sábado, 6 de dezembro de 2014

A melhoria da qualidade urbana nas cidades é tema de encontro técnico em Piracicaba

A gestão adequada dos resíduos sólidos e uma arborização urbana eficiente são dois dos grandes desafios que se apresentam aos administradores públicos nos dias atuais. Por isso, foram os temas escolhidos para o Encontro Técnico sobre Qualidade Ambiental Urbana, a realizar-se no próximo dia 11 de dezembro (quinta-feira) no Espaço Propark, em Piracicaba.

O evento, direcionado especialmente dirigentes municipais, contará com a participação de pesquisadores e de professores doutores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, bem como de profissionais experientes, que farão palestras sobre suas especialidades.

No período da manhã (das 8h às 12h), o assunto será a gestão dos resíduos sólidos, expondo-se as diretrizes para a elaboração do plano de gerenciamento, o diagnóstico ambiental a ser realizado, a importância da mobilização comunitária e da educação ambiental, apresentando-se cases bem-sucedidos desse importante política pública.

Convém lembrar que, com a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, em 2010, todos os municípios brasileiros precisam elaborar e validar junto à população os seus Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), cujo prazo estipulado pela legislação expirou em 1º de agosto último. 

No período vespertino (das 13h às 18h), serão discutidos no Encontro Técnico sobre a Qualidade Ambiental aspectos da arborização urbana, focando-se a necessidade do planejamento prévio para evitar problemas futuros com a utilização de espécies inadequadas, a legislação ambiental específica para o assunto, expondo-se as tecnologias mais modernas disponíveis aos administradores públicos para a sua implementação.

A importância da arborização nas ruas dos centros urbanos é bastante reconhecida, devido a seus múltiplos benefícios, como a redução da poeira e das ilhas de calor, além de oferecer sombra, valorizar a paisagem e, principalmente, de proporcionar sensação de bem-estar às pessoas.

Apesar dessas vantagens, muitas vezes, as árvores podem causar problemas sérios, como, por exemplo, apresentar risco de queda e tornarem-se verdadeiras ameaças, pelos danos que podem causar às pessoas e ao patrimônio. Podem também ser obstáculos à mobilidade urbana e prejudicar a paisagem, quando recebem podas inadequadas. 

Segundo o coordenador do Encontro, o Prof. Dr. Marcelo Machado Leão, diretor da Propark Paisagismo e Ambiente Ltda., os participantes poderão escolher os temas de sua preferência, optando por participar das palestras realizadas no período da manhã ou somente à tarde. Ele acredita que, em face da relevância dos assuntos tratados para os administradores públicos, a maioria escolherá assistir a todas as palestras.

Serviço:
Encontro Técnico sobre Qualidade Ambiental
Data: 11-12-2014 (quinta-feira)
Horário: das 8h às 18h
Informações e inscrições: Fone (19) 34345622 e E-mail: cursos@propark.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário