quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Prefeitura de Tatuí e CDHU entregam casas com três dormitórios


A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a Prefeitura de Tatuí entregaram nesta terça-feira, 28 de dezembro, 144 casas em Tatuí, Região de Sorocaba. O evento aconteceu no próprio conjunto habitacional, localizado na Avenida Teófilo Andrade de Gama, s/nº, bairro do Tanquinho.

As casas têm três dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área construída de 55,87m². As moradias foram construídas conforme o novo padrão da CDHU. O pé-direito foi ampliado de 2,4 para 2,6 metros, as áreas molhadas já vêm com azulejos, todos os cômodos têm piso cerâmico e laje e muro divisório entre os lotes.

O Gerente Regional da CDHU em Sorocaba, Benedito Carlos Pereira Paschoal, informou que em breve serão instalados aquecedores solares nas unidades, mais uma melhoria do novo padrão de construção da CDHU. "O sistema representará uma economia de até 30% nas contas de energia elétrica", disse.

O conjunto habitacional foi edificado em parceria com o município de Tatuí. A Companhia repassou os recursos e supervisionou todas as etapas dos trabalhos. A prefeitura doou o terreno e administrou as obras, que foram executadas pelos futuros moradores, selecionados por meio de sorteio público. Esta é a primeira etapa da entrega do empreendimento, que terá um total de 300 casas. As 156 unidades restantes estão previstas para serem concluídas em março de 2011. A CDHU está investindo R$ 12,6 milhões neste empreendimento.

O prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo ressaltou o empenho da CDHU em acelerar a conclusão das obras com todas as melhorias do novo padrão.

"Os moradores estão recebendo uma casa com loteamento aprovado. Cada imóvel com sua matrícula registrada no cartório; a documentação está perfeitamente em ordem", disse o prefeito.

Gonzaga ainda ressaltou que em breve a região terá uma nova unidade de saúde, cuja construção já está sendo licitada pela Prefeitura de Tatuí. O prefeito ainda destacou que tratativas estão sendo realizadas para que o bairro conte também, brevemente, com uma creche.

Os beneficiados terão prazo de até 25 anos para quitar o financiamento. As prestações serão subsidiadas pelo Governo do Estado e calculadas de acordo com a renda familiar. Quem ganha até três salários vai desembolsar 15% dos rendimentos. Em Tatuí, todas as famílias que receberão as chaves dos imóveis estão nessa faixa. O valor da menor prestação é de R$ 76,50. É o caso de Maria Paulina Paes Lopes, 49 anos, dona de casa, que antes morava em casa de amigos. "É muita felicidade receber as chaves da minha casa nova, depois de ter participado no mutirão e trabalhado bastante", disse.

Na solenidade de entrega das chaves esteve presente o deputado estadual Samuel Moreira (PSDB), vereadores e secretários municipais.

Novo padrão - As mudanças adotadas por meio do novo padrão construtivo 
são resultado do aperfeiçoamento das técnicas de construção desenvolvidas pela atual gestão da CDHU. Uma pesquisa realizada pelo IBOPE, em 2007, sobre as expectativas da população de baixa renda em relação à moradia, apontou a inclusão do terceiro dormitório como um item prioritário para a satisfação dos moradores, além de trazer uma série de benefícios para a qualidade de vida como, por exemplo, a diminuição do índice de morbidade (capacidade de produzir doenças) gerada pela aglomeração de pessoas, e a redução da defasagem escolar, uma vez que as crianças terão mais espaço e conforto para estudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário