival do Cavalo Lusitano de Tatuí, o esporte é atração no domingo (14) às 11h00. As disputas serão divididas em três provas com obstáculos com altura diferente: série 0,80m (tempo ideal), série 1,00m (tempo ideal/cronômetro) e série 1,10m (desempate).

CONCURSO DE MORFOLOGIA - MODELO E ANDAMENTO

É o momento em que, divididos por sexo e idade, os animais são analisados, avaliados e premiados. Quanto mais se assemelham ao modelo racial, melhor chances tem em conquistar medalhas de ouro e o título de campeão em sua categoria. No Festival de Tatuí, a responsabilidade pelo julgamento é de Tomé Nunes, de Portugal.

O julgamento das categorias de idade se realiza no sábado (13), a partir das 14h00, e os grandes campeonatos no domingo (14) às 12h00.

O Festival do Cavalo Lusitano de Tatuí tem, ainda, apresentações de Atrelagem - onde cavalos atrelados a carruagens cumprem exercícios em pista -, atração do sábado (13) às 10h00; e Horse Ball - um misto de futebol e basquete com cavalos - que acontece na sexta-feira (12) às 20h30. Criadores de cavalos Lusitanos que querem ter machos como reprodutores, poderão levar seus animais para avaliação de técnicos da ABPSL no julgamento para “Aprovação de Garanhões” que acontece no domingo, 14, às 10h00.

Com momentos de confraternização e show musical, o Festival do Cavalo Lusitano de Tatuí tem promoção conjunta da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL) e da Coudelaria do Castanheiro.

**

PROGRAMAÇÃO – FESTIVAL DO CAVALO LUSITANO DE TATUÍ

Sexta-feira (12/12)
14H00 – Prova de Ensino – IV Etapa do Campeonato Brasileiro Abpsl De Equitação De Trabalho (Picadeiro Coberto)
18h00 – Prova de Maneabilidade - IV Etapa do Campeonato Brasileiro ABPSL de Equitação de Trabalho (Pista Grand Prix)
20h30 – Apresentação de Horse Ball (Pista Central)

Sábado (13/12)
09H00 – prova de Adestramento – IV Etapa do Ranking ABPSL (Pista de Adestramento)
A partir das 10h00 – Apresentação de Atrelagem (Pista de Adestramento)
14h00 – Concurso de Morfologia - Modelo e Andamentos para machos e fêmeas – IV Etapa do Ranking de Morfologia (Pista Grand Prix)
20h00 – Prova de Velocidade - IV Etapa do Campeonato Brasileiro ABPSL de Equitação de Trabalho. A seguir, sorteio do carro 0km entre os competidores (Pista Central)
- A seguir, confraternização com rodada de pizza. Oferecimento: Coudelaria do Castanheiro (Espaço Gourmet)

Domingo (14/12)
09H00 – Prova de Adestramento – IV Etapa do Ranking ABPSL (Pista de Adestramento)
10h00 – Aprovação de Garanhões (Picadeiro Coberto)
11h00 – Prova de Salto (Pista Grand Prix)
12h00 – Grandes Campeonatos de Morfologia (Picadeiro Coberto)
- A seguir – Cerimônia de premiação

Nenhum comentário:

Postar um comentário